Eu parei de menstruar logo no início, com apenas 39kg e exercícios exacerbados, meu organismo não respondeu bem, na verdade ele deu todos os sinais de que estava cada vez pior.
Primeiro, fiquei hipoglicémica, com a taxa de glicemia tangenciando a diabetes, tão pequena quanto meu corpo franzino. A posteriori tive a amenorreia, que perdurou 1 ano e 3 meses no meu ser. Mais tarde, minhas ínguas incharam, meu corpo me advertindo pelas práticas que eu estava fazendo.
Nem preciso ressaltar aqui sobre minha pele seca, meu cabelo caindo e minhas unhas finas como papéis. Meu olhar era de desistência e meu rosto ilustrava notoriedade de ajuda.
Eu tive em uma médica nesse interim em que eu estava mal, e tampouco menstruava, eu disse "Sou anoréxica, estou com amenorreia há 1 ano, busco melhorar, mas mantendo meu peso entre 37 a 40kg", ela teve uma ação reacionária e ficou estupefata com minha patologia, ela gritou comigo no consultório, disse-me coisas difíceis de engolir, disse-me que isso não era tratamento e que eu estava extremamente doente e eu, inocente que acreditava poder estar bem com o peso de uma criança de oito anos de idade, fechei minha face para ela, franzi meu cenho e simplesmente pus-me a chorar lágrimas impulsivas que não queriam parar, pranto de raiva e negação, eu não queria acreditar nela. Ela estava errada. O que me importa ela ser médica? Eu sei que meu metabolismo funciona bem em extrema subnutrição, até porque que males eu tinha? Amenorreia, cansaço, perda do foco, fraqueza, fome, hipoglicemia, risco de osteoporose e expectativa de vida baixa? Simplesmente não enxergava nenhuma mazela, qual o problema de sentar-se numa cadeira e sair sangue do atrito das suas costas com o assento? Eu me fiz cega, para tudo e para todos. Apenas tinha olhos para a magreza.
Face tão familiar, traços confortantes, todas as vezes que me deixou sangrar foram tão agonizantes. Tateou meu coração, roubou-me o sorriso, afim de que eu tivesse alguma recuperação, mas estou indiviso. Sonhei todos as noites pelo dia que me levaria embora, e amor, agora, pessoalmente ficarei preso na quentura afora.
VOCÊ ESTÁ LENDO
Coroa de Ossos
Non-FictionCoroa de Ossos é um relato da minha luta contra a anorexia nervosa desde os meus 14 anos de idade, depois de cada capítulo tem um poema autoral sobre anorexia que eu escrevi na época em que eu passava por esses impasses. Essa versão está sem um capí...