CAP 1 - REBRANDING

45 4 1
                                    

A luz da tela incomodava os olhos de Ed. Ele não conseguia enxergar muito bem quem estava do outro lado. Sabia que lá tinha alguém, uma sombra que parecia ser masculina. A silhueta humanóide manipulava a imagem de seu corpo para adequá-la ao novo visual que era moda em ADLand. O 3D vinha sendo muito usado pelos mascotes e, principalmente, pelos assistentes que moravam em Bot Ville. Era mais do que o novo preto, era o dress code que vendia e agradava os consumidores.

Ed torceu o nariz ao se lembrar de Bot Ville e de seus assistentes. Não gostava deles. Eram todos metidos, com seus headsets piscando irritantemente o tempo todo. Ain, mas eu sou a voz que representa a minha marca, nhém nhém nhém. Papo furado. Por ele, continuaria como mascote e vivendo em Mascot Ville. Para que mudar? Intimamente, porém, Ed conhecia os "para quês" e "porquês" daquela mudança.

Nascido em 1984, Ed deu seus primeiros passos quando a Education, antes Éducation, deixou de lecionar somente francês e passou a priorizar o inglês, fazendo-se necessário uma brand persona como forma de reposicionar a marca no competitivo mercado de idiomas. Mesmo com todo o planejamento publicitário para fazer essa mudança, o sucesso astronômico de Ed e do seu jingle "I'm Ed and I'm Ready" foi uma grata surpresa; abrindo espaço para o lançamento de brinquedos, CDs e diversos produtos licenciados.

Assim, Ed reinou por anos, até o surgimento de novos concorrentes. Alguns deles, como o aplicativo Bilínguo e a plataforma de estudos on-line Brain Brazil obrigaram a Education a reformular o seu projeto e relançá-lo como um assistente virtual, a fim de acompanhar as novas tecnologias de relacionamento das marcas com seus clientes.

E depois de 40 anos de hegemonia como "garoto-propaganda", Ed teve que deitar na superfície branca e fria daquele programa de edições para se adequar aos novos padrões visuais. Será que vão me deixar fortão que nem aquele mascote de produto de limpeza? Aí, sim! A voz da silhueta do outro lado do monitor interrompeu seu o processo imaginativo. Ele aproximou as orelhas de cartoon da tela para ouvir alguma coisa vinda do mundo real.

— Eu parei um pouquinho para almoçar e agora vou terminar esse design do novo mascote, antes que estoure o deadline de novo — informou a sombra para alguém do outro lado. Algumas palavras indistinguíveis foram trocadas e um silêncio inseguro se fez.

Ed viu o cursor do mouse flutuar do monitor até seu rosto. Envergou os olhos quando a seta branca pousou em seu nariz e começou a apagá-lo rapidamente.

— Ei! Peraí, amigo! — Ed tentou protestar e começou a rir involuntariamente. — Isso faz cosquinha, cara!

A risada jovem e robótica de Ed encheu o lado de dentro da tela do monitor e ganhou todos os espaços do programa de edição onde ele estava deitado. Por questão de segundos, a pessoa que manipulava o desenho no mundo real pensou ter ouvido uma risadinha vinda da boca sorridente do desenho, mas rapidamente afastou esse pensamento julgando ser aquilo uma alucinação, afinal não tinha almoçado direito. Balançou a cabeça e voltou ao trabalho.

Entre cócegas e sensações desagradáveis, Ed teve sua figura reformulada. Adormeceu durante o processo e acordou somente em sua casa, em Mascot Ville... O primeiro suspiro que deu para aquela manhã poente foi assustado. Apalpou o seu colchão, sua cama, até chegar numa perícia pouco segura no próprio corpo. O que vinha a seguir injetou nele uma boa dose de ansiedade.

Já no salto da cama, percebeu que suas pernas estavam esguias como nunca tinham sido. Olhou para os pés, a uma boa distância do seu nariz, agora mais aquilino. Correu em direção ao espelho, curioso para conferir os resultados daquela metamorfose.

Avaliou o rosto anguloso de traços adultos, os cabelos amendoados em topete para trás.... Era mesmo inacreditável que no espaço entre "dormir" e "despertar", Ed deixou de ser um menino e se transformou em um jovem na casa dos 20 anos, alto e magro, usando jaqueta azul com linhas vermelhas e trazendo o logo, também redesenhado, da Education na altura esquerda do peito.

Brand LoversOnde histórias criam vida. Descubra agora