Cansados e porque não dizer, esgotados fisicamente, psicologicamente, moralmente pois nunca você é tratado dignamente, as vezes como uma escória da sociedade, fora da realidade, tudo, e todos os tipos de preconceitos da época, uma situação muito difícil, eram retirantes em busca de lugar ao sol, de dias melhores, buscando solidificar em outras paragens, que nem sequer, faziam ideias como viveriam ,nestes mundão novo, estranho, de costumes e pessoas que jamais imaginariam, conhecerem, conviverem , porque chegaram, na Capital do Estado mais avançado, é de dar medo mesmo.
Mas como disse, tinham fé, coragem, disposição e eram feitos de fibras, grossas e inquebrantável, apesar de pouca leitura ou quase nenhuma, eram inteligentes, para suportar e transpor, todas as barreiras, que surgiam pelo caminho.
Cidade grande, movimentação de gente, carros, bonde, e muita gente chegando, tanto do Norte, Nordeste, como também imigrantes vindos, de várias partes do mundo. Disseram um para outro, achamos o Eldorado, está todo mundo vindo para cá. Mal sabia eles que ainda estava por vir.
Amontoados em um canto da estação ferroviária, porque tinham que dividirem espaços com todos, que ali estavam, na mesma situação. Crianças, mulheres algumas em situação de quase terem bebê, pessoas de idade, todo tipo de gente, imaginem numa época, este amontoados de seres humanos, com fome, sede, e sem lugar para onde irem, a não ser ficar a mercê, do pessoal do serviço público, que fazendo, grandes esforços, para controlar a situação e dar o mínimo de condições humanas, para todo este povo. Aqui vale salientar que o Estado de São Paulo, passava por uma grande crise, política e Administrativa, oriunda da Revolução Constitucionalista de 32.
Mas as oligarquias Paulistana, constituída na sua maioria pelos cafeicultores, movimentarem-se no sentido de acolher estes imigrantes e migrantes, criando casas de apoio, para abriga-los, até serem direcionados, para áreas de culturas e de desmatamentos, principalmente para a região da Alta Sorocabana e Alta Paulista, onde precisavam de mão de obra, tanto para preparar as terras, como também para cultiva-las.
Nossos heróis, estavam a mercê do pessoal organizadores de despacha-los, isto mesmo era despachados literalmente, porque não tinham opções de escolherem para onde ir, eram submetidos a todo tipo de sorte.
Ficaram ali por vários dias, não era só tristeza, era uma mistura de encantamento, surpresas, pois tudo em São Paulo, lhes traziam novidades e satisfação de terem vencidos a maior parte de suas propostas a de chegarem ao eldorado, a terra dos sonhos e faltavam muito pouco, para conclui-la .
VOCÊ ESTÁ LENDO
Saga dos Retirantes da Seca - Bahiana
Adventure"OS RIOS NÃO BEBEM SUA PRÓPRIA ÁGUA AS ÁRVORES NÃO COMEM SEU PRÓPRIOS FRUTOS O SOL NÃO BRILHA PARA SI MESMO AS FLORES NÃO ESPALHAM SUA FRAGÂNCIA PARA SI VIVER PARA OS OUTROS É UMA REGRA DA NATUREZA A VIDA É BOA QUANDO VOCE ESTÁ FELIZ MAS A VIDA É MU...