Aonung já teve problemas antes. Uma vez, muitos eclipses atrás, ele se aventurou muito além do recife e foi repreendido por sua mãe por se colocar em perigo. Em outra ocasião, ele deveria estar observando Tsireya e ela acidentalmente se afastou quando ele virou as costas por apenas um segundo. Claro, ela foi encontrada rapidamente e ilesa, mas como o “irmão mais velho responsável” que “deveria ter pensado melhor”, ele foi proibido de mergulhar por dias.
Nenhum desses incidentes comparado a este, no entanto.
“Como você pode fazer algo assim com nossos convidados ?!” Tonowari está dizendo, andando em torno de seu marui como sempre faz quando está com raiva. “Você é quase um homem, Aonung. Você deveria proteger, não abandonar aqueles que confiam em você!”
“Eu sei, pai,” Aonung responde suavemente, mantendo a cabeça baixa em deferência. E ele sabe. Ele sabe que foi uma decisão estúpida levar Lo'ak para o criadouro do akula. Ele sabe que deveria ter voltado para buscá-lo. Ele sabe que há uma grande chance de Lo'ak estar ferido ou mesmo morto. Ele sabe de tudo isso, mas tudo em que consegue pensar é em Neteyam e em como ficou totalmente devastado quando descobriu que seu único irmão estava desaparecido.
“Eu sei que esse povo da floresta é diferente de nós,” Ronal interrompe, levantando-se de sua cadeira no chão, “Eles não conhecem o mar como nós. Mas esperávamos que você os ensinasse o caminho da água, não tirasse vantagem de seus perigos.
“Eu sei, mãe”, Aonung repete sem vida.
“Você é o filho do Olo'eyktan,” Ronal continua, desapontamento claro em sua voz, “As outras crianças admiram você, nossa família. Que tipo de exemplo você está dando para eles? Que tipo de imagem você está projetando em nossa família?”
“Se o filho de Jakesully não voltar vivo”, adverte Tonowari, franzindo a testa para Aonung, “como o Omatikaya reagirá? Você claramente não estava pensando , garoto.
A mandíbula de Aonung aperta e suas mãos se fecham em punhos. "Sinto muito, pai."
Tonowari gesticula para fora de seu marui, onde os primeiros membros do grupo de busca acabaram de fugir. “Não sou eu a quem você deveria se desculpar.” Ele aponta na direção de Jakesully e o marui temporário de sua família . “Traga suas desculpas a eles e ore a Eywa para que eles o perdoem.”
“Sim, pai,” Aonung diz humildemente, levantando-se de seu lugar. O peso da decepção de seu pai é pesado, quase como se o estivesse esmagando. Ele sempre tentou viver de acordo com as expectativas de seu pai, para ser um bom filho que qualquer Olo'eyktan teria orgulho de ter. E ele conseguiu na maior parte. Mas agora…
Olhando na direção do lar temporário de seus hóspedes, ele pode ver que é um turbilhão de atividades. Alguns de seus rastreadores estão sentados com Jakesully e Neytiri, apontando para o mar aberto e para as estrelas acima deles. Kiri está sentada um pouco de lado, segurando Tuktirey em seus braços e balançando-a para frente e para trás enquanto a garotinha chora de preocupação por seu irmão. E Neteyam…
Neteyam está olhando diretamente para ele.
Aonung para, estremecendo com a aparência completa e totalmente odiosa de Neteyam. Ele está bem longe de seus pais e irmãos, nas docas, como se estivesse se preparando para pular no oceano e encontrar o próprio Lo'ak. Mas mesmo a distância entre eles não diminui o fogo em seus olhos.
VOCÊ ESTÁ LENDO
Eu não sinto muito (por ter te amado até não conseguir mais respirar)
FanfictionCinco vezes Aonung percebe Neteyam (e uma vez é tarde demais). Ahistoria não é minha é apenas uma tradução. Pertence a anônimo, no AO3.