4.0 - caos versus determinismo

299 46 28
                                    

oi, queridos! como vocês estão? espero que bem, inicialmente peço desculpas pela demora, minha vida deu três piruetas e quatro mortais carpados de uma só vez, mas consegui tirar um tempo para escrever e atualizar a história para vocês. e como prometido, aqui está ao acesso da playlist da fanfic no spotify... caso tenham problema para acessar, podem me dar um toque!

 caso tenham problema para acessar, podem me dar um toque!

Ops! Esta imagem não segue nossas diretrizes de conteúdo. Para continuar a publicação, tente removê-la ou carregar outra.

Sem mais delongas, boa leitura e se cuidem.  Não se esqueçam de votar e comentar o que quiserem.

ps: perdão qualquer erro🤍

📖

TEORIA DO CAOS

O tormento da física clássica, o desconhecido tomando conta dos regentes. Em casos que o determinismo newtoniano demonstra que é possível prever previsões perfeitas, a teoria do caos a refuta quando demonstra que por mais que os dados iniciais sejam perfeitos, os mais imprevisíveis resultados podem se tornar reais. E por mais que soe assustador, o caos não significa desordem uma vez que até os mais caóticos apresentam padrões.

Os olhos de Sana se aventuravam naquele mundaréu de linhas complexadas por palavras e gráficos difíceis demais para serem interpretados, enquanto seus dedos brincavam com as quinas das folhas amareladas. Skye estava ao lado de sua cadeira de descanso, com o focinho sobre a grama verde cintilante milimetricamente cuidada e vez ou outra sua mão caía entre os fios macios da cachorra fazendo carinho.

O livro no colo da mulher falava sobre a teoria do caos fantasiada como efeito borboleta. Como um pequeno décimo de arredondamento desencadeia uma futura explosão, como um cadarço desamarrado desencadeia a perda da vaga de emprego de uma outra pessoa. Como algo ínfimo traz o caos debaixo do braço.

Teoria do Caos bate de frente com as leis deterministas de Newton e ambas regem o universo, como isso era possível? Como ao mesmo tempo pode-se prever a velocidade que um avião sobrevoa um oceano, mas ao mesmo tempo não saber se ele chegará ao destino? Sana acreditava que a vida estava mais inclinada ao caos do que para o determinismo uma vez que nenhum ponto da sua vida ela conseguiu, ao mínimo, ter uma hipótese do que aconteceria:

— Qual é o problema da vez? - Momo perguntou à Sana enquanto tinha seus braços cruzados diante dos seios.

Sana olhou para a capa do livro adornado com uma borboleta dourada cintilante, antes de respondê-la. Uma lufada de ar se aventurou entre as silhuetas sentadas nas espreguiçadeiras do jardim movimentando os cabelos soltos de Momo e Sana:

— Acho que irá chover... - Momo apontou antes de ser respondida por Minatozaki.

— Provavelmente e bem... o livro fala sobre a Teoria do Caos, Efeito borboleta... esse tipo de coisa. - Minatozaki apanhou o marcador de páginas e o colocou fincado entre a costura das folhas. — Uma coisa, por mais que seja pequena e inútil, pode causar acontecimentos e fenômenos capazes de mudar a vida humana.

vigilant shit | samoOnde histórias criam vida. Descubra agora