Jake POVOs anciãos sempre dizem para tomarmos cuidado, eu digo que, devemos ter cuidado com Pandora, para não nos apaixonarmos demais. Porque quando se apaixona, não pode deixar para trás, é uma necessidade vital, não se pode abandonar.
Os cordões de canções, foram feitos para nós lembrarmos de como foi a vida..
Lie si oe Neteyamur
Nawma sa'nokur mìfa öeyä..
Atanti ngal molunge
Mipa tìreyti, mipa 'itantiLawnol a mì te'lan
Lawnol a mì te'lanUma conta para quando meu primeiro filho nasceu, Neteyam. Uma criança albina, um na'vi branco, tão branco quanto as nuvens, suas listras tinham um tom acinzentado. Trouxe grande alegria ao povo, não podíamos estar mais felizes, ele era lindo, motivo de grande alegria.
Ngaru irayo seiyi ayoe
Tonìri tìreyä
Ngaru irayo seiyi ayoe
Srrìri tìreyä...
Ma Eywa.. Ma Eywa..Uma conta para quando adotamos Kiri, filha da avatar da Grace, cuja a concepção era um grande mistério.
Zola'u nìprrte', ma Kiri
Ngati oel munge soaiane
Lie si oe atanur
Pähem parul, ti' ongokx ahuta
Lawnol a mì te' lan..
Lawnol a mì te' lan...Uma conta para a primeira comunhão com Eywa, quando nossos filhos puderam se conectar com a grande mãe.. Neytiri e eu prometemos a nós mesmos que iríamos protegê-los, não importava como, ou onde.
Ngaru irayo seiyi ayoe
Tonìri tìreyä
Ngaru irayo seiyi ayoe
Srrìri tìreyä
Ma Eywa.. ma Eywa...O tempo passou rápido, nem mesmo vi ele passando, tivemos alguns problemas com Neteyam, que tinha a pele mais sensível a luz solar graças a sua condição, todos do clã o tratavam coma igual, apesar do cuidado maior, seu cargo de Olo'eyktan iria para ele, tinha que aprender a viver como podia, se tornar forte e independente. Graças a mim, pude fazer os Omatikaya confiarem nos cientistas, apenas em alguns, os mais confiáveis, logo, os que eu mesmo pessoalmente escalei como nossos, eles ajudaram os Omatikaya a melhorarem a proteção, que já era perfeita, a tornando imbatível contra qualquer inimigo, o povo do céu não mais voltou, trazendo grande paz a Pandora.
Devo ter me perdido no tempo, quando notei, já tínhamos quatro pestinhas correndo por nossa casa. E tinha o Spider, órfão de guerra, muito novo para viajar anos luz para Terra, Neytiri não o via como nosso, era quase de estimação, inseparável de nossos filhos.
Neteyam era um prodígio, um abençoado por Eywa. Uma vez, fugiu de casa com apenas seis anos, e voltou horas depois montado em um Thanator, um Palulukan, como era conhecido pelos Na'vi, havia feito ligação com o filhote de palulukan, assombrando até mesmo Mo'at, que jamais havia visto nada igual, se tornaram inseparáveis, cresceram juntos. Kiri também fugia, ficava horas brincando na floresta junto as outras mulheres e crianças, era quieta, mas bem esperta.
Com o tempo, Neteyam se adaptou perfeitamente ao clima, apesar de sua pele branca e sensível, se provou ser o mais forte da sua idade, conquistando seu Ikran quando tinha apenas 14 anos, se tornando o guerreiro mais jovem já formado. Mas eu temia algo, sua segunda classe. Descobri que, em Pandora, entre os Na'vi, todos em um sub-gênero, que os definem como alfas, ou Ômegas.