O mundo literário é quase uma sociedade a parte, onde temos nosso vocabulário (prático, mas muitas vezes frustrante), que continua a crescer a cada ano que passa. Aqui vão todas as palavras que lembrei e também pesquisei para te ajudar (e também ME ajudar quando esquecer o significado de alguma hahah):
PARTE UM
pp = personagem principal. usamos pp por questão de praticidade.
oc = original character, "personagem original".
ooc = out of character, "fora do personagem". quando o personagem é escrito diferente da forma original. exemplo = fanfic de the vampire diaries onde Damon é paciente, otimista e educado.
s/n (seu nome) = é usado em histórias interativas, onde os sites permitem você colocar seu nome como o da personagem principal. também é usado em histórias que não tem essa ferramenta, nessas você precisa usar a imaginação, imaginando literalmente seu nome em vez de "s/n".
imagine = histórias onde a função é o leitor se imaginar como personagem.
pov = point of view, "ponto de vista". informa de quem está sendo a narração.
mary sue / gary stu = personagens retratados como perfeitos, que passam por qualquer obstáculo mesmo que sejam extremamente difíceis e mantém a pose de bonzinhos até quando estão passando por um inferno, conseguindo tudo que querem com uma facilidade que os outros personagens não tem.
otp (one true pairing) = quando um casal literário é perfeito um para o outro, são almas gêmeas.
spoiler = alguma parte importante do livro que se for contada, estragará a experiência. como por exemplo, dizer quem é o assassino de um livro de mistério onde gira em torno de descobrir isso.
quote = uma citação, geralmente algo marcante do livro.
crush literário = é exatamente isso. ter crush em um personagem. exemplo = meu crush literário é kishan, de a maldição do tigre. também tem o irmão dele, ren. e carlisle, de crepúsculo. e finnick, de jogos vorazes. e peeta, de jogos vorazes também. e...
fanart = arte feita por fã.
calhamaço = livro muito grande (e pode ser antigo também).
hardcover = livro de capa dura.
jacket = capa removível, geralmente para livros de capas duras.
bookstan = stan de livros, ou o popular leitor.
NSFW = Not Safe For Work, "não seguro para o trabalho". ou seja, o conteúdo não é seguro para você ler quando está em público, onde outra pessoa pode ler também. contém cenas explícitas!
hot = cenas quente, com sexo ou insinuação forte.
sm = sadomasoquismo.
BDSM = bondage, disciplina, dominação, submissão, sadismo e masoquismo.
age gap = historias com diferença de idade significativa entre o casal. por exemplo os livros da Mariana Zapata, onde os pares românticos geralmente tem por volta de dez anos de diferença. nem sempre se trata de muito tempo de diferença, mas sim de idades chaves: 17 e 21 anos, por exemplo. um adolescente no Ensino Médio e um jovem adulto na faculdade/trabalhando. Pouco tempo de diferença, fases diferentes da vida.
lemon = relações sexuais explícitas entre homens.
orange = relações sexuais explícitas entre mulheres.
yaoi = relações entre homens.
yuri = relações entre mulheres.
VOCÊ ESTÁ LENDO
dicas da yas 🗯️
RandomNesse livro dou algumas dicas para escritores iniciantes aqui no Wattpad. Desde lidar com bugs até regras de escrita. 01MAI2020 | Postado também em Nyah! Fanfiction ATENÇÃO Se você estiver lendo essa história em qualquer outra plataforma que não se...