Cap 04: A Visita dos Condes do Pinhal e Barões de Ariró

3 3 0
                                    

POV Narradora

Seis meses depois do nascimento dos gêmeos Flávio Gustavo e Flora Antonia, a condessa Francisca recebeu cartas de sua mãe, a condessa  Ângela, em uma das cartas dela, a mesma conta que Gabriela havia se casado com o barão de Ariró e já tinha um filho. A condessa Francisca e seu marido, o conde Fernando acordaram cedo, tomaram banho, se vestiram e desceram para tomar café da manhã em companhia de seus adoráveis filhos João Gabriel, Flavio Gustavo e Flora Antonia.

Quatro horas depois do café da manhã, a condessa Francisca havia ganhado de seu marido o livro A Moreninha do escritor Joaquim Manuel de Macedo, enquanto a mesma lia o livro, quando então o mordomo comunicou a condessa que seus pais e os barões de Ariró haviam chegado. Então a mesma colocou a fita marcando onde havia parado a leitura e se levantou para receber os convidados.    

– Papai e mamãe, que bons ventos o trazem aqui? – perguntou a condessa Francisca aos seus pais.

– Ora minha filha, eu e sua mãe viemos te visitar!! – exclamou o conde José abraçando sua filha e então fez sinal para a baronesa Gabriela cumprimentar a Francisca.

– Como está indo a vida minha irmã? – perguntou a baronesa Gabriela a sua irmã.

— Está indo bem graças a Deus, tenho meu filho de um ano e os outros dois de seis meses!! — exclamou a condessa Francisca e então olha para o marido de sua irmã.

— Ah, deixe-me apresentar novamente sou Adolfo Oliveira Ferreira, barão de Ariró e seu cunhado!! – exclamou o barão Adolfo cumprimentando sua cunhada.

—  Ah que bom revê-los, como está o Guilherme? – perguntou a condessa Francisca alegremente.

— Está bem, ele está com a avó Vitória, a mãe de Adolfo!! – exclamou a baronesa Gabriela, sentindo saudades do filho. E naquele momento o conde Fernando desce a escadaria com o João no colo e então o mesmo coloca a criança no colo da condessa Francisca.

— Aqui está ela, meu filho!! – exclamou o conde Fernando bufando de tristeza.

— O que aconteceu, meu querido marido? — perguntou a condessa Francisca aconchegando o pequeno João no colo.

— O nosso filho falou a primeira palavra dele e não foi “papai”!! — exclamou o conde Fernando frustrado.

— O que, filho fala mamãe por favor!! — exclamou a condessa Francisca segurando o João no colo.

— Ma……mamãe!! — exclamou o pequeno João sorridente.

— Olha que gracinha, meu netinho  já aprendeu a falar!! – exclamou a condessa  Ângela.

— Sim mãe, o Joãozinho aprende rápido as coisas!! — exclamou a condessa Francisca alegremente.

Algumas horas depois os pais, irmã e cunhado da condessa Francisca foram embora do Palacete de Araruama. Então a mesma foi ver como estavam os gêmeos Flávio e Flora. Após o jantar, as cunhadas da condessa Francisca, Alice e Joana respectivamente ficam julgando a mesma pelo simples motivo de que a condessa-viúva Antônia dá mais atenção à nora do que às próprias filhas. Quando a condessa  Francisca já estava de banho tomado, ela pegou a pena e começou a escrever no diário dela.

“Segunda-feira, 04 de janeiro de 1848

Querido diário:

Quem vos fala aqui é a Chica, hoje foi o dia mais feliz da minha vida, pois pela primeira vez ouvi meu primogênito me chamando de mamãe. Eu me emocionei muito, mas por outro lado o Nando ficou muito frustrado por nosso filho não ter chamado ele de papai, mas ele com certeza chamará”

Continua…………



Cap revisado.

O Diário da Condessa - Livro 2: A Descendência Onde histórias criam vida. Descubra agora