Enquanto muitas mulheres reclamam de acnes e dos problemas trazidos pela pele oleosa, outras sofrem com o aspecto opaco e sem vida da pele seca.
O ressecamento também pode deixar o rosto áspero e com aparência quebradiça, mas é possível controlá-lo com alguns cuidados básicos .
Cuidados com a pele seca
- Limpe duas vezes por dia com leite de limpeza
- Aplique uma loção tônica sem álcool em seguida
- Dia: utilize hidratantes para pele seca seguidos de filtro solar (no mínimo FPS15)
- Noite: aposte em hidratantes à base de vitamina C ou antirrugas à base de ácidos retinoico ou glicólico
Vitamina C, betacaroteno, biotina, zinco e selênico e que tenham ação antioxidante ajudam a devolver a hidratação natural da pele. Por isso, é importante que alimentos como laranja, cenoura e sementes oleaginosas façam parte da sua dieta.
Banhos quentes e prolongados, bem como o uso de bucha vegetal podem deixar a pele ainda mais ressaca. Ao sair do chuveiro, aposte em óleos e cremes hidratantes.
Máscara caseira para pele seca
Máscaras caseiras são excelentes opções para quem quer cuidar da pele gastando pouco. A farmacêutica e cosmetóloga Joyce Rodrigues deu a dica de uma máscara facial de amoras que é ideal para peles secas, pois hidrata suavemente, devolvendo o viço e brilho natural da pele.
Ingredientes
10 amoras
½ xícara de água
½ colher (sopa) de flocos de aveia
1 colher (sopa) de mel
Amora: rica em antioxidantes e ácidos que amaciam a pele. Devolve a hidratação e o brilho natural do rosto.
Aveia: contém aminoácidos que vão acalmar a pele durante o processo de limpeza, evitando que fique irritada.
Mel: fonte de vitaminas e com ação anti-inflamatória contribui para deixar a pele ainda mais hidratada
Modo de preparo
Bata as amoras, a água, os flocos de aveia e o mel no liquidificador até obter um aspecto homogêneo.
Lave o rosto com sabonete neutro (a higiene é essencial para a eficácia da máscara, pois as impurezas e a oleosidade natural da pele podem dificultar a penetração dos ingredientes). Enxugue bem e passe a máscara no rosto de forma uniforme. Deixe agir por 20 minutos e enxague em seguida.
* Todas as receitas foram testadas e não contém ingredientes danosos, mas, se você tem sensibilidade alimentar ou a cosméticos, faça um teste no antebraço e aguarde 24 horas antes de aplicar a fórmula. Após o uso, aplique o protetor solar e evite a exposição ao sol. A receita caseira pode ser usada até duas vezes por semana.
VOCÊ ESTÁ LENDO
DICAS DE BELEZA FEMININA .
Chick-LitA autovalorização e percepção de si mesmo são coisas que devem ser exercitadas diariamente. Por mais delicado que seja, amar-se e acreditar no seu potencial é fundamental para o fluir da vida de maneira plena. Por isso, que tal refletir sobre e dese...