Demorou para que Bilbo conseguisse explicar a situação para Gandalf sem quase derreter de vergonha. Sabia que a reação tinha sido boba, mas não conseguia evitar o medo de participar de situações constrangedoras com o tio dos meninos que havia acabado de conhecer. Kili e Fili pareciam jovens muito agradáveis de se conversar, poderia construir uma amizade, quem sabe apresentar Frodo à eles, não tinha certeza se os três estavam na mesma faixa etária. A grande questão era que para poder expandir seu círculo social teria que primeiro acertar as contas com o tio deles - e devolver seu guarda-chuva!
Gandalf escutou toda a história atentamente, como se fosse uma professora do jardim de infância se esforçando para entender as palavras de seus alunos que ainda estavam aprendendo as vogais. Manteve as mãos cruzadas embaixo do queixo e concordava com um resmungo e um aceno de cabeça a cada término de frase. E quando todo o drama foi contado detalhe por detalhe, ele respirou fundo e disse com a voz mais séria que pode fazer:
- Ele vai estar aqui amanhã.
Para Bilbo, naquele momento, seria melhor ser atingido na cabeça. Todo o estresse que tinha colocado para fora ao falar sem parar voltava em um único baque, levando-o a falar com um guincho:
- Amanhã?!
- Sim, amanhã.
- E por quê tão cedo? - começou a andar tão rápido de um lado para o outro que poderia abrir um buraco no assoalho da loja.
- É claro que não é cedo! Nossos produtos são muito bons, se o senhor ainda não notou, senhor Bolseiro. Ele disse que aprovou as mercadorias que havia comprado apenas pela consulta de qualidade e me ligou pouco antes de você chegar me avisando de que viria amanhã mesmo, o mais rápido possível, para repor todo o estoque da sua cafeteria!
O contraste da animação de Gandalf era altamente claro com a fumaça comicamente quase visível saindo das grandes orelhas do seu pequeno amigo se desfazendo em ansiedade. Sendo obrigado a seguir o homenzinho andando de um lado para o outro e já ficando zonzo com a movimentação, Gandalf o segurou pelos dois ombros e sorriu o mais doce que pode.
- Bilbo Bolseiro, dessa maneira que você se encontra agora, não vai me ser muito útil pelo resto do dia. Eu sugiro que você tire o resto do expediente para descansar ou resolver assuntos pessoais. Espero que eu lhe encontre cem por cento para me ajudar durante o dia que virá!
Sendo assim, foi empurrado para fora da loja sem mais nem menos, com tamanha aspereza que quase se viu de cara com a calçada. As pessoas de grande estatura pareciam não ter muita noção de sua força quando empurravam pessoas para fora de seus estabelecimentos. Bilbo já estava quase se acostumando com o novo hábito de despedida com que estava sendo apresentado com tanto respeito!
Foi apenas no caminhar lento para casa que conseguiu colocar sua cabeça para funcionar da maneira correta e lembrar que no dia seguinte era para ser seu dia de folga, pode sentir a dor do descanso perdido que trouxe de mãos dadas uma bela de uma enxaqueca. Tinha que pensar melhor e com clareza sobre o amanhã, as atitudes que havia decidido tomar nos últimos dias não pareciam muito educadas de sua parte, primeiro que ainda não havia devolvido o guarda-chuva que emprestou, segundo que não perguntou o nome do dono da cafeteria e terceiro que não conversava com Frodo há dois dias! Que tipo de tio preocupada e Bolseiro com classe estava sendo?
Aproveitando que estava com o resto do dia livre, já que Gandalf usou de toda sua estranheza para dar-lhe um dia de descanso ao mesmo tempo que tirava seu dia de folga, discou o número de telefone de seu sobrinho, escutando a voz do jovem um pouco distante do outro lado da linha.
- Tio Bilbo? - a frase terminou com um som abafado de algo caindo.
- Frodo?
- Oi tio, tudo bem? O que tem acontecido de tão interessante que o senhor não tem me ligado? - Sua voz cada vez mais alta.
VOCÊ ESTÁ LENDO
Tempestade de Café
عاطفيةBilbo percebe que esqueceu seu guarda-chuva em casa, apesar de ter certeza de o ter pego. No desespero de não se encharcar, ele busca abrigo no estabelecimento de um barista um tanto quanto rude.