Ficaram horas admirando a bela paisagem, banharam e se arrancharam nas margens, nada mais reconfortante e revigorador. Lembrando sempre do amigo, que ficara para trás, os três resolveram espera-lo ali, até para verificar se Ele estava mesmo com a intenção de ficar por aquelas paragens. Dois dias depois, chegaram os caminheiros que esperavam. De longe o apaixonado os viram e veio depressa ao encontro deles, não que estava arrependido, mas como se diz "amigo é amigo até debaixo d'agua."
Era o momento oportuno para aparar as arestas criadas e focarem no grande sonho que partiram em busca.
Conversaram, riram, contaram anedotas, até sobre a situação que já haviam passado nesta aventura, porque os nordestinos é um povo que tira do sofrimento a alegria de serem felizes e sorrirem, nas anedotas as vezes perde a amizade, como dizem, mas não perde a piada.
Depois de se recomporem, as energias, amizade, acertado novamente com o companheiro namorador, conversado tudo, atravessaram o Rio São Francisco, num lugar por nome Pedras de Maria, porque ainda tinha muitas léguas a serem percorridas. Mas o mais importante o apaixonado resolveu ir embora com os amigos, formando assim, novamente o quarteto original, claro, formado depois da morte de Francisco Dois.
Como, não eram bobos, absorveram todas as histórias, que lhes contaram. Viram que tinha de projetar etapas de viagem e ter como ponto de saída e ponto de chegada.
Assim sendo daria mais tempo de irem se organizando financeiramente, nos serviços que lhes ofertavam pelo caminho. Objetivo agora era vencer o trecho da estrada até a cidade de Montes Claros, porque sendo um importante polo regional, lhes traria outras oportunidades, como ganhar dinheiro, para continuar a viagem em outro tipo de condução, que não fosse mais a pé.
Alojados em um canto da estação ferroviária e absorvendo mais traquejo, porque também era o primeiro contato deles com trem de ferro, que não foi nada fácil, nunca viram, assustados e com pouco de cisma, mas viram ali a oportunidade de continuar a jornada, viajando de trem. Fizeram alguns biscates, já que a própria estação lhe proporciona isto, carregar mercadorias, transportar para as pessoas que vinham receber suas encomendas, ficaram por vários dias na cidade se virando como podiam, mas sempre ganhando uns troco.
Quando notaram que tinham o dinheiro suficiente, para pagar as passagens de trem até Belo Horizonte ou até mais além, embarcaram na segunda classe, diga se era mesmo sofrida, bancos feito de madeira, os vagões ficam logo após a locomotiva, aí aja coração, para aguentar os sacolejos, para quem tinha andado somente a pé, progrediram e em muito, fora as paisagens que passavam vistas pela janelinha era fantástico uma experiência única, mas tudo que era bom para um, talvez não seja para todos, logo alguém iria passar mal, enjoo, náusea, tontura e tudo mais, provocados pelos olhares fixos nas janelas, olhando como as arvores passavam rápida, ficando para trás. Refeitos dos sintomas e tirando fora alguns vexames, absorveram toda esta vivencia e passaram a fazer piada uns com os outros e alguns passageiros que eram estranhos, mas estão todos na mesma situação deles, pobres, sobrevivendo com pouco e com ideais bem definidos, irem à procura do eldorado...
VOCÊ ESTÁ LENDO
Saga dos Retirantes da Seca - Bahiana
Adventure"OS RIOS NÃO BEBEM SUA PRÓPRIA ÁGUA AS ÁRVORES NÃO COMEM SEU PRÓPRIOS FRUTOS O SOL NÃO BRILHA PARA SI MESMO AS FLORES NÃO ESPALHAM SUA FRAGÂNCIA PARA SI VIVER PARA OS OUTROS É UMA REGRA DA NATUREZA A VIDA É BOA QUANDO VOCE ESTÁ FELIZ MAS A VIDA É MU...