Os raios de sol iluminavam o rosto de César, o acordando. Acima de sua cabeça, pareciam formar uma auréola, mas que nada tinha a ver com os seus planos para aquele dia. Arrumou-se com roupas pretas, comeu um pedaço de pão e saiu, enquanto todos estavam ocupados com outros assuntos. Ninguém que o visse na rua poderia adivinhar o seu destino ou a atitude pecaminosa que ele tomaria em seguida.
Entrou no covil de Micheletto, fechou a porta atrás de si e dirigiu-se até uma mesa, onde Giovanni Sforza se encontrava acorrentado. O assistente deixou todas as ferramentas que julgava importantes ao lado, e saiu de perto para que seu mestre iniciasse o trabalho.
— Eu não sabia que estava escrito que sangue se paga com sangue na Bíblia, cardinal. — Giovanni disse, com desprezo.
— Se paga, quando se trata da minha irmã. — César respondeu, sério e objetivo.
Estar na presença daquele verme, que alguns chamavam de homem, incomodava a sua alma no mais profundo grau. Olhar seu rosto e imaginar todas as barbaridades que tinha feito com sua irmã quase o deixava fora de controle. E, mesmo estando à beira da morte e tendo sido torturado pelo seu comparsa por semanas, aquele homem não demonstrava sequer um sinal de arrependimento.
— Tudo o que eu fiz, eu faria novamente. Foi ótimo vê-la se humilhando e implorando por piedade.
Ouvir tal coisa foi suficiente para que César perdesse as estribeiras, avançando sobre o seu inimigo e distribuindo socos violentos em seu rosto. Suas mãos se sujavam de sangue, mas o homem à sua frente apenas ria. Sentindo seu próprio sangue ferver e cegando-se pela raiva, largou o rosto ensanguentado do homem e pegou uma faca ao seu lado.
— Péssima decisão, senhor Bórgia. A esse instante, minha prima já deve estar à sua procura.
— Veja se eu me importo.
Com um golpe carregado, César cravou o instrumento no peito de seu inimigo, fazendo sangue voar para todos os lados, incluindo o seu rosto. Como em uma cirurgia brutal, entre gritos ensurdecedores, tremores e rangidos, abriu ainda mais o corte, como quem rasga um tecido com desgosto. Em seguida, pegou um machado e eliminou as costelas que bloqueavam o seu caminho, mergulhou sua mão e arrancou o órgão desejado do homem à sua frente, já morto. O coração teve, como destino, uma caixa banhada a ouro e adornada com cristais.
— Que fim quer dar ao corpo, senhor? — perguntou Micheletto, que observou a cena apreensivo, nunca tendo visto o seu mestre agir com tanta violência.
— Eu queria poder expor o corpo desse cretino em praça pública, mas acredito que você pode dar um melhor fim à ele.
Em casa, Lucrécia adornava seus cabelos com tranças. Depois de semanas desde que tinha chegado, sentia-se bem o suficiente para olhar-se no espelho e gostar do que via. O tom corado tinha voltado à sua face, assim como sua vontade de usar vestidos elegantes e joias. De longe, seu irmão a observava, com sua pequena promessa em mãos. Ver que ela estava se animando novamente era a mais recompensadora visão pelo seu trabalho.
— Não fique aí parado, César. Venha aqui. — a irmã disse, se virando em sua direção. — O quê tem dentro dessa caixa?
— Eu te fiz uma promessa, no dia seguinte do seu casamento. Agora estou a cumprindo. — ele respondeu, enquanto entregava a caixa adornada em suas mãos.
Lucrécia a olhou com curiosidade, já sabendo o que encontraria dentro. Era certamente uma caixa vinda da Arábia, ela imaginava. Ao abri-la, encontrou o coração do seu agora ex-marido. Uma satisfação sádica percorreu a sua espinha, arrepiando cada um de seus pelos e fazendo com que um sorriso maléfico se formasse em seu rosto. O que veio em seguida, contudo, foi um sentimento de pena. Por que, mesmo depois de tudo que havia se passado, ela ainda conseguia ter pena de seu próprio carrasco?
VOCÊ ESTÁ LENDO
Tragédia romana
Tarihi KurguLucrécia e César Bórgia são o clássico casal de mitos greco-romanos, que têm um amor proibido que causa inveja até aos Deuses. César quer proteger a sua jovem irmã do mundo inteiro, e sente que nunca conseguiria se afastar dela. Lucrécia se sente se...