Cheguei no canavial com meu sangue fervendo, embora me sentindo também aliviado. Como se um peso tivesse saído de cima dos meus ombros.
Finalmente, Francisca, tinha conseguido me fazer enxergar o que estava diante dos meus olhos faz tempo e eu preferi ignorar.
O que havia entre nós já tinha acabado há muito, e o que tínhamos já não era mais casamento, e sim um tormento.Miro se aproximou e vendo minha expressão, ficou claro que ele sabia que o dia não era bom para mim.
— Precisa de algo, chefe?
— Apenas que me deixem sozinho no escritório hoje.
— Está certo. — respondeu rápido antes que eu adentrasse no escritório.
Comecei por verificar todo o correio e conferir todos os pagamentos dos meus homens. Mantive minha mente ocupada com o trabalho, para evitar de pensar sobre o que iria acontecer assim que voltasse para casa. Eu estava decidido, mesmo que essa não fosse a vontade de Francisca, que ao contrário do que eu imaginei, pareceu assustada com a ideia da separação.
Quando a hora do almoço chegou, sabendo que provavelmente Sofia não viria, dado o ambiente pesado que deveria estar em casa, peguei no resto do café frio que havia e o tomei. Odiando o seu gosto gelado e comi um dos pães do dia anterior que tinham restado.
Meu telefone tocou e o peguei para ler a mensagem recebida.
" Pai, fiquei sabendo do que houve essa manhã. Espero que você esteja bem, e saiba que apoio qualquer decisão que tomar. Só quero que seja feliz. Te amo. Beijo. "
Meus olhos se umedeceram lendo a mensagem de Sofia. Minha menina tinha entendido até mesmo antes de mim, que o que eu e sua mãe vivemos já não é saudável para ninguém lá em casa.
Tava na hora de dar um ponto final nessa história, antes que tudo o que tivesse existido de bom nesse casamento que durou mais de 20 anos, simplesmente fosse apagado por tudo de ruim que vinha acontecendo ultimamente.
" Estou bem, filha. Não precisa ficar preocupada comigo. Te amo também. "
No final da tarde, já o sol se punha quando Miro entrou no escritório perguntando se precisava de algo. O dispensei agradecendo, tomando também meu caminho para casa. A noite seria difícil.
***
Caminhei sem pressa pela casa, não me cruzando com ninguém pelos cômodos. Abri a porta do quarto encontrando Francisca sentada na cama, claramente me esperando.
— Devolvi o dinheiro à sua conta. Pode confirmar se quiser. — falou baixo assim que entrei.
— Não é necessário. — Respondi, procurando uma roupa limpa no armário para me trocar.
— Está mais calmo? Você estava completamente alterado essa manhã, para ter dito o que disse. E por essa razão eu vou relevar.
— Estava alterado sim. Mas nada do que disse foi impensado. Nosso casamento acabou. — a fitei.
— Faz quase 25 anos que estamos casados e você decide que acabou, sem mais nem menos. Por causa de uma discussão?
— Acha mesmo que é só pela discussão de hoje?
— Eu não sei. Você ficou tão bravo pelo dinheiro.
VOCÊ ESTÁ LENDO
Zuri ( 3/1/ 22 data de retirada ) Corre que ainda dá tempo! 🏃♀️💨
RomansaNos dias atuais Mauro é considerado um dos maiores empresários da agroindústria canavieira no Brasil. Só que por trás de suas conquistas, houveram anos de muito trabalho árduo, suor e sofrimento, tendo ele sido um cortador de cana na sua juventude...