ATO I; colhendo as consequências.

219 15 9
                                    

❝ Quem sabe o que é a verdadeira felicidade? Não há palavra convencional, mas o terror manifesto. Para os solitários, usa máscara. A casta mais infeliz guarda alguma lembrança ou alguma ilusão. ❞

—  Joseph Conrad;

(🧭)

F e l i x

O Distrito Doze era o lar dos pobres, pelo menos, era considerado assim, mas eu não poderia culpar ninguém que pensasse dessa maneira. O distrito da sujeira e imundície, as pessoas estavam sempre tão sobrecarregadas, que lutavam para reconhecer umas às outras. Nesta hora do dia, estava apinhada de mineiros se dirigindo ao turno matinal, homens e mulheres com os ombros decaídos e as juntas inchadas, muitos até desistiram de tentar limpar a fuligem negra de suas unhas quebradas, e de apagar as profundas rugas de seus rostos.

Hoje, porém, as ruas cinzentas de carvão estavam vazias, as persianas das casas baixas e escurecidas estavam fechadas, pois estávamos partindo para a praça. A presença era obrigatória, a menos que você esteja à beira da morte. E à noite, os funcionários irão aparecer na sua casa para verificar se esse é mesmo o caso.

E, se não for, você seria executado.

Na realidade, é muito ruim que a colheita seja na praça — um dos poucos locais no Distrito 12 que se pode chamar de agradável. A praça é cercada de lojas e, nos dias de feira, principalmente se o tempo estiver bom, dá uma sensação de feriado.

Mas hoje, apesar dos vistosos cartazes pendurados nos prédios, o que se tinha era uma atmosfera de terror. Equipes de filmagens empoleiradas como gaviões em cima dos telhados, apenas piorava a sensação. As pessoas estavam formando filas para fazer a inscrição em um silêncio mórbido, a colheita também era uma ótima oportunidade para a Capital manter a população sob vigilância.

Os jovens entre doze e dezoito anos são arrebanhados em áreas separadas por cordas, e assinaladas com as respectivas idades, os mais velhos na frente e os outros jovens, na parte de trás, e familiares se alinhavam em torno do perímetro, segurando com firmeza as mãos uns dos outros.

Mas há outros também que não possuem ninguém, que estimam estarem correndo risco ou que não se importam mais, mas se metem no meio da multidão para fazer apostas sobre os dois jovens, cujos nomes serão lançados no telão. Especulações são feitas o tempo inteiro sobre suas idades, se são da Costura ou mercadores, se ficarão desesperados e começarão a chorar, pois a maioria se recusa a lidar com esses exploradores, mas cuidado, muitíssimo cuidado.

Essas mesmas pessoas, normalmente são informantes, e quem é que nunca burlou a lei? Podíamos ser fuzilados diariamente por tentar roubar comida, mas o apetite daqueles que estão no poder nos protegem. Nem todo mundo pode se dar a esse luxo. De qualquer modo, mamãe e eu havíamos concordado que, entre morrer de fome ou levar um tiro na cabeça, a bala é bem mais rápida.

O espaço em que estávamos, aos poucos estava ficando cada vez mais apertado, mais claustrofóbico, à medida em que as pessoas chegavam. A praça era bem grande, mas não o suficiente para acomodar as oito mil pessoas do distrito, e os que chegavam mais tarde, foram se dirigindo às ruas adjacentes. Onde poderão assistir ao evento nos telões, já que tudo é transmitido ao vivo para todo o país.

Eu me encontrava de pé junto a um aglomerado de jovens de dezoito anos da Costura, todos nos cumprimentamos de modo conciso, e em seguida direcionamos nossa atenção para o palco temporário que foi montado diante do Edifício da Justiça. Conseguíamos ver três cadeiras, um pódio e duas grandes bolas de vidro, uma para os garotos e uma para as garotas.

JOGOS VORAZESOnde histórias criam vida. Descubra agora