E apesar de tudo ela tinha um coração tão bonito

4 1 0
                                    


A Laura foi uma das pessoas que mais sofreram ao longo da vida. E mesmo assim tinha um coração de ouro, tomara que todos tivessem um coração como o dela, o mundo seria sem dúvida um lugar melhor.


Mesmo a sofrer tanto ela ainda tinha espaço no coração para os outros e sofria quando não os podia ajudar.


Lembro-me dela andar muito stressada e ansiosa no final do terceiro período do ano passado. Estava sempre cansada e qualquer coisa a irritava. Achei que fossem os hormônios femininos então deixei estar e limitei-me a estar com ela. Foi muito irresponsável da parte dela e de quem a deixou por a escola à frente da saúde.


Quem é que se importa com quadro estúpido quando o nosso corpo literalmente diz:" para por favor estou cansado e não aguento mais". Eu sabia que ela era extremista, mas não tanto. Se eu soubesse ter-lhe-ia atirado os livros janela fora, mandando-a tomar banho, vestido o pijama, feito uma refeição em condições e ido dormir. Se ela não se conseguia concentrar-se nas aulas, podia ter pedido ajuda. Não precisa de andar a matar-se a estudar para ter boas notas.


Uma coisa que não sei se me devo preocupar ou ficar aliviado foi quando ela mencionou que por causa da escola andava a cortar-se menos. Preocupado porque de certo ela continuou a faze-lo só diminui-o a frequência com que o fazia. Aliviado por que ter diminuído o número de vezes com que o fazia significa que talvez ao poucos ela tivesse deixado de o fazer.


Ela era sem dúvida umas das melhores alunas sua turma e arrisco-me a dizer do nosso ano. Quem andou compara la aos outros é sem dúvida burra e ignorante. Além do mais se ela tirasse uma nota abaixo de noventa por cento não ia dececionar ninguém. Epá correu menos bem aquele teste, estava cansada, não entendeu bem a matéria, ficou nervosa iram compreender-se. Ela nunca precisou de colocar aquela pressão toda em cima dela.


Mas acho que Laura foi educada para isso. Na época da primária ela tirava sempre boas notas e estudava muito. E quando tirava por exemplo um suficiente os pais repreendiam-na ou até castigavam-na. Não era justo, mas nunca ninguém disse nada. Podia ver-se claramente nos seus olhos qua a Lau tinha medo de falhar e dececionar os pais. Magoava ver os seu olhar reprovador.


Nenhuma pessoa devia sentir que devia colocar os estudos à frete da própria saúde apenas para agradar os outros. A Laura não estudava tanto por ela mesma, fazia-o pelos pais, avós, tios, primos que esperavam demasiando dela.


Esse era uma das maiores fraquezas dela. Não saber dizer não. Ela fazia sempre a vontade aos outros. Mesmo quando não queria fazer sentia que era obrigação sua faze-lo. À medida que vou acabando de ler vejo que a Laura não tinha sentido de autopreservação, em parte, alias em grande parte por nossa culpa.


Duas passagens para o final e a cada uma que passava via-se que ela se ia perdendo cada vez mais. O tempo deterioro-a. Só espero que esteja finalmente livre e verdadeiramente feliz agora. Eu não queria que ela me deixasse, preciso dela. Mas a Laura passou a vida a sofrer e a pensar nos outros primeiro em vez dela. Fez muitos sacrifícios e já que não teve a ajuda que queria é melhor eu aceitar que ela está bem agora e que um dia a volto a ver. A saudade magoa e como ela disse o tempo só cicatriza, não vou esquece-la nunca. Ela foi a melhor pessoa que alguma vez apareceu na minha vida. E estou grato por ter feito, feito parte da vida dela. Amo-a muito e nunca vou deixar de amar. Só o gostava de ter dito mais vezes em vida.


"24 de novembro de 2022"




As últimas memórias de uma adolescente morta Onde histórias criam vida. Descubra agora