FRANCESCA ROCCUZI CECCON
Quando eu completei dez anos, o meu pai inicializou o seu grande propósito de vida. Difundir aos seus filhos todas as suas vivências, boas ou ruins. E, uma lição muito importante que ele nos ensinou foi: "nunca, jamais, em hipótese alguma, se deixem abater por um doloroso resultado negativo que a vida disparar no colo de vocês".
Neste momento, eu recebi um doloroso resultado negativo. Não obtive a nota devida para ganhar uma bolsa de estudos na melhor Universidade da Itália.
Ontem, pela manhã, meus olhos correram desesperadamente por toda a carta de resultados da Universidade. E, as lágrimas escorreram pela minha face com tanta facilidade, que o meu irmão mais velho, rapidamente largou o seu notebook no sofá e me aninhou no seu abraço acolhedor.
Eu não precisei me pronunciar em voz alta. Os meus pais e o meu irmão mais novo, já estavam cientes que a resposta foi negativa. Eu não pulei, não gritei, não sorrir. Simplesmente, chorei. Chorei até lavar a minha alma, até descarregar todas as lágrimas que insistiam em cair dos meus olhos. Não era o fim do mundo. Mas, para mim, que almejava tanto iniciar o curso dos meus sonhos, que almejava tanto conseguir uma bolsa de estudos para não precisar que os meus pais gastassem todo o salário deles comigo, era, sim o fim do mundo.
Não somos ricos. Mas vivemos bem, muito bem.
A minha mãe é dona de uma pizzaria muito famosa em Veneza. Os seus dotes culinários encantam qualquer pessoa. A sua paixão por cozinhar é uma das suas qualidades que me fascina. Sua felicidade ao tocar nos seus materiais de culinária é algo que me deixa com um sorriso enorme no rosto. A minha mãe se formou em Gastronomia quando tinha quarenta e sete anos, e eu lembro do sorriso que ela esbanjava no dia da sua formatura. Eu lembro, pois foi no ano passado que ela concluiu o curso de Gastronomia.
Diferente de mim, a minha mãe passou por dolorosas dificuldades na vida. A situação financeira dos seus pais não eram tão boas, e quando ela completou dezoito anos, decidiu abdicar do seu sonho de cursar Gastronomia para procurar um emprego, ela precisava ajudar nas despesas de casa, com as minhas tias Alessandra e Giovanna.
Donatella Roccuzi Ceccon, é uma mulher que nunca se deixou abater por um resultado negativo.
Diferente da minha mãe, o meu pai não passou por tantas dificuldades na vida. Os seus pais faziam parte da classe alta da sociedade de Veneza. Os meus avós pagaram por todos os seus estudos, o meu pai estudou nos melhores colégios do país e isso resultou em uma graduação em Engenharia Elétrica. Mas ele me contou que sempre se esforçou ao máximo para valorizar toda a oportunidade que estava recebendo, e os seus pais o faziam questão de instigar toda a sua determinação, o foco, a disciplina. Os meus avós pagaram a sua faculdade com uma condição, que o meu pai conseguisse um emprego e mostrasse toda a sua responsabilidade.
Giancarlo Ricci Ceccon, precisou batalhar para ter seus estudos pagos. E os meus avós estavam certos.
E o meu pai não fez diferente comigo e com o meu irmão. Ele pôs em prática todos os ensinamentos dos seus pais, e eu queria muito mostrar a ele que poderia conseguir a bolsa de estudos, mas não fui capaz.
— Francesca, desça agora.
Minha mãe grita, provavelmente da sala. Fecho o meu notebook e levanto da cadeira. Quando abro a porta do meu quarto, o meu irmão mais novo passa na minha frente, completamente apressado.
— Nossa avó trouxe presentes. E eu tenho quase certeza qual é o meu presente.
Ele fala apressadamente e desce as escadas tão rápido que eu não sei como ele não caiu.
VOCÊ ESTÁ LENDO
NOW OR NEVER
Romance+16| Francesca Ceccon, possui um propósito para a sua vida; conquistar o mundo, sozinha. Adquirir uma bolsa de estudos na melhor Universidade da Itália; obter um emprego no melhor laboratório de Veneza; conseguir a sua casa dos sonhos. Contudo, ap...