Capítulo 08

6 4 0
                                    

— Cândida, por que me escondeu o fato de minha madrasta estar voltando?! Sabe muito bem que não quero aquela parasita por perto.

— Senhora, por favor...– Pedia a mulher.

— Eu não dou de vestir a Laura para isto, vá para o seu quarto antes que eu perca a cabeça!!

À medida que Isabel desferia seus insultos acalorados, Cândida, normalmente firme e dedicada, encontrava-se vulnerável diante da tempestade de palavras. As lágrimas começaram a deslizar por seu rosto, uma expressão de dor e surpresa perante a intensidade da raiva de Isabel.

Gonçalo, ao lado de Laura, observava a cena com uma expressão inexpressiva, incapaz de intervir diante da erupção emocional que se desenrolava na cozinha. A apreensão marcava o rosto de Laura, que não conseguia compreender totalmente o motivo por trás da explosão de raiva de Isabel.

Isabel, por sua vez, mantinha sua postura desafiadora, mas um momento de hesitação atravessou sua expressão enquanto encarava Cândida em lágrimas. A tensão no ambiente tornou-se palpável, como se o peso das palavras proferidas reverberasse além do seu intento original.

A cozinha, antes um refúgio familiar, transformou-se em um campo de batalha emocional, onde as feridas antigas e as frustrações latentes emergiam à superfície. O silêncio que se seguiu às palavras cortantes de Isabel era preenchido apenas pelo soluçar de Cândida e a respiração pesada dos presentes, cada um lidando com as repercussões do conflito de maneiras distintas.

A moça dos cabelos castanho-avermelhado subiu as escadas com passos pesados, o semblante ainda carregado de raiva. Laura a seguia com uma expressão de preocupação, tentando entender o que havia desencadeado toda aquela explosão emocional.

Enquanto isso, Gonçalo e Cândida ficaram sozinhos na cozinha, envolvidos no silêncio tenso que persistia após o confronto. Gonçalo, ainda sem expressão, aproximou-se de Cândida e pegou um copo, enchendo-o com água da jarra que estava na pia. Ele estendeu o copo para Cândida, cujas mãos tremiam enquanto ela o recebia.

Com um olhar de interesse, Gonçalo observou Cândida beber a água, sua expressão indicando uma mistura de compaixão e curiosidade, mas ofuscadas pela malícia. Era como se, naquele momento de vulnerabilidade, ele visse uma faceta de Cândida que raramente emergia na rotina da casa. O ambiente silencioso, interrompido apenas pelo som do líquido sendo consumido, criava um cenário de introspecção e reflexão, enquanto Gonçalo tentava decifrar as complexidades que envolviam sua dedicada empregada:

— Se estivesse comigo, mandaria nesta casa e enfrentaria Isabel como nunca, mas... enfim.

— Eu nunca vou cometer isto, por mim mesma e principalmente pelas suas duas esposas e por sua filha.

— Não sabe o que está perdendo. – Respondeu com as mãos no bolso e olhando para baixo, Cândida percebeu a mensagem e saiu imediatamente deixando o homem debochando daquela reação.

Isabel estava sentada em sua cama enquanto Laura ficou parada na frente do monumento de descanso da amiga, a moça dos cabelos loiros, lisos e cumpridos se sentou ao lado de Isabel que cessava seu ódio por toda aquela situação aos poucos. Laura se lembrava das palavras que Isabel dizia para sua tia, sobre a senhora se sujeitar a tais coisas em troca de seu sustento, ela se deparou com um momento ambíguo, entre apoiar sua amiga em um momento difícil ou apoiar alguém de seu sangue.

Marionetes Do PoderOnde histórias criam vida. Descubra agora