Capítulo 06 - Os Primeiros Sacerdotes

11 2 0
                                    


Poderíamos começar este capítulo afirmando que os Levitas, da tribo de Levi, são considerados os primeiros sacerdotes tanto no mundo judaico quanto no cristão. No entanto, ao fazê-lo, estaríamos ignorando toda a história anterior. Os Levitas podem ser identificados como os primeiros sacerdotes em uma ordem histórica que nos foi transmitida de forma direta por YHWH, mas não devemos esquecer dos sacerdotes que precederam a eles.

Antes de discutirmos o pastorado ocidental (atual), gostaria de explanar sobre a linhagem sacerdotal que ao longo da história persiste até a chegada do Messias. Sendo assim, talvez você tenha notado que as Escrituras nos revelam inúmeros sacerdotes anteriores aos Levitas, e compreender essa história é crucial para alcançarmos o resultado final deste livro, que busca esclarecer o verdadeiro significado dos dízimos e ofertas, além de corrigir qualquer mal-entendido causado por instituições religiosas e por líderes mal intencionados ou ignorantes no assunto.

Adão... Sem dúvida, podemos considerar Adão como o primeiro sacerdote original mencionado nas Escrituras. Ele foi criado, separado e desfrutava de um contato direto com YHWH, mantendo um relacionamento pessoal e próximo. Caminhava e conversava com YHWH, compartilhando comunhão por meio de palavras, muitas vezes apenas em espírito.

De maneira intrigante, em Gênesis 3:21, YHWH confecciona vestimentas de pele de animal para Adão e Eva, cobrindo assim sua nudez e vergonha. A presença de sacrifício de sangue indica a provisão necessária para a expiação dos pecados.

"Fez o Senhor Deus vestimenta de peles para Adão e sua mulher e os vestiu." Gênesis 3:21 (Bíblia ARA)

Sendo assim, ainda em Gênesis, foi estabelecido o modelo de sacerdócio que se tornaria padrão para os Levitas, antes mesmo da existência das 12 tribos de Israel e dos próprios Levitas, Moisés e Arão.

Posteriormente, encontramos esse mesmo padrão em Gênesis 4:2, onde Caim representa o Sacerdócio Terreno e Abel, o Sacerdócio Celestial. Caim tenta, em Gênesis 4:3, alterar a ordenança de YHWH sobre o sacrifício, mas é rejeitado por YHWH.

"Depois, deu à luz a Abel, seu irmão. Abel foi pastor de ovelhas, e Caim, lavrador.

Aconteceu que no fim de uns tempos trouxe Caim do fruto da terra uma oferta ao Senhor." Gênesis 4:2-3 (Bíblia ARA)

Em Gênesis 4:4, Abel oferece seu sacrifício de acordo com os Estatutos de YHWH, apresentando as partes gordas das primícias de seu rebanho. Abel, como pastor de ovelhas, tinha os recursos adequados para o sacrifício, ao contrário de seu irmão Caim.

"Abel, por sua vez, trouxe das primícias do seu rebanho e da gordura deste. Agradou-se o Senhor de Abel e de sua oferta;" Gênesis 4:4 (Bíblia ARA)

A gordura pertencia a YHWH.

"Também tomarás toda a gordura que cobre as entranhas, o redenho do fígado, os dois rins e a gordura que está neles e queimá-los-ás sobre o altar; mas a carne do novilho, a pele e os excrementos, queimá-los-ás fora do arraial; é sacrifício pelo pecado." Êxodo 29:13,14 (Bíblia ARA)

A rejeição da oferta de Caim o leva a matar seu irmão Abel, movido pelo ciúmes e por seu fracasso como sacerdote terreno.

Assim como nos foi revelado o sacrifício da expiação, é nos revelado que o sacerdócio terreno, de alguma forma, sempre tentará eliminar ou esconder o sacerdócio celestial. Apesar de parecer um tema complexo, ficará bastante claro ao longo desses capítulos.

Até este ponto, é importante compreender que desde o início da criação, sempre houve sacerdotes escolhidos por YHWH. Estes sacerdotes escolhidos mantêm uma conexão direta com Ele, seja por meio do Messias ou de Seus Mensageiros. Isso contrasta com a prática contemporânea, na qual muitos se autodenominam pastores de ovelhas, quando, na realidade, muitos deles, ou em sua maioria, não passam de líderes religiosos de instituições humanas sem nenhuma conexão com os Estatutos e Ordenanças de YHWH.

OS 3 PILARES DA FALSA IGREJA - TEMPLO, PASTORADO E DÍZIMOOnde histórias criam vida. Descubra agora