*Propriedades Gerais das Varinhas*
Em quase todos os casos documentados, a varinha escolhe o bruxo. Isso se dá ao fato da personalidade única de cada varinha, que deve se adequar com a do bruxo, porque um bruxo não será capaz de fazer magia se as personalidades dele e de sua varinha sejam conflitantes, e a magia do bruxo será mais fraca do que sua própria varinha.
Ao tentar varinhas diferentes, um bruxo pode causar algum dano quando ele encontra uma varinha que não é adequada para ele.
Desafortunadamente, essa é a única maneira de encontrar uma varinha que se adeque a um bruxo ou bruxa, embora o Sr. Olivaras não se importe muito com isso.
Como números também têm propriedades mágicas, é também possível que o comprimento de uma varinha tenha algum significado simbólico relacionado aos seus donos, como seus núcleos.Exemplos de dano causado por varinhas "desarmonizadas" puderam ser vistos em 1991, quando caixas de varinhas saíram das prateleiras e bateram nas paredes e quando uma jarra de vidro foi explodida como resultado por Harry Potter ter usado as varinhas erradas. Ele tentou várias varinhas até finalmente achar a varinha que o escolheu. Aparentemente, uma sensação quente é sentida quando o bruxo ou bruxa põe as mãos na varinha correta, e algumas vezes a varinha emite algumas faíscas ou qualquer tipo similar de magia.
Varinhas são capazes de mudar de dono. Quando o dono de uma varinha é desarmado, estuporado, ou morto, a varinha pode aceitar o atacante de seu dono antigo como seu novo dono. Isso é majoritariamente observado na Varinha das Varinhas, que, de acordo com Alvo Dumbledore, apenas respeita o poder. A Varinha das Varinhas pode transferir sua possessão mesmo que seu mestre não a possua no momento.
É desconhecido se outras varinhas compartilham essa característica, apesar de acreditar-se que não.A maioria das varinhas têm uma afinidade com seus mestres que não é facilmente quebradas. Mas na maioria das vezes essa afinidade é rompida; se for, o bruxo ou bruxa derrotado deveria comprar uma varinha nova ao invés de continuar usando-a, pois ela não mais será tão poderosa quanto antes, embora isso seja difícil de acontecer.
Porém, varinhas que sejam tomadas em circunstâncias de natureza competitiva ou amigável, ou são roubadas sem o seu antigo mestre ser atacado, não mudará sua fidelidade.
Varinhas podem ser quebradas com feitiços ou dano físico. Varinhas nessas condições terão suas habilidades mágicas reduzidas. Mesmo quando reparadas, a magia da varinha pode não se acostumar e a varinha terá chances de quebrar de novo enquanto estiver fazendo magia.
A Varinha das Varinhas é capaz de reparar completamente varinhas quebradas, embora essa habilidade possa ser perdida caso seu dono atual (Harry Potter) morra sem ser derrotado, e grande parte do poder da varinha desaparecerá.
Varinhas são quase conscientes, significando que embora não possam se comunicar ou pensar como um humano, elas agem de acordo com sua própria vontade. Isso explica como elas escolhem o bruxo/bruxa, e também explica porque a varinha de Harry foi capaz de agir por si só contra Voldemort.
Varinhas podem algumas vezes mostrar partes de suas personalidades, como timidez (relutância de sair da caixa)
VOCÊ ESTÁ LENDO
Varinhologia Para Iniciantes
FanfictionUm pouco sobre a matéria Varinhologia. Prazer, Anne, Professora de Varinhologia em diversos RPGs, aqui você aprenderá um pouco sobre Varinhologia! :) Capa e Banner Por: @nahywwer do projeto @rainbowproject_rb