ENGAJAMENTO
Não, meu amor, não são só as blogueirinhas que fazem isso. Nós também precisamos.
ENGAJAMENTO = é envolvimento, interação, relacionamento com o leitor, que vai além do número de seguidores, visualizações ou favoritos em uma postagem.
>>> conheça seu público alvo.
Geralmente empresas pesquisam idade, sexo, grau de escolaridade, classe social... Coisas assim para conhecer melhor seu público. Como aqui no Wattpad é difícil termos esse tipo de controle, usamos outras abordagem.
Quem são seus leitores? Você sabe disso sabendo qual conteúdo você posta. É fanfic de Harry Potter? Então seus leitores são fãs de Harry Potter, em vários níveis. Pode estar começando ou ser fã de carteirinha. Há os casos dos "cai de paraquedas", pessoas que nem leram HP, mas sua fic gerou interesse. Isso vale para fanfics de qualquer outra história ou originais. Ótimo, agora você já sabe quem é seu público.
>>> qual sua estratégia?
É importante planejar, é importante se destacar. Estilo de linguagem (seja no mural ou nas fics).
Algum tipo de design pessoal para suas capas, banners, gifs, trailer (...). Tudo na cor vermelha, por exemplo.
Você tem alguma rotina de postagem? Aquele dia na semana que seus leitores sabem que você vai postar e ficam ansiosos por isso.
Você tem alguma saudação ou despedida que é sua marca registrada? Assim como o antigo "oi, oi gente" da Kefera.
Você tem algum tema? Tome como exemplo perfis que usam tudo como referência a planetas ou cultura grega.
>>> interaja com seu público!
No final de cada capítulo, faça perguntas sobre a história. Isso cria uma aproximação entre você e o leitor. Você fica sabendo das opiniões dele e ele sabe que você se importa o suficiente para perguntar — e responder!
Pergunte qual parte do capítulo eles gostaram mais, qual o personagem favorito deles, o que eles acham que vai acontecer no próximo capítulo, quem eles acham que está certo ou errado, qual personagem que eles odeiam...
Além de fazer perguntas sobre a história, pergunte sobre eles (mas nada muito pessoal).
Diga seu nome ou apelido (não diga seu nome inteiro e nem peça isso) e pergunte o deles, pergunte qual a cor favorita deles, se tem algum animal de estimação, qual matéria favorita na escola/faculdade, qual a série favorita, o livro favorito e qual o hobbie favorito deles. Crie laços! Quem sabe não surge uma amizade disso?
PELO AMOR DE TUDO QUE TE É SAGRADO: RESPONDA OS COMENTÁRIOS! Seja no mural ou nos livros, não responder comentários não é cool, não te faz parecer popular ou descolado. Só esnobe, antipático e alguém que as pessoas depois de um tempo desistem de falar com, porque é extremamente chato alguém que parece se achar melhor que você.
VOCÊ ESTÁ LENDO
dicas da yas 🗯️
De TodoNesse livro dou algumas dicas para escritores iniciantes aqui no Wattpad. Desde lidar com bugs até regras de escrita. 01MAI2020 | Postado também em Nyah! Fanfiction ATENÇÃO Se você estiver lendo essa história em qualquer outra plataforma que não se...