Autora: Josyane Santos
User: Autora-JosyaneSantosPrimeiramente, qual seu nome?
Meu nome é Josyane, mas podem me chamar de Josy, Jojo, Jô, os apelidos são infinitos!!
Quando você percebeu o gosto pela leitura?
Começou bem cedo, aos cinco aninhos. Eu era chamada para ser a oradora das turmas e ler textos para formaturas e apresentações, mas isso no ramo escolar. Bem, nessa idade, eu gostava de ler uma pequena bíblia infantil que eu tinha, me envolvendo cada vez mais nas palavras, até que percebi que isso fazia parte de mim.
Teve algum livro ou autor que te motivou ou te inspirou?
Com certeza. Para mim, todo livro é inspiração, com cada um deles aprendo algo, nem que seja uma palavra nova. Mas foi com a trilogia de A resistência, de @cristi_sil que me motivei a escrever mais e mais, aprendendo novas palavras, o tipo de escrita. Ela me ajudou muito a alavancar essa vontade de escrever.
De onde veio a inspiração para sua história?
Nossos Caminhos é uma história que eu sinto que sempre esteve aqui comigo, e só precisava de um empurrãozinho para começar a florescer dentro de mim. A barreira de insegurança a impedia de se desenvolver e, por isso, demorei bastante tempo para continuar. A inspiração veio da minha história e de tudo o que eu aprendi com o passar dos anos, de situações que ouvi, vi e vivi.
Como é o seu processo de escrita?
Meu processo de escrita foi uma montanha russa, na verdade. Sempre gostei de criar histórias, dar vida aos personagens, mas como nunca senti que era boa o bastante, parei durante meses, desistindo de ideias que, na minha visão, não tinham futuro. E agora estou aqui, voltando a escrever com tudo o que tenho, e não pretendo parar!
Você tem alguma mania/algum ritual que segue quando está escrevendo?
Siiim!!! Eu relaxo o máximo possível, fecho os meus olhos e me preparo para entrar no mundo que estou criando ali, como se houvesse um portal prestes a ser aberto toda vez que eu decido escrever.
Tem algum personagem preferido? Se sim, por que ele/ela é seu/sua preferido/a?
Pergunta difícil essa!!!
Eu amo meus personagens, demais! Mas acho que, de todos eles, aquele que eu tenho uma ligação mais forte é o Liam, parte da personalidade lembra um pouco a minha, sem contar que foi a partir dele que a história começou. Tem como não amar?
Eu vejo coragem no Liam, mas o medo de conhecer a si próprio, vejo garra, vejo fúria, eu vejo determinação em querer viver de verdade.
Por que e quando começou a escrever?
Comecei a escrever livros aqui no Wattpad no início do ano passado. Por quê? Porque a escrita para mim é revigorante, e independente de quantas leituras eu consiga ou se um dia meu livro será publicado, a minha paixão pela escrita sempre estará aqui.
Tem algum personagem que você escreveu e não gosta?
Ainda não. Reprovo a ação de alguns deles, mas os conheço o suficiente para saber que todos eles possuem defeitos, passado, traumas, e que também possuem qualidades, mesmo que lá no fundo. Como eu disse, eu amo todos eles!
Gostaria de mandar um recado para seus leitores e para seus colegas escritores?
Para aqueles que já escrevem, não parem por nada!!! O mundo em que vivemos é só uma pequena porção do que cada um de nós pode criar em palavras. Não se deixem abater por insegurança, por medo, por críticas. O mundo precisa de pessoas como nós, que respiram a literatura, que incentivam a escrita, que sonham com os livros! Para aqueles que não escrevem ainda, se você tiver qualquer vontade, nem que seja mínima, de escrever algo, ESCREVA, crie, não pare por nada. Você acima de qualquer um tem que amar o que faz, independente do sucesso que irá fazer. Desejo sucesso para todos e principalmente amor. Um beijo e fiquem com Deus!
E aí, pessoal, foi bom conhecer nossa querida Josy, não foi? Estou super animada para ler Nossos Caminhos que tem muito da autora. O que acham de irmos ler a obra enquanto esperamos nossa próxima entrevista? ;)
VOCÊ ESTÁ LENDO
Tapete Vermelho ~ Entrevistas MDT
RandomSejam bem-vindes ao nosso livro de entrevistas! Aqui vocês encontrarão nosso bate-papo com alguns dos queridos autores do nosso projeto.