DIY - Removedor de esmalte caseiro

900 29 5
                                    

CAPÍTULO 100 ! LEIAM O CAPÍTULO A SEGUIR A ESSE POR FAVOR .

Será possível isso ? Era o que eu pensava ... Mas sim é possível você fazer o seu .

Evite a acetona e outros removedores que contêm tóxicos.

A arte de fazer as unhas sempre e a tentativa de experimentar as milhares de cores de esmalte disponíveis no mercado tornam imprescindível o uso de um produto muito popular entre as mulheres: o removedor de esmaltes.

O tipo mais utilizado devido ao baixo preço e à grande disponibilidade é a acetona; no entanto, trata-se de um produto perigoso para o ser humano e para o meio ambiente. Segundo a ficha de informação de segurança de produtos químicos (FISPQ), a acetona é um solvente produzido sinteticamente que pode liberar vapores inflamáveis - ao serem inalados, eles causam irritação das mucosas oculares e nasais, por exemplo.

Se isso ocorrer em altas concentrações, produz-se efeitos narcóticos e anestésicos, além de dor de cabeça, vertigens, náuseas, sonolência e até mesmo perda da consciência. O contato da acetona com a pele causa ressecamento, e até dermatites e inflamações. Isso explica os problemas nas cutículas e na região em que é aplicada na hora de retirar o esmalte, que se agravam em quem a utiliza com certa frequência. Devido a todas essas características, esse produto não deveria ser utilizado diretamente sobre a pele.

Em termos ambientais, a acetona também traz efeitos negativos, já que, no ar, seus vapores reduzem a concentração do oxigênio, tornando o ambiente asfixiante e extremamente explosivo. Na água, é prejudicial à fauna e à flora, sendo biodegradada lentamente. No solo, quando derramada, a parte que não evapora pode atingir os lençóis freáticos, contaminando-os.

Além de acetona, existem também os próprios removedores de esmalte - eles são uma mistura de vários componentes e muitos deles são perigosos à saúde e podem conter: a própria acetona, óleo mineral (um derivado do petróleo), propileno glicol (saiba mais sobre ele aqui), entre outros (a maioria tóxicos).

Muitas marcas se valem da frase "livre de acetona" (ou parecido), como se somente isso bastasse para que o produto não apresentasse um risco potencial à saúde e ao meio ambiente, mas é preciso ter muito cuidado na compra desse tipo de produto e ler atentamente o rótulo.

Diante de tudo isso, pesquisamos a solução caseira mais eficiente e fácil de se fazer, com ingredientes baratinhos que certamente você tem em casa.

Receita caseira de removedor de esmaltes.

• 2 colheres de sopa álcool etílico;
• 1 colher de sopa de açúcar refinado.

Misture os ingredientes e, antes que o açúcar se dissolva no álcool, embeba um chumaço de algodão nessa mistura e aplique sobre a unha em movimentos circulares, até que o esmalte seja removido.

Nessa formulação, o açúcar funciona como um abrasivo que remove mecanicamente o esmalte, enquanto que o álcool vai dissolvendo-o. Uma dica natural para hidratar a região após a aplicação é passar óleo de ricino ou de amêndoas natural . O álcool é antisséptico, menos agressivo e menos tóxico que a acetona, mas também pode causar algum ressecamento na pele; por isso, o cuidado de hidratar a região posteriormente é super importante para a manutenção de unhas e cutículas bonitas e saudáveis.

Bem que gostaríamos de apresentar uma versão totalmente natural para esse tipo de produto, mas infelizmente a própria composição dos esmaltes não permite isso, já que são basicamente uma mistura de solventes, resinas e corantes, compostos sinteticamente em sua maioria.

Optando pelo removedor de esmaltes caseiro sugerido você estará contribuindo com a diminuição do impacto ambiental e mantendo sua rotina de beleza trocando a cor do seu esmalte sempre que desejar e de uma forma mais suave ao seu corpo e à sua saúde.

DICAS DE BELEZA FEMININA .Onde histórias criam vida. Descubra agora