Prólogo

209 20 11
                                    

"Somos feitos de carne, mas temos de viver como se fôssemos de ferro."

(Sigmund Freud)

***


Por muito tempo, pensei que me preocupar com sentimentos era perda de tempo. Dentro de mim, queria acreditar mesmo naquilo, era mais simples daquela forma. No entanto, foi só quando não pude mais controlá-los, quando eles resolveram tomar conta de mim que fui perceber: É impossível viver sem eles. Impossível isolá-los como se fossem um animal selvagem, porque fazem parte de nós. Fazem parte de quem somos, mesmo que, muitas vezes, também sejam responsáveis por nos detonar por dentro. 

E o que eles são, afinal? O que são esses sentimentos e por que tomam todo esse espaço no nosso dia a dia?

Vou te dizer. Sentimentos não são apenas sentimentos. São ações, gestos, expressões...

O amor, por exemplo, talvez seja o mais complexo deles. Não é algo que palavras bonitas possam descrever. Sem ações, gestos e expressões, ele é, tão somente, nada. Só pode ser construído por todos esses movimentos e reações. O amor se revela de diversas formas, inclusive pelo silêncio. 

Cala-se muito mais quando se ama. Sabia? Esse mesmo silêncio que, às vezes, tortura nossa alma e nos faz achar que nada vai mudar, também pode ser responsável por amenizar o sofrimento. Leva-se um tempo para digerir alguns acontecimentos, outros são indigeríveis, inexplicáveis. Principalmente quando são feitos por quem diz te amar.

Muita gente usa essa palavra, né? Amor. Alguns momentos não conseguimos entender se o que sentimos é realmente amor. É tão confuso quanto a vida. Quanto viver. Por isso, muitas vezes, é mais cômodo desistir. Desistir pode parecer atrativo, fácil e silencioso. Exige mais pensamento do que ação, o que facilita. Porém, a dor interior que isso causa sempre irá refletir em qualquer outra coisa que fizer. É incrível como todos os sentimentos estão interligados dentro da gente. Já quando se insiste em algo, é trabalhoso, cansativo, esgotante. E nunca teremos certeza de que seremos recompensados no final, mas saberemos que fizemos o possível. 

Todavia, apesar da dor, do silêncio, do sofrimento e de todo esse limbo de frustrações, de uma coisa eu sei: de todos os sentimentos, o amor jamais será um qualquer.

O outro lado da memóriaOnde histórias criam vida. Descubra agora