PERSONAGEM LGBTQIA+
Você decidiu incluir personagens lgbtqia+ na sua história, mas não sabe muito bem como proceder? Preparei umas diquinhas sobre isso.
PESQUISE = antes de tudo, faça sua pesquisa sobre. Converse com pessoas que são do meio, leia sobre o assunto, veja vídeos, relatos e acima de tudo tenha empatia. PESQUISE!
ESTERIÓTIPO = esteriótipos podem machucar e desumanizar. Por que todo gay tem que ser afeminado e melhor amigo da protagonista, que aliás, é como uma fada madrinha que sempre está disponível para ajudar a protagonista em seus dilemas... principalmente vestuais? Por que toda lésbica tem que ser descrita como uma "imitação de homem", sendo até mesmo grosseira ou esquisitona? Por que todo bi tem que ser o pegador? E todos tem 0 desenvolvimento, não tem vida além de aparecer algumas vezes para alívio cômico. Não perpetue isso!
DESENVOLVIMENTO = seu personagem lgbtqia+ precisa ser mais do que alguém que está ali para preencher cota. Sim, tem escritores que fazem isso. Sim, é uma merda. Seu personagem precisa ter uma história, desenvolvimento, objetivos e personalidade!
PRESTE ATENÇÃO = eu não sei muito bem como dizer isso, mas é que: o que for errado, deixe bem claro que é errado, sem margem para "mal entendidos". Algum personagem pode ser maldoso, mas faça outro que mostre o que é certo. Alguém chamou uma mulher trans pelo pronome errado? Mostre o quão problemático essa atitude é.
NORMALIDADE = pelo amor de Deus, o que o público lgbtqia+ precisa fazer para escritores criarem obras que o personagem lgbtqia+ tem uma trama normal, com direito a romance clichê, ou reino fantástico, ou namorico com ser sobrenatural, ou que ganha poderes, ou triângulo amoroso, ou QUE TEM UM FINAL FELIZ (alô, filmes adolescentes)?!
Escritores, lembrem do poder que vocês tem! Vocês podem conscientizar e influenciar outras pessoas, isso é incrível! Use isso para melhorar nossa sociedade. Um livro de cada vez 🖤🏳️🌈
VOCÊ ESTÁ LENDO
dicas da yas 🗯️
RandomNesse livro dou algumas dicas para escritores iniciantes aqui no Wattpad. Desde lidar com bugs até regras de escrita. 01MAI2020 | Postado também em Nyah! Fanfiction ATENÇÃO Se você estiver lendo essa história em qualquer outra plataforma que não se...