A inesquecível viagem a São Paulo

14 1 0
                                    

O sábado chegou...

Resolvo dar folga à todos os colonos para compensar os dias corridos que antecederam a implantação da cooperativa, afinal, segunda-feira começará uma nova etapa na vida de todos eles, com muito trabalho pela frente!

Antes disso, converso com Jane e Augusto, e comunico: - Meus caros, farei uma viagem rápida de uma semana para São Paulo, a negócios. Dei folga a todos os colaboradores, porém, durante minha ausência, gostaria que vocês tomassem conta de tudo na fazenda. Vocês poderão ficar aqui no casarão. Temos quarto de hospedes.

Surpresa, Jane responde:

 - Claro, Dona Nana. Cuidaremos de tudo, pode viajar tranquila. Mas...

Percebi que Jane iria me questionar em relação ao Sr. Ucor, afinal, como contador da fazenda, ele seria o mais indicado para me substituir enquanto eu estivesse fora.

Adiantei:

- Ainda não conversei com o Sr. Ucor, porém, por conhecer bem a capital de São Paulo, solicitarei a ele que me acompanhe nesta viagem e no encontro com o investidor que tenho agendada naquela cidade.

Jane responde com os olhos brilhantes :

 - A senhora é realmente uma mulher firme, decidida e surpreendente. Por isso, tão admirada e
respeitada!

- Pois bem, Jane, ficamos assim então. Por favor, peça ao Sr. Ucor que venha ao meu escritório.

Sem demora, ouço bater à porta:

- Com licença ,Dona Nana. A senhora mandou me chamar?

- Sim, Sr. Ucor. Sente-se. Preciso falar com o senhor.

Um tanto assustado, ele puxa a cadeira e senta-se em frente a mim com os olhos fixos aos meus.

Continuo: 

- Sr. Ucor, concedi folga a todos os nossos colaboradores, entretanto, preciso que me acompanhe em uma viagem de negócios a São Paulo. Sei que o senhor nasceu naquela capital e poderá auxiliar-me , afinal, com certeza, o senhor a conhece melhor que eu. Tenho agendado um encontro com um negociante paulista da bolsa de valores e, por ser o senhor nosso contador, necessito que participe desta reunião. O senhor teria esta disponibilidade?

Sem hesitar e até com uma certa felicidade, responde: 

- Sim, senhora. Com certeza! Pode contar comigo. Quando partiremos?

- Ótimo, avise ao cocheiro que partiremos em uma hora, pois tenho pressa em resolver esta questão. Devemos preparar uma mala com roupas suficientes para uma semana, período que entendo ser necessário para resolvermos tudo.

De imediato, ele pede licença e se retira de meu escritório, às pressas.

Como acordado, partimos ...

Programamos nossa chegada em São Paulo para o início da noite.
Nossa reunião está agendada para o dia seguinte e, caso venhamos a formalizar o negócio, segunda-feira daremos entrada no cartório e sexta-feira retornaremos à fazenda.

Durante toda a viagem permaneço calada, somente observando a paisagem.
Sr. Ucor, também em silêncio, tem um olhar distante...

Assim que chegamos à capital , ele orienta o cocheiro sobre o caminho que nos levaria à fazenda onde ficaríamos hospedados.

Dirigi-me a ele com tom educado, porém firme: 

- Sr. Ucor, esta deve ser a fazenda que o senhor programou para nossa hospedagem. Realmente
bonita e de muito bom gosto! O casarão parece-me bem confortável. Peço-lhe que relacione todos os custos da viagem. Assim, poderei reembolsa-lo ao retornarmos.

Como Num Piscar de Olhos (Brasil)Onde histórias criam vida. Descubra agora