Quando Varys chamou Rhaegar e Lyanna em privado, nenhum dos dois esperava que o eunuco fosse lhes dar uma notícia inesperada sobre o que acontecia em Dorne.
–Vossa Graça, a princesa Elia espera mais um filho. Foi confirmado.
Choque. Incredulidade. Indignação da parte dela.
–E tem mais, meu rei e minha rainha. O meistre trazido pelo imperador moraqhi disse a Elia que foi envenenada por anos. Que o corpo dela apenas precisa expelir o veneno para ter uma gravidez tranquila. Além de outros fatos e descobertas interessantes sobre gravidez e parto que não vou repetir aqui por que é longo.
Nenhum de ambos falou nada.
O que dizer um ao outro? O que está feito, feito está. Não podiam voltar atrás.
Lyanna só queria ficar quieta e em paz em algum lugar segurando seu filho.
Ela queria acreditar que por amor tudo tinha valido a pena. Que logo tudo poderia ser superado para viver em paz com Rhaegar.
Mas a distância que ela sentia de seu irmão e os momentos melancólicos do homem que escolheu como marido não podiam mais preencher o seu tempo.
Quando a noite chegava, ela chorava.
Ela pensava em Brandon, em Rickard, em quem morreu na batalha.
Mas queria se agarrar a esse casamento.
Foi o que restou afinal.
Mas quando fechou os olhos, e caiu no sono, descobriu que só estava começando os seus problemas.
Um grande represeiro estava diante dela.
Era a maior árvore que já vira.
De repente, três olhos se abriram.
–Como você ousou nos insultar, Lyanna da Casa Stark? -perguntou a árvore, com uma voz profunda e antiga.
–Como?
–De que adianta dizer que é nossa serva se suas ações nos ofendem?
Lyanna percebeu que estava diante dos deuses antigos, que eles a repreendiam e sentiu raiva. Como poderia estar recebendo uma bronca? Ela não é uma criança.
–Sabemos que você não é criança. Você não ofendeu a nós por inocência ou ignorância, o que seria perdoável. Você pecou contra nós como uma adulta, com seu sexo e seu útero, e o fez sabendo que era errado!
–Eu só queria ter meu destino em minhas próprias mãos!
–E agora você o tem. Não ore mais para as árvores de represeiro, Lyanna que era da casa Starķ. Você está sozinha. Nunca mais terá nossas bênçãos. Suas preces serão para o vento. Você nos despreza, nós te desprezamos de volta.
–Eu apenas não queria casar com Robert! Eu... Eu amo o Rhaegar!
–Ele não era seu para que o tomasse. Ele era marido de uma mulher viva. Seu casamento era legítimo em todos os sentidos.
–Mas Aegon tinha duas esposas!
–E ele casou com elas diante de nós? Não, foi diante dos deuses de Valíria! Que temos nós a ver com o casamento deles? O que nos importa os seguidores de outros deuses? Nós cuidamos do que é nosso, não do que é dos outros! E você, nossa seguidora, você é problema nosso. Não Rhaegar, não o Conquistador. Você! Você sabia, Lyanna, que Elia era a sua esposa verdadeira. Você sabia que apenas se ela se tornasse septã ou uma Irmã Silenciosa poderia anular a sua união com Rhaegar enquanto ela estava viva, o tornando livre para você. Mas aceitou participar de uma farsa, anulou um casamento que não podia ser anulado, e o pior, fez uma cerimônia bem na nossa frente, como se fôssemos abençoar a perfídia que estavam fazendo! Tire sua cabeça das nuvens. Você não é uma criancinha que não sabe o que faz. Foi errado, e você sabe! Não finja que estava certa quando no fundo nem você se perdoa!
Lágrimas corriam pela sua face.
–Eu só queria ser livre. Eu não queria me casar com Robert e viver uma vida infeliz.
–Ah, sim. -disse o represeiro com ironia- Que tal dar uma olhada no quanto sua vida seria infeliz?
O galho da árvore apontou para o lado.
Era uma cerimônia de casamento.
Lyanna engasgou, ao ver a cena. Um suor corria pela sua espinha.
Era ela e Robert!
Quando a cerimônia acabou, ele a puxou para um lado, querendo conversar.
–Lyanna, Ned conversou bastante comigo e eu entendo seus receios em relação a mim. Eu sou um homem cheio de defeitos, nem posso começar a dizer quantos. Mas eu juro que também tenho minhas qualidades. Quando eu amo, eu amo de verdade, eu amo para o resto de minha vida. E eu quero ser um bom marido para você. Eu prometi a Ned que seria.
–Eu quero acreditar Robert, mas esse seu comportamento beberrão e escandaloso me desanima um pouco em relação a você. Eu não quero ser motivo de chacota pelos Sete Reinos por que você não sabe se controlar.
–Eu prometo que vou merecer ser seu marido Lyanna. Eu darei tudo de mim para te fazer feliz.
–Eu acreditei vendo. Me surpreenda.
Ele deu seu sorriso mais belo e brilhante para ela.
A cena mudou. De alguma forma Lyanna sabia que o lugar era as Terras Da Tempestade.
Robert cubria seus olhos e a levava até a sua surpresa.
Quando ele tirou as mãos, ela ficou muito surpresa é espantada com o que viu.
Quatro grandes represeiros a sua frente.
–Você plantou isso para mim?
–Sim. Ned me deu as sementes quando ficamos noivo, para que você tivesse ao menos um pequeno pedaço do Norte no seu novo lar.
Ele assoviou e homens traziam dois lindos cavalos delgados, com crinas longas e trançadas.
–Mas são lindos! -ela falou maravilhada.
–São corcéis de areia. Comprei de Dorne. Um cavalo para mim, uma égua para você. Ned sempre me disse o quanto ama cavalgar e eu sei que eles são bem rápidos.
Eles subiram nos cavalos, animados.
–Por que está fazendo tanto por mim?
–Seu irmão me disse que para te merecer eu deveria deixar que fosse você mesma e fazer o que ama. Para não tentar te transformar no que não é. Eu estou seguindo o conselho dele. Sei que ama cavalgar, e quero que sinta o quanto valorizo quem você é. Se você não gostar de algo, basta dizer.
Ela sorriu para Robert.
–Continue assim e acho que vou te amar, Baratheon.
Ele riu.
–Vamos minha esposa. Quero competir com você, vamos ver quem chega em casa primeiro?
–Coma minha poeira, Robert.
E os dois esporearam seus cavalos, indo a toda velocidade.
A cena mudou mais uma vez.
Era Rhaegar conversando com Robert.
–Você quer casar a minha Arya com o seu filho?
–Sim. A aliança seria muito benéfica. Sua filha Argella já está prometida ao sobrinho neto de Jon Arryn que vai herdar o Vale, sua esposa é irmã do Lord do Norte, que por sua vez pode trazer as Terras Fluviais com eles. Não vejo candidata melhor.
–E a filha de Lancel e Cersei Lannister?
–Myrcella Lannister pode ter um belo dote, mas não tem suas conexões. Além de sua filha ser rainha, ofereço a seu filho Orys o posto de meu escudeiro, o que acha?
A cena mudou e ela viu a menina que devia ser sua filha se casando. Era idêntica a ela, a diferença eram os olhos, grande e azuis.
A menina sorria para Aegon.
–Viva ao príncipe herdeiro e sua esposa!
–Viva!
–A Aegon e Arya!
A felicidade era grande. Para o seu choque, Rhaegar e Robert deram um abraço, e tapinhas nas costas um do outro.
Sua versão mais velha fez piadas sobre isso com Robert, que riu da fala da esposa.
A cena mudou mais uma vez.
Robert estava já velho, e ela também, e ele estava em convalescença numa cama.
Estavam cercados pelos filhos e netos.
–Eu te amo Lyanna. Amo todos vocês.
E então ele tombou a cabeça, morrendo.
–Realmente, que vida desgraçada, triste e miserável te aguardava. Pobre Lyanna, que tinha um noivo jovem, lindo e rico que estava apaixonado por você, que vida cruel!
A imagem sumiu.
–Não é irônico que ele morreu te amando e acreditando que você era a melhor de todas as mulheres?
A árvore represeiro olhou para ela com a expressão extremamente severa.
–Hoje retiramos qualquer benção. Você está por conta própria, Lyanna que era da casa dos Starks. Você quis seu destino em suas mãos e ninguém vai tirar isso de você, nem mesmo nós. Assim seja. Boa sorte com o que vai colher.
E então ela acordou.
VOCÊ ESTÁ LENDO
Sunlight
FantasyElia Martell, a Fraca. Ela Martell, a Traída. Elia Martell, a Repudiada. Elia Martell, a Rainha Que Nunca Foi. Sempre vista como frágil e incapaz. Como a vítima. Nunca vista além de sua aparência e das ações de seu marido. Até agora. O mundo irá se...