consertar você

9 1 0
                                    


Eu quero consertar você. Acabar com toda a sua dor. 


Que arrogância a nossa presumirmos que somos boas pessoas. Não somos suspeitos para concedermos a nós mesmos tal atestado de bondade?

Não confie em ninguém que se defende citando a própria bondade, pois essa virtude, quando existe, não é atestada por nós mesmos, mas pelas testemunhas de nossos atos.

Ninguém perguntou, mas supondo que sim, que alguém me perguntasse se me considero uma boa pessoa, eu responderia que não.

Já me considerei bom, hoje não. Apesar de eu considerar que as minhas atitudes recentes não representam quem eu sou, esse é o testemunho que tenho dado: não sou uma boa pessoa.

Há coisas que não podem ser revertidas, a confiança quando se perde, demora-se a reconquistar, às vezes nunca mais. Há impressões que não se apagam. Há decisões que mancham para sempre a nossa reputação.


Há palavras que se dizem e coisas que se fazem que não escapam da memória, não importando se você irá mudar. Para os outros você será sempre a pessoa que disse ou fez aquilo certa vez, e não quem você é hoje, que talvez seja alguém melhor.

Mas não, não sou boa pessoa. Sequer uma pessoa melhor. Tudo o que sou é caos e confusão, com momentos isolados de lucidez. 

Eu quis tanto e tanta coisa. Sonhei tanto, até me perder. Pensava que meus sonhos podiam se realizar.

Hoje não sei. Na verdade, oscilo entre não saber e desacreditar, mas sempre me limito a afirmar incerteza e não dúvida.


Deixa eu consertar você. Acho que eu consigo. Será a maior realização da minha vida. Deixa eu tentar, tentar te consertar.

Eu preciso de conserto também.

Sabe, as palavras que saem de mim, parecem sempre confusas e ridículas, no entanto espero que signifiquem algo, e não apenas para mim. A minha escrita é sobre isso: eu quero consertar alguém, porque eu também preciso de conserto. Não sei se eu posso ser consertado, mas em muitos casos por aí ainda tem jeito. O ato mais nobre de uma vida não é dar ao outro algo, mesmo que lhe falte?

E como minhas palavras podem ajudar? Não sei. Às vezes, encontrar um texto que expresse a sua situação é o suficiente. Às vezes, é em uma mensagem, um texto ou um poema que você encontra abrigo durante a tempestade.


Se cuida, fica bem.


Palavras Não BastamOnde histórias criam vida. Descubra agora