Era uma vez na selva, um animal muito travesso chamado Tomé. Ele era conhecido por ser o mais encrenqueiro da floresta, sempre causando problemas e confusões por onde passava. Tomé, um macaco cheio de energia e curiosidade, adorava pregar peças em outros animais e bagunçar suas moradias.
Um dia, enquanto os demais animais estavam tranquilos cuidando de suas atividades diárias, Tomé decidiu aprontar uma de suas travessuras. Ele escalou a árvore onde vivia o Sr. Leão, o rei da selva. O macaco começou a jogar frutas e objetos em direção à cabeça do leão, esperando ver sua reação de susto.
Porém, o Sr. Leão, conhecido por sua imponente e sábia personalidade, não se deixou levar pela brincadeira do macaco encrenqueiro. Ele permaneceu calmo e tranquilo, observando Tomé com um olhar sereno. Isso intrigou o macaco, que esperava uma reação mais explosiva.
Decidido a conseguir uma reação do leão, Tomé desceu da árvore e começou a fazer acrobacias e palhaçadas na frente de todos os animais, na esperança de chamar atenção. Mas, para sua surpresa, os animais apenas olharam e continuaram com suas atividades, sem se distrair com as brincadeiras de Tomé.
Frustrado com a falta de reação, Tomé decidiu mudar sua estratégia. Ele começou a pregar peças ainda mais elaboradas, como esconder comida dos outros animais e fazer barulhos assustadores durante a noite. Porém, mesmo diante dessas atitudes, nenhum dos animais caiu nas armações.
Um dia, o macaco encrenqueiro encontrou-se cara a cara com o Sr. Leão. Em vez de ficar irritado ou bravo com Tomé, o leão sorriu e disse: "Eu observei todas as suas travessuras, Tomé. E devo admitir que você é muito criativo. Mas já parou para pensar como essas brincadeiras podem afetar os outros animais? Nem todos têm a mesma paciência e tolerância que eu."
Essas palavras fizeram Tomé parar e refletir sobre suas ações. Ele nunca tinha se dado conta de como suas brincadeiras podiam causar desconforto e aborrecimento nos demais habitantes da floresta. Sentindo-se arrependido, ele decidiu pedir desculpas a todos que tinha perturbado.
A partir desse dia, Tomé mudou sua atitude encrenqueira e passou a usar sua criatividade de forma mais positiva e construtiva. Ele começou a criar jogos e atividades divertidas para os animais da floresta, promovendo momentos de diversão e união entre eles.
Com o tempo, Tomé conquistou o respeito e a amizade de todos os animais da selva. Ele aprendeu que suas ações têm consequências e que é importante considerar o bem-estar dos outros antes de agir. A encrenca não fazia mais parte de sua vida, mas sim a alegria de compartilhar momentos especiais com seus amigos da floresta.
🐒🐒🐒🐒🐒🐒🐒🐒🐒🐒🐒🐒🐒
Até o próximo🤩
VOCÊ ESTÁ LENDO
Fábulas e Contos
Short StoryContos e Fábulas curtas é uma fonte inesgotável de aprendizado e entretenimento, onde cada história oferece uma valiosa lição de vida. Os leitores serão inspirados a acreditar nos seus sonhos, a valorizar a diversidade e a importância de respeitar e...