𝚃𝚞𝚕𝚘𝚞 𝚃𝚊𝚐𝚊𝚕𝚘𝚊 - 𝙾𝚕𝚒𝚟𝚒𝚊 𝙵𝚘𝚊'𝚒
━━━━━━━━━━ × ━━━━━━━━━━
𝘼 𝙟𝙤𝙫𝙚𝙢 𝙢𝙪𝙡𝙝𝙚𝙧 𝙜𝙧𝙞𝙩𝙖𝙫𝙖, 𝙙𝙚𝙨𝙚𝙨𝙥𝙚𝙧𝙖𝙙𝙖 𝙘𝙤𝙢 𝙖𝙨 𝙛𝙤𝙧𝙩𝙚𝙨 𝙙𝙤𝙧𝙚𝙨 𝙦𝙪𝙚 𝙨𝙚𝙣𝙩𝙞𝙖, 𝙨𝙚𝙪𝙨 𝙗𝙚𝙧𝙧𝙤𝙨 𝙚 𝙜𝙧𝙞𝙩𝙤𝙨 𝙥𝙤𝙙𝙞𝙖𝙢 𝙨𝙚𝙧 𝙤𝙪𝙫𝙞𝙙𝙤𝙨 𝙖𝙩𝙚́ 𝙚𝙢 𝙄𝙧𝙖𝙮𝙩𝙤.
A água que batia em seu corpo levava todo o sangue que saia de seu corpo junto das ondas em direção a Onaye. O calor de seu corpo a dando um choque térmico devido à temperatura gelada do mar naquela manhã.Não era seu primeiro parto, mas com certeza era o mais dolorido. O nascimento de Iwkawng a 2 anos atrás havia sido tranquilo, levou apenas 2 horas e com uma dor que podia suportar. Mas por Eywa, aquilo era diferente, a sensação estridente de dor passava por cada centímetro do corpo de Zalika, seus músculos já estavam enfraquecidos, não suportando mais as 4 horas seguidas de contrações. A Huga'xntha apenas desejava poder se retirar daquele lugar.
— Força! - Uma das mulheres do clã a incentivava. - Está quase lá!
Seu marido ao seu lado segurava sua mão, os olhos do homem quase pulando para fora ao sentir o aperto com a maior força que Zalika poderia fazer. Naquela hora, qualquer coisa, pessoa ou objeto que pudesse descontar sua dor era bem-vinda.
O suor escorrendo de sua testa enquanto os berros continuavam. Duas mulheres a seguravam para permanecer em pé e não acabar se afogando no mar quando suas forças acabassem, enquanto a outra mergulhava para checar como iá todo o processo.
Um alívio a preenche de repente. A dor insuportável em meio suas pernas indo embora e apenas uma cólica ainda dolorida permanecendo, mas para quem havia praticamente ido ao inferno e voltado durante as últimas 4 horas, aquilo não incomodava.Suas pernas caíram, sendo segurada pelas duas ajudantes atrás de si, a mulher fechou os olhos para poder descansar um pouco enquanto fosse levada até a beira do mar novamente. Sentindo apenas seu corpo sendo carregado até a areia quente devido ao sol, lutando para controlar sua respiração e se acalmar.
— Oh Zalika… Eu sinto muito meu amor. - Seus olhos se abriram imediatamente ao ouvir a fala da mulher num tom de sofrimento e tristeza. Não importava a dor que sentia agora, queria seu filho ou filha, queria vê-lo.
Mas a única coisa que se deparou ao olhar para frente quando se apoiou em seus cotovelos, foi o pequeno corpinho da criança mole e mais roxo do que deveria ser. Estava morta.Morta.
Sua filha estava morta.
A pequenina não pode nem ao menos conhecer a beleza de seu mundo, havia morrido antes mesmo de nascer. Era o motivo pelo parto ter sido tão dolorido.
Oh Eywa, por que havia feito aquilo com ela? Por que não a deixou conhecer o prazer de viver? Eram respostas que nunca iria conseguir.
O choque em seu olhar havia se instalado, não conseguia nem ao menos se movimentar. Todas as palavras existentes haviam evaporado de seus lábios. Ela não teve a chance nem de sequer conhecer sua própria filha.Berros, eram tudo que podia ser ouvido. Gritos de desespero e a dor de perder um filho. As lágrimas desciam sem pausa de seu rosto enquanto pegava a pequena sem vida em seus braços.
O corpinho que segurava era frio, diferente do seu que devido às horas de dor havia aumentado a temperatura. Os braços de Taeyoiä se entrelaçaram em volta de sua esposa, que apenas colocou sua cabeça contra o corpo do marido, continuando a chorar e soltar sons de sofrimento que nem sabia serem possíveis serem feitos.
Ali uma vida se acabava sem nem ao menos começar.
Ali a dor de uma mãe podia ser ouvida por toda Kalanuk.
Ali um casal se acolhia para superar a morte de sua filha.━━━━━━━━━━ × ━━━━━━━━━━
Algumas iluminações podiam ser vistas ao redor da caverna, a luz principal sendo a da própria lua que brilhava e iluminava acima da fenda sobre o teto. Um círculo com todos os habitantes da ilha havia sido formado ao redor da Árvore das Almas.
Taeyoiä e Zalika, o Olo'eyktan e a Tsahik dos Huga'xntha levavam o corpo da criança sobre uma folha até o meio do lago, flores espalhadas por toda a água se faziam presentes.Um último beijo foi depositado na testa do corpo sem vida por seus pais. Delicadamente sendo retirado da grande folha e segurado por ambos na água.
"Tulou"
A canção se iniciava, cantada pelo círculo ao redor.
"Tagaloa"
Podiam ir. Era a hora de se despedirem de sua filha, a filha que não puderam conhecer.
Calmamente mergulharam, levando o corpo da menina até o fundo, de onde Eywa a levaria consigo para sempre.
Lágrimas escorriam do rosto de ambos, não podendo ser vistas devido à água ao redor de seus corpos. O corpo havia sido colocado no fundo, algumas algas douradas o puxando para baixo e levando a alma até Eywa.O casal acompanhou todo o processo, apenas indo até a superfície após a criança ser totalmente levada. A água saindo de suas orelhas e dando espaço para o final da música que já podia ser ouvida novamente.
"Mãnaia o le tãtou ōlaga"
O tempo de silêncio era feito, todos se calando após o término da canção, fechando os olhos e apenas ouvindo o som da água.
E folhas.Folhas? Não, não deveriam ser ouvidas folhas, o que era isso?
Zalika abriu seus olhos, suas orelhas se mexendo tentando captar de onde vinha o barulho, não demorando a notar que estava atrás de si.
Suas pupilas se dilataram e a face surpresa se fez presente na mulher. Algumas das grandes folhas se enrolavam uma nas outras, causando um grande nó na árvore.De repente todos prestavam atenção, admirados com o que acontecia a sua frente. A tensão e choque tomava conta de toda a caverna.
As folhas começavam a se desenrolar enquanto iam em direção ao casal que naquele momento já começava a se virar em sua direção. Quase todas haviam voltado a sua posição, apenas 4 permanecendo na frente do par, segurando e entregando, agora, um corpo com vida. O corpo de sua filha viva, a mesma que havia sido entregue a Eywa a poucos minutos.O choro agora era de felicidade, a Tsahik não demorando para pegar sua filha das folhas que logo voltaram ao seu lugar. O sorriso era estampado no rosto de todos, mas principalmente no de Zalika e Taeyoiä. Sua filha iria viver, Eywa decidiu a dar vida novamente.
Gritos animados e conversas alegres podiam ser ouvidas por todo o lugar, os habitantes do clã comemoravam o reviver da garota. Enquanto isso, o pai pegava delicadamente sua filha e a colocava em seus braços, logo a levantando e mostrando a todos ali presentes.
-Sa'tari! - Disse revelando o nome que havia sido decidido pelo casal ainda no começo da gestação.
-Sa'tari! - As vozes uníssonas foram pronunciadas por todos.
VOCÊ ESTÁ LENDO
Forest Eyes - Neteyam
Romance"𝙀𝙡𝙚 𝙚𝙧𝙖 𝙖 𝙚𝙨𝙩𝙧𝙚𝙡𝙖 𝙢𝙖𝙞𝙨 𝙗𝙧𝙞𝙡𝙝𝙖𝙣𝙩𝙚, 𝙖 𝙚𝙨𝙩𝙧𝙚𝙡𝙖 𝙢𝙖𝙞𝙨 𝙗𝙚𝙡𝙖, 𝙖 𝙚𝙨𝙩𝙧𝙚𝙡𝙖 𝙙𝙖 𝙢𝙞𝙣𝙝𝙖 𝙫𝙞𝙙𝙖. 𝘼 𝙚𝙨𝙩𝙧𝙚𝙡𝙖 𝙦𝙪𝙚 𝙚𝙪 𝙩𝙧𝙤𝙪𝙭𝙚 𝙙𝙚 𝙫𝙤𝙡𝙩𝙖 𝙖 𝙫𝙞𝙙𝙖." Nascida e criada no clã Huga'...