4. em continentes e carros, em todos os palcos e estrelas.

774 133 59
                                    

A resposta inesperada de Chaeyoung ao ter alunos é de alívio, seus temores de ser drenada por tanta interação social foram amplamente injustificados. Apesar das horas que o ensino tira de seu trabalho real, ela espera que as tardes na biblioteca e no loft, a ajudem a diminuir sua solidão. Seus alunos a tratam como as pessoas sempre a trataram, alheios à diminuição que ela pensa estar escondida sob seu comportamento autoconfiante, e por longos momentos isso a faz sentir que seu antigo eu está se levantando. Ela não tinha percebido que ser tão subjugada a uma parte de si mesma a separaria do seu verdadeiro eu. Ela está aliviada por encontrar a conexão novamente.

Suas alunas de arte são duas mulheres mais velhas, uma japonesa minúscula que veio para Seul, surpreendentemente, para treinar basquete, e a outra, uma executiva aposentada com 60 anos da Banana Republic. Ambas são alegres e atenciosas e parecem gostar das aulas. Ela garante que qualquer pessoa pode ser ensinada a desenhar se aprender algumas técnicas simples e logo se livrar da dúvida, desenhando inconscientemente.

A primeira sessão começa com uma lição de visão e ela volta a ela continuamente conforme elas progridem. Você deve ver para desenhar Chaeyoung diz a elas. Você deve realmente ver. Você deve treinar para identificar contorno, contorno cruzado, proporção, valor, ângulos, cor, sombreamento e espaço negativo. Essas são as qualidades que compõem nossa percepção visual. Nossos cérebros interpretam essas coisas sem pensamento consciente. Mas se você deseja desenhar, você deve aprender a reconhecer e separar essas características para que possa reproduzi-las.

Park as inicia em quatro formas comuns, cilindro, esfera, cubo e cone. Olhe com atenção, ela ensina. Qual é a proporção da altura com a largura? Onde está o objeto claro e onde está escuro? O que é curvo e o que é reto? Não há mistério, você deve apenas aprender a ver.

Enquanto elas praticam, a loira move a fonte de luz, ensinando-as a discernir como a aparência dos objetos se transforma conforme a luz muda. Eventualmente, elas podem desenhar as formas com confiança e realismo, não importa como sejam iluminadas. Em seguida, ela apresenta arranjos de flores simples e passa longos trechos agachada ao lado delas, ajudando-as a desconstruir cada composição, incentivando e corrigindo-as enquanto processam o que vem com tanta facilidade para ela.

O jarro é apenas um cilindro. As flores são pequenos cones. Você conhece essas formas. Você sabe como sombrear para torná-los dimensionais. Você pode desenhar o jarro de flores. Ela cola seus desenhos na parede para que elas possam ver uma progressão em suas habilidades. Chaeyoung as conduz a conceitos e composições cada vez mais complexos. Mas ela sempre volta ao fundamental. Você deve ver.

No início, elas não entendem as instruções de Park para trabalhar sem falar, suas inclinações naturais para conversar são sufocadas por seu pedido gentil de silêncio, mas durante a terceira lição ela explica o por quê.

— Os diferentes lados do cérebro desempenham funções diferentes.— Ela leva sua mão até sua na têmpora esquerda. — Em geral, o lado esquerdo do cérebro é o cérebro lógico. Este é o lado que realiza a análise, como seria usado para matemática e ciências. Funciona em série, usando números, letras e palavras.— Então ela move as mãos para a têmpora direita.

— O lado direito do cérebro é o lado intuitivo. Arte e consciência musical, criatividade e imaginação vêm deste lado. Este lado pensa em imagens e padrões.— Ela abaixa as mãos, mas continua a gesticular.

— Se você quer aprender a desenhar, você deve trabalhar o máximo que puder do lado direito. Quero que você libere sua confiança na análise consciente e se permita trabalhar intuitivamente com o que está aprendendo. Visto que a linguagem pertence ao lado esquerdo, se falarmos enquanto você desenha, estamos encorajando você a trabalhar com o lado esquerdo do cérebro. Eventualmente, talvez, você seja capaz de permanecer no lado direito do cérebro e processar a linguagem. Mas você não pode agora.— Ela sorri. — Certo?

SupercutOnde histórias criam vida. Descubra agora