Dizem que o passado devemos esquecer, deixar para trás morto e enterrado. Dizem que lembranças ruins só servem para nos fazer sofrer e por isso temos mais é que esquecer. Dizem que se passado fosse bom, não seria passado e sim presente.
Realmente, não podemos viver de passado, pois a vida sempre segue seu curso e se não quisermos ficar para trás temos de seguir e olhar para frente.
Porém, o passado só deixará de ser presente em nossas vidas, quando aprendermos a não cometer mais os mesmos erros. O passado só deixará de ser presente, quando aprendermos a não transferir a nossa dor de hoje para o amanhã. Passado não se esquece, apenas deixa de ser presente.
Na vida, quando sofremos alguma decepção, geralmente não temos paciência para esperar nossas feridas cicatrizarem, damos um jeito colocando uma atadura e mesmo sangrando continuamos seguindo. A única coisa que queremos é sentir a nossa dor passar, dor que às vezes é quase insuportável. Não importa o remédio, queremos é nos livrar da dor que estamos sentindo no momento.
Sabemos que ainda não estamos preparados para dar um novo passo em nossas vidas, e mesmo assim, insistimos na caminhada tentando recomeçar novamente. E nessa luta desenfreada para ter um novo recomeço, fazemos questão de esquecer tudo o que fizemos e tudo o que nos aconteceu lá atrás. E quando parece que tudo está se encaminhando para a direção certa, as coisas começam a dar errado e de repente, nos vemos cometendo os mesmos erros novamente.
Nem sempre devemos esquecer as coisas que nos aconteceram, mesmo se forem coisas boas ou ruins, pois tudo o que nos acontece serve como lições para nossas vidas. Lembrar do passado nos torna mais preparados para o futuro. Se esquecermos nossos erros do passado, iremos comete-los novamente no presente. É por querermos enterrar nosso, que acabamos deixando de aprender lições futuras.
A cada dia que vivemos presenciamos algo novo e diferente, por isso é tão difícil acertarmos nossas vidas. Deixar o passado para trás é continuarmos seguindo em frente, não nos permitindo ficar abatidos com o que nos aconteceu. Na vida, toda dor é superável, e com o tempo nossas lembranças, já não são mais tão amargas, algumas nem nos causam mais dor.
Nosso passado define como queremos que seja o nosso futuro, é lembrando do passado que percebemos que somos melhores e mais fortes hoje do que fomos ontem.
Quando as mudanças acontecem e tudo começa a dar errado, parecendo não ter mais jeito, temos que nos dar um tempo. E não simplesmente esquecer tudo fingindo que nada aconteceu.
Chega um momento em nossas vidas que precisamos de um tempo para pensar e refletir em nossas escolhas e decisões; precisamos pensar no que queremos para nós mesmos. Temos que ter um encontro com nosso verdadeiro eu para sabermos o que realmente queremos para nossas vidas. Devemos sempre nos lembrar de tudo o que fizemos e tudo o que passamos para chegar até aqui.
Nossas lembranças por mais dolorosas que sejam, servem para nos mostrar que ainda estamos vivos e que agora, sabemos pelo que queremos lutar. Através de nossas lembranças percebemos que nem tudo na vida acontece do jeito que queremos, ou que achamos que deveria acontecer. Mas principalmente, é com as lembranças de nosso passado, que aprendemos que sempre há tempo para vivermos uma nova vida, e que agora, podemos mudar fazendo tudo diferente.
É com as lembranças de nosso passado que percebemos que a vida está nos dando uma segunda chance. Porém cabe a nós traçarmos metas para construirmos nosso futuro e passar adiante todas as lições boas e ruins que aprendemos com os erros do nosso passado.
Lembrar-se do passado é importante, pois é se lembrando dele, que encontramos forças para lutarmos por nosso futuro.
VOCÊ ESTÁ LENDO
A vida é como um labirinto
No FicciónMensagens que trazem palavras de amor, esperança, otimismo, motivação e fé. Para toda e qualquer situação haverá sempre uma saída, sendo a vida o bem mais precioso que possuímos, logo nossa maior luta é pela sobrevivência. Lutar ou desistir, o poder...