Carta VII

30 3 0
                                    

Olá, hoje eu assisti uma palestra sobre auto imagem, auto estima ou seja lá como você quiser chamar. Não quero chegar aqui e falar do que não vivo, não acho que essa carta vai te dar detalhes de como consertar suas insatisfações acerca de você mesmo, mas duas coisas lá me chamaram atenção e é isso que eu vim compartilhar. O primeiro ponto era sobre como a imagem que você tem de você mesma é construído normalmente, existem três formas, mas a principal é simplesmente comentários que você ouviu de outras pessoas desde criança, talvez não diretamente. Tipo quando a pessoa de quem você gosta no fundamental prefere suas amigas, e você começa uma auto análise doida pra entender em que pontos você é inferior, e começa a se questionar por que é como você é, por que não tem tanta facilidade de emagrecer como outras meninas, ou por que você é tão baixinha ou talvez alta demais. O infeliz do seu antigo "crush" acabou de criar em você um milhão de inseguranças, mas a culpa não foi dele...foi você quem deixou esses pensamentos entrarem e permanecerem. Acontece também quando seus pais te comparam com o seu irmão mais novo ou mais velho, ou com um maldito primo distante que estuda 30 horas por dia. Ou quando voce está brincando com uma prima e chega uma vizinho from the hell e declara pra sua mãe  o quanto acha sua prima incrivelmente linda,  aí olha pra você e sorri. Acontece quando você não ganhou algum concurso de beleza idiota que se inscreveu no 5° ano ou quando seu professor diz que não sabe mais o que fazer com você porque você não entende matemática ou física. Eu já vivi coisas parecidas com alguns desses exemplos, e provavelmente você também. Essas coisas te fazem pensar e pensar, aí "aquela pessoa" deixa de ser muito areia pro seu camiaozinho e se torna o deserto do Saara inteiro para se levar em um camiaozinho de brinquedo. Você passa a se odiar cada vez mais, consegue encontrar mil defeitos só no seu nariz ou no pé que é grande ou pequeno demais, coisas que absolutamente mais ninguém vai perceber, mas você  não tem coragem de falar disso com ninguém porque, sabe como é, "drama". Bem, eu te entendo. Sou muito boa em levantar auto estimas alheias e rir dizendo que tá tudo bem, pelo menos nessa área. Mas não sou só eu quem te entende, na verdade 90% das pessoas nessa internet te entendem. Às vezes nem é sobre você, nem é sobre você ser feia ou burra ou sei lá, na verdade talvez você só seja normal, uma pessoa normal em um mar de idealistas ridículos. A última vez que tentaram encaixar todos em um padrão tivemos milhões de judeus mortos em campos de concentração. Pois é. Seria um pouco ridículo rebaixar todas as flores só porque elas não são rosas, você sabe, rosas nem são tão legais assim...Mas pior ainda é ter que procurar defeitos nas outras pessoas pra se sentir melhor, e bem, se procurar você vai achar. E aqui chegamos ao segundo ponto que me chamou atenção: Uma crise de auto estima  não é sobre você. Deus sabe o que faz, talvez você saiba disso na sua mente, mas ore para entender isso no coração. Ele com certeza se irritou por tantas pessoas terem te rebaixado, e fica muito chateado quando é você quem se critica. Pense: Passar um tempo planejando, desenhando, sonhando com aĺg ue pra você está incrível. Você sente orgulho daquela obra que te custou tanta dedicação, e declara que ela é melhor que as ideias anteriores, ela não é só boa, ela é  MUITO BOA. Ansioso para conhecer sua  criação, decide dar uma consciência para a tal e o que ela te diz é: "Valeu por me criar e tal, mas...não gostei. Nossa, mas que rosto ridículo, você não sabe desenhar não? Que porcaria de corpo é esse? Era um ser humano ou uma batata?" É, levemente decepcionante. Lembre-se: Quando você critica uma obra, você tá criticando o criador que a fez.

Cartas de um amigo cristão Onde histórias criam vida. Descubra agora