DICA Nº8: DIÁLOGOS (PT. 02)

743 64 8
                                    

Olá, pequeno gafanhoto!
Hoje nós vamos falar sobre pontuação de diálogos.

Tá confuso em relação a pontuação no discurso direto? Então vem comigo que eu vou te ajudar nisso.

AVISO: pode acontecer de o Wattpad mudar o travessão para hífen, então, se você não estiver vendo travessões, peço perdão. Culpe o Wattpad.

O que é? Basicamente, a pontuação nos diálogos são regras que auxiliam a compreensão do que se é dito

Ops! Esta imagem não segue nossas diretrizes de conteúdo. Para continuar a publicação, tente removê-la ou carregar outra.

O que é? Basicamente, a pontuação nos diálogos são regras que auxiliam a compreensão do que se é dito. Serve para organizar e deixar o texto gramaticalmente correto.

No inglês, é comum vermos os autores usarem aspas para construir os diálogos ao invés do travessão. Sim, apesar de diferente, é permitido fazer isso. Ainda assim, é necessário entender as regras de pontuação para não cometer nenhum erro, certo?

Veja um exemplo de pontuação de diálogos:

— Olá, Fagner, você está escalado para reunião de amanhã — comunicou o reitor da universidade.

— Caramba! Vou estar em Londres lecionando — respondeu o professor. — Mas posso pedir que Dr. Geisa me substitua.

Percebeu que há palavras em negrito, não é? Esses são os verbos dicendi, aqueles que eu mencionei e deixei uma lista no capítulo anterior. Vamos usá-los bastante em nossos projetos, ok?

Me diga: você sabe por que depois do travessão a frase continuou sem ponto, com letra minúscula e só depois veio o ponto? Não? Então vou te explicar da forma mais simples: isso acontece porque o "comunicou" e o "respondeu" são verbos dicendi e estão dando continuidade para a frase. Eles não representam um final ou início, por isso começam com letras minúsculas e sem pontos antes do travessão. OBS.: os sinais de exclamação e interrogação aparecem em qualquer diálogo, mas se o que vier depois for um verbo dicendi, ele começará como sempre com letra minúscula.

Exemplo:

— Você vai? — perguntou. — Sairemos às seis.
— Você vai! — exclamou. — Sairemos às seis.

Percebeu? Mesmo com os sinais de exclamação e interrogação, o verbo dicendi continua minúsculo.

Veja outro exemplo da
pontuação com o verbo dicendi:

— Ela faleceu há dois dias — disse Júlia. — Estamos muito tristes com essa situação.

Depois de "dias", você percebe que não há pontos. Em seguida, vemos o travessão e o verbo dicendi "disse". Sempre será essa estrutura quando ele estiver presente, a não ser no caso já mencionado dos sinais de exclamação e interrogação. Depois desses sinais, a regra para os dicendi é igual: travessão, letra minúscula, ponto de continuação, travessão e continua o diálogo com letra maiúscula.

E quando não tem essa palhaçada de verbo dicendi? Como faz? Então, se ele não estiver presente, você deverá pontuar assim:

— Ela faleceu há dois dias. — Júlia deu de ombros. — Estamos muito tristes com essa situação.

Percebeu a diferença? Quando não há verbo dicendi, não há o que continuar, pois o que vemos após o travessão é uma ação diferente do que estava descrito no discurso direto (na fala). É uma nova sentença que traz uma nova informação. Entendeu? Se ainda não conseguiu compreender, vem comigo que eu ajudo!

Considere os verbos dicendi "disse" e "respondeu". Agora vamos ver um diálogo usando tanto a pontuação com verbos dicendi quanto a que não tem os verbos. Tá, eu sei que você está igual a Camilla de Lucas agora, mas se liga no exemplo que vai dar certo:

 Tá, eu sei que você está igual a Camilla de Lucas agora, mas se liga no exemplo que vai dar certo:

Ops! Esta imagem não segue nossas diretrizes de conteúdo. Para continuar a publicação, tente removê-la ou carregar outra.

COM VERBOS DICENDI

— Carla, você está silenciosa — disse. — O que houve?

— Não foi nada, Ana — respondeu a garota. — Uma tia minha está doente e eu fiquei meio mal. Só isso.

SEM VERBOS DICENDI

— Carla, você está silenciosa. — Ana caminhou até a amiga e repousou a mão em seu ombro. — O que houve?

— Não foi nada, Ana. — Carla voltou-se para Ana, mas evitou encará-la. — Uma tia minha está doente e eu fiquei meio mal. Só isso.

E aí? Agora ficou simples, né não?

Só mais uma coisa: não se prenda a norma culta na hora de escrever diálogos. É melhor que você use palavras que costumamos usar no dia a dia. Fica muito mais natural e crível, dependendo do contexto da sua história.


Até a próxima, pequenos gafanhotos!


Dicas Para Escritores | Volume 1Onde histórias criam vida. Descubra agora