Para Isis, minha querida irmã morta...
12 de fevereiro de 2022
Tudo parece igual em Pedra do Sol, o ar tem gosto de peixe e sal e as ruas ainda são de blocos de cimento sextavado, mas tem algo diferente, uma melancolia que se instalou ali. Seu nome é citado com pesar nas conversas das mulheres que se sentam no primeiro banco da igreja para adoração ao santíssimo e agora está gravado também em uma lápide ao lado do túmulo de nossa mãe.
Não perguntei a Don o que papai mandou gravar na pedra. Ainda não me sinto pronta, não consigo imaginar como ele tenha conseguido fazer isso. Talvez ter encontrado Deus realmente tenha lhe dado forças para encarar toda essa merda uma segunda vez na vida.
Tio Santo não foi pelo mesmo caminho, o problema com a bebida somado a sua perda parece ter acabado com ele. É Helô quem agora possui o controle da peixaria, e o manda embora quando percebe que está bêbado demais para fazer o trabalho. Por vezes, o encontra nos fundos, deitado entre as caixas de legumes, sem ter condições nem de se sustentar acima dos próprios pés.
Foi em um desses seus dias ruins que os homens de Rômulo o pegaram. Deram alguns trocados para um dos garotos da rua dos Canários invadir o Marlin e destrancar o velho portão por dentro. Eles o pegaram de assalto, talvez quinze ou vinte minutos antes de Helô virar a esquina. Levaram-no a um depósito perto do píer, onde o próprio Rômulo esperava nosso tio com um alicate enferrujado.
Lembra das histórias que ouvíamos sobre ele quando éramos crianças? Todas as coisas horríveis que aconteciam com quem cruzava o caminho do Coronel Rômulo Pimenta. "O diabo veste terno branco e tem ouro nos dentes, além de três belas filhas". Tio Santo se deitou com a caçula, Joana, e agora ela está grávida.
Rômulo provavelmente teria arrancado os dez dedos de nosso tio se papai não tivesse intervido. Alguém lhe avisara da emboscada e ele entrou no galpão sozinho, apenas munido de sua fé e a língua. De algum jeito milagroso ele livrou nosso tio da emboscada. Disse que como ele afirmava que não era o pai, deveria dar a ele o benefício da dúvida, pelo menos até o nascimento da criança.
É engraçado pensar que um homem como Rômulo levava em consideração a palavra de alguém. Com certeza a de tio Santo não valeria um tostão, mas a de nosso pai sim e é por isso que nosso tio não pode sequer sair da cidade até o fim do ano, no entanto, ainda tem todos os dedos das mãos.**********
Boa noite, amigos!
Curiosos para conhecer Pedra do Sol e mais sobre a família Mirantes? Digam ai no comentários.
Abraços,
Stef
VOCÊ ESTÁ LENDO
Corpos Flutuantes
Mystery / ThrillerJade Maria Mirantes é uma promissora nadadora que vê sua vida mudar drasticamente após a morte de sua irmã Isis em um acidente em alto mar. Tomada pelo luto e estranhos ataques de pânico que a atingem em todas às vezes que tenta voltar as piscinas e...