Certa manhã, dois colegas de trabalho de Sebastian, que diziam ser também seus amigos, apareceram na chácara. O motivo da visita, afirmaram, era só que estavam com saudades. Surpreso, já que não os esperava, Sebastian os convidou para um churrasco na piscina.
Benício não os conhecia, mas presumiu, pela forma eufórica com que os cães os receberam e pela familiaridade que demonstravam com o interior da propriedade, que frequentavam o lugar com habitualidade. Não estava com vontade de socializar com estranhos, pois sabia que, se descobrissem que era o ex-companheiro daquele homem cujo desaparecimento aparecera na TV, passariam o resto da tarde fazendo perguntas, mas se esforçou, em nome da boa educação, em ser tão atencioso e hospitaleiro quanto o anfitrião.
Não demorou, entretanto, a se sentir desconfortável, pois percebeu, nos olhares que os dois trocavam entre si e nos que lhe lançavam, um quê de despeito e até mesmo de hostilidade. Os visitantes, desde o momento em que chegaram, analisavam-no. Era nítido que não esperavam encontrá-lo ali e que sua presença os incomodava.
Sebastian, ocupado com a churrasqueira, perguntou se alguém poderia pegar algumas bebidas. Benício, sem pensar duas vezes, ofereceu-se, pois queria se afastar, ainda que por um momento, da atmosfera tensa que aqueles dois haviam criado.
Quando levantou-se e caminhou em direção à casa, escutou cochichos e risos abafados que fizeram com que seu sangue fervesse. Resistindo à vontade de dar meia volta e confrontá-los, pois não queria criar uma cena na casa dos outros, respirou fundo, seguiu em frente e pegou o que precisava na geladeira.
Quando retornava, parou um instante na soleira da porta e ficou a observar, em silêncio, Sebastian. O amigo usava apenas um short de banho. Reparava no contorno suave dos seus ombros, na sua pele dourada sob os raios solares, no rosto de cabelos claros que caíam sobre os olhos cor de esmeralda. Os outros dois, agora sentados na beira da piscina, conversavam de modo descontraído. Em roupas de banho, exibiam corpos bonitos e lançavam ao anfitrião, de tempos em tempos, olhares provocativos.
Benício experimentou uma sensação amarga.
Permaneceram um final de semana inteiro hospedados na chácara, cercando Sebastian como lobos a um cordeiro, sem obter porém sucesso no que pretendiam. Benício sentiu-se aliviado quando foram embora, mas não inteiramente, pois dentro de si crescia um sentimento novo que o deixava confuso e hesitante. Sebastian, percebendo algo de diferente em seu comportamento, refletia sobre qual seria o motivo.