IV | "Tudo isto é Fado"

72 14 42
                                    

Nos dias que se seguiram, Adriana acompanhou o avô até à oficina, inventando mil e uma desculpas credíveis no caso da sua ausência ser notada.

Na oficina, a jovem esforçava-se por ser útil. Contudo, não havia grande coisa em que ela pudesse ajudar, acabando por fazer companhia ao Guilherme, filho e aprendiz de António. Em tempos tinham sido amigos e brincado na rua enquanto o pai dele e o avô dela trabalhavam nas guitarras, mas deixaram de se ver por alguns anos, tanto por ela não frequentar a oficina como por ele estar ocupado com outras coisas. Agora, esta era a ocasião perfeita para reatar essa amizade há muito esquecida e, no que da Adriana dependesse, abrir caminho para uma relação mais íntima e séria.

 Agora, esta era a ocasião perfeita para reatar essa amizade há muito esquecida e, no que da Adriana dependesse, abrir caminho para uma relação mais íntima e séria

Ops! Esta imagem não segue nossas diretrizes de conteúdo. Para continuar a publicação, tente removê-la ou carregar outra.

Durante o tempo que Adriana esteve a ajudar o avô a preparar-se para o concerto, Concha ficou a dar apoio à avó.

Não havia nada que a jovem pudesse fazer pela septuagenária — excepto ajudar a escolher o guarda roupa — mas Constança queria que a avó soubesse que podia contar com ela para o que fosse necessário. Mesmo que ela não a deixasse assistir aos seus ensaios.

Amélia queria que as netas a ouvissem cantar no momento certo, no ambiente certo. Assim, Constança era posta fora de casa e só podia regressar mediante autorização da avó. 

Num desses dias em que se encontrava sozinha na rua depois de ter sido corrida de casa dos avós, Concha pegou no telemóvel e abriu a aplicação das mensagens.

O que é que fazes na próxima sexta feira à noite?

O namorado, Rodrigo, respondeu pouco depois.

Nada. Queres ir a algum lado?

A minha avó vai cantar uma última vez. Queres vir assistir?

Fado, não é?

Sim.

Constança sabia que aquele não era o seu estilo de música preferido e estava já preparada para uma resposta negativa.

Claro. Diz-me onde e a que horas e estou lá. 

Português que se preze tem de ir pelo menos a uma noite de fados na sua vida! 😜

Em resposta, ela bloqueou o telemóvel e olhou o céu acima da sua cabeça com um sorriso de felicidade estampado no rosto.

{361 palavras}

Memórias Ao Vento ✔Onde histórias criam vida. Descubra agora