Dois

14 1 0
                                    

Desci do Uber com pressa, faltavam 5 minutos para a entrevista revisando mentalmente todas as respostas das perguntas que poderiam ser feitas. Mergulhada em meus pensamentos vou atravessando a faixa de pedestres em frente ao enorme prédio espelhado que diz COLTTO ADVOCACIA. E antes que eu pudesse me afastar um rapaz passa correndo de bicicleta esbarrando em mim.

- HEEY GATA! OLHA ONDE ANDA!!!

-Droga!

Eu caio no chão igual uma jaca, levanto com pressa recolhendo as minhas coisas e com vergonha por estar tão distraída. Vou limpando minha calça e segurando o blazer no braço. A porta do prédio se abre automaticamente enquanto eu caminho até a recepção onde duas moças loiríssimas vestidas de ternos elegantes e cinzas me olham de cima a baixo.

-- Hum... – pigarreio- Boa tarde! Eu vim para a entrevista.

- Qual o seu nome? – Disse uma delas.

- Marissol Mendonça.

- Certo, preencha esta ficha e aguarde ali. – Disse apontando para os bancos de couro perfeitamente colocados junto a uma parede revestida com pedras e um centro de vidro com algumas revistas.

- Ok. Obrigada!

Me sento e o couro marrom é macio e confortável, vou preenchendo, nome, endereço, idade, telefone, leio as regras da empresa.

Há um grupo de pessoas saindo do elevador, três homens muito bem vestidos e com pastas, e uma mulher elegantíssima e sorridente com rosto de vencedora, pelo visto conseguiu ganhar algum processo. Um deles era branco e alto, o outro era oriental e o ultimo era bonito demais e até convencido demais só de olhar, e era o suficiente para eu perceber que estava quase encarando ele, seus olhos verdes e sua pele morena talvez latina, mas muito bem cuidada, usava até abotoaduras, revirei os olhos e desviei o olhar, tive medo de que ele percebesse que o olhei.

Do outro lado, próximo a porta havia uma senhora muito simples, de aparência humilde indo até a recepção e sendo ignorada pelas recepcionistas que fingiam que ela não existia, ela falou mais alto e ninguém respondeu. Isso foi o suficiente para eu levantar e ir até a recepção. Ninguém deve ser destratado ou ignorado independente da condição financeira. Levante com o impulso e olhei no crachá da loira da direita que falava no telefone como se estivesse em casa, Emill.

- Michelle pode por gentileza atender a esta senhora? Fazem alguns minutos que ela está tentando e ninguém responde.

- Oh minha querida, obrigada! Não precisava se incomodar- disse a senhorinha.

Emill respondeu então:

- Esses pobres burros têm que ser atendidos a hora que der, não são prioridade.

Eu fiquei vermelha de raiva e quase fiz um escândalo, mas não posso arriscar então respirei fundo e disse:

- Você sabia que o que está fazendo é injuria. No artigo 140 do Código Penal dispõe que: Injuriar alguém, ofendendo-lhe a dignidade ou decoro, causa prisão? Injuriar alguém, ofendendo-lhe a dignidade ou o decoro:

Pena - detenção, de um a seis meses, ou multa.

§ 1º - O juiz pode deixar de aplicar a pena:

I - Quando o ofendido, de forma reprovável, provocou diretamente a injúria

Então seja educada e atenda a senhora.

Eu não percebi que estava falando alto, mas a Emill sorriu debochada por que todos estavam me olhando, mas seu sorriso sumiu quando uma senhora também alta e loira, porém mais velha apareceu do meu lado. A cor lhe faltou e ela começou a atender a senhorinha bem rápido. As pessoas que me observavam voltaram as suas funções e o rapaz que eu encarei ria quando passei os olhos ao redor.

- Marissol? – Disse a loira alta, que tinha cara de dar medo em qualquer um

- Sim, eu respondi amedrontada.

Estraguei tudo meu Deus.

- Eu sou Magda, você pode me acompanhar?

- Sim senhora.

Caminhei silenciosamente enquanto ela me explicava que é a chefe de departamento e que trabalha a 15 anos mais ou menos ali.

- É muito comum ter funcionários como e Emill que só se importam com quanto os clientes podem pagar e não em resolver os problemas de verdade. A politica da Coltto Advocacia diz que precisamos nos importar com as pessoas mesmo que elas pareçam não oferecer nada em troca, assim o trabalho é mais humano e ao mesmo tempo de maneira mais imparcial e você demonstrou isso muito bem Marissol, mas cuidado, a sua imagem é importante também.

- Me desculpe senhora Magda, eu não resisti, não gosto que tratem as pessoas de diferente devido as condições.

- Certo, agora sente, vamos terminar a sua entrevista.

Eu sentei e perguntei em dúvida.

- Terminar? Mas nem nos falamos praticamente.

- Eu sei, querida, mas você já passou na primeira parte, você demonstrou não ter medo de se posicionar, não se importar com o dinheiro das pessoas, mas em resolver problemas, além, disso estamos com pressa para contratar uma assistente. – Fiquei muda no mesmo instante me sentindo em uma novela mexicana, quando que eu ia saber que isso era um teste.


- Você pode começar na segunda, as 9:00 horas ok. Não se atrase. Esse é o regulamento da empresa e as políticas. Quero que leve um caso para começar a ler. Seja bem vinda e boa sorte.

A senhora Magda me dizia enquanto eu caminhava em direção a porta de saída e para a alegria da minha deusa interior, vejo o homem de mais cedo saindo de seu carro, um SW4 preto lindo, ele parou olhando em minha direção ele pareceu me ver por dentro, mas acho que me enganei, quando que um homem assim me olharia e por que eu estava preocupada com isso? e Magda sorriu docemente, com um carinho protetor, ele caminhou em nossa direção e eu não conseguia ficar olhando então olhei para meu celular, eu estava invisível.

- Magda!

- Olá, Elioth – ela respondeu com um aceno. E eu saí em direção a Mixer que não ficava longe dali, ao mesmo tempo fiquei com a imagem de como ele me olhou, e refiz mais uma vez a cena, e outra até me distrair com meus amigos.

Chloé vem dançando na minha direção junto com Thomas, a Mixer era a balada mais famosa da cidade. Cheia de jovens e gente que eu não tenho haver, mas a minha amiga bêbada adora. Então fazer o que né?! só hoje, eu repeti pra velhinha interior que habita dentro de mim. Vamos nos divertir

- E aí, conseguiu? – Chloé perguntou.

- Sim consegui!! Respondi igual uma criança que ganha um prêmio.

- Então vamos comemorar!! Bebidas por minha conta, e não diga que não vai beber.

- Como você sabia?

- Eu te conheço Sol, você nunca bebe.

- Thomas me defende!! - eu disse rindo.

- Amanhã é sábado, vamos aproveitar - eles fizeram biquinho e eu não tinha mais argumentos.

SOL NEGROOnde histórias criam vida. Descubra agora