Programa Fogo na Conversa: Último Bloco - Parte 1

15 2 0
                                    

A câmera abre com nosso apresentador sorrindo. Ele fez questão de mostrar os dentes para cada uma das 5 que o estúdio contava. E como eram brancos aqueles dentes. O país ficou por dois minutos e meio assistindo Ciro com aquele terno grafite listrado e rosto imóvel, mas a cabeça sempre balançando enquanto a orquestra da casa tocava o tema do programa.
Essa cena bizarra é usada até hoje na internet para ilustrar creepypastas e memes que representam terror.
Uma assistente de palco ficava igual louca correndo de um canto pro outro tentando mostrar uma placa para ele. Até que Ferreirão furioso entregou uma camisa para moça e a mandou subir ao palco e ficar do lado de Ciro. Ela entrou também com sorriso no rosto. Ficou ao seu lado e esticou uma bela peça preta de manga longa e botões brancos.
Ele desfez o rosto estático e leu no teleprompter o anúncio da camisaria Apollo, que pagou uma pequena fortuna por aqueles 30 segundos.
E já emendou com a marca Eletrobox de refrigeradores e freezer.
A noite ainda prometia, mas ninguém poderia imaginar as emoções por vir.
- Enfim chegamos ao último bloco do meu, do seu, do nosso Fogo na Conversa!
A plateia entoava um som de desânimo que foi ensaiado no intervalo com as assistentes de palco.
- Mas não fiquemos tristes, esse também vai ser o bloco mais quente de todos!
Realmente seria, mas nem o próprio Ciro poderia saber o quanto seria mais quente.
- Pessoal, antes do debate aberto entre nossos participantes teremos uma participação extraordinária e muito especial. Ele, que é pesquisador chefe e professor da Universidade Nacional, engenheiro civil e matemático, ex chefe de gabinete do Ministério de Ciência e Tecnologia. Com vocês, o Professor Doutor Teobaldo Spitzen!
Nunca se viu tanto esforço por parte das assistentes para pedirem aplausos naquele programa. E nunca um público teve que aplaudir tanto um desconhecido com currículo tão ilustre no auditório. A câmera fechava em sorrisos e olhares confusos.
O homem apareceu no palco praticamente marchando, o verde daquela farda causou silêncio na plateia. O coturno brilhava refletindo a luz do auditório e as medalhas reluziam. Estava impecável, nenhum fio de cabelo escapava da brilhantina no cabelo preto.
- Você se esqueceu de mencionar que eu sou Tenente Coronel do Exército Nacional e que estive a frente de grandes campanhas para salvar o país dos perigos internos e estrangeiros. Mas fique tranquilo, pois meu assistente pessoal vai deixar com a produção os dados completos.
- Evidente que sim senhor Coronel Spitzen!
- É Tenente Coronel.
- Sim, claro Tenente Coronel. Nossa equipe aguarda sua atualização. Mas enquanto isso gostaríamos de saber a posição de um homem da ciência em nosso quadro para entender melhor o que está acontecendo no país. Não sei se o senhor sabe, mas nesses dias de carnaval as pessoas têm relatado avistamentos de luzes no céu e outros fenômenos estranhos em algumas cidades até próximas no interior do país. Inclusive as pessoas e a imprensa têm chamado esse grupoe de cidade de Triângulo das Luzes, porque o conjunto delas no mapa ganhou esse formato.
O militar sorria e balançava a cabeça o tempo todo em que o apresentador lhe relatou a situação.
-O senhor parece ter uma opinião sobre isso, ou quem sabe uma resposta concreta, o que não seria uma surpresa se considerarmos sua formação acadêmica e sua posição institucional. O senhor tem autorização para compartilhar com nossa audiência? O senhor tem o privilégio de se comunicar com todo o país!
- Primeiramente Ciro, posso afirmar pra você e toda sua audiência que na verdade não há nada para se preocupar! Toda essa história que vem sendo dita na imprensa nesses dias não passa de histeria coletiva e oportunismo. O que existe na verdade é um grupo de pessoas espertas e desonestas que se aproveita da crença de pessoas simples e impressionáveis.  As pessoas estão vendo luzes de aviação e fenômenos naturais que nunca viram antes, pessoas assustadas sabe? E um grupo de charlatães, pois é isso que eles são, estão aproveitando a onda para espalhar suas mentiras! É triste de ver gente assim tirando vantagem de pessoas ignorantes, que muitas vezes não sabem nem assinar o próprio nome!
- Então para o senhor as luzes que atravessaram o céu nesses dias, os encontros com seres estranhos, os fenômenos relatados inclusive pela polícia não passam de engano?
- Sim, e temos também as farsas montadas por pessoas que se promovem com essa história. Inclusive meios de comunicação famosos! Mas todos serão responsabilizados no devido momento.
Ao dizer isso, o militar bate levemente três vezes no púlpito. Foi o suficiente para Ferreirão sentir a respiração ficar difícil, a visão ficar turva, depois tudo escureceu. A produção correu para acudir. Nos bastidores precisaram de 6 homens para colocar todo ele na ambulância.
Ciro foi comunicado no ouvido sobre o ocorrido, e partir daquele momento ele seria a pessoa com mais tempo de casa, o programa era dele como sempre deveria ter sido.
Ele olhou para os convidados da noite e tinha um soldados em pé ao lado de casa um. Entendeu que não poderia mais contar com a participação deles.
- Tenente Coronel Spitzen, um dos nossos convidados, o senhor João Valente, nos trouxe imagens, vídeos e documentos que afirmam ser sobre a presença de coisas que não são desse mundo como avistamentos de objetos voadores e encontros com seres estranhos!
- Eu já conheço o senhor Valente de longa data, já tivemos discussões em outros lugares posso afirmar com toda certeza que esse material é falso ou é enganoso!
- Então nós poderíamos colocar as imagens aqui no ar e o senhor avaliar para o país entender melhor?
Ele abriu um sorriso olhando para as câmeras, no que durou uns 10 segundos. Pareceu uma eternidade. Depois mirou bem nos olhos de Ciro sorrindo e querendo chutar-lhe a cara com seu coturno até amassar maquiagem com o crânio.
- Isso não será necessário Ciro, eu já vi tudo com meus próprios olhos e como eu já disse, não tem nada ali para se ver. É tudo uma mistura de fotos montadas e fenômenos naturais mal interpretados!
- Entendo. Responde Ciro concluindo como seria difícil colocar o material no ar.
Aquilo estava sendo uma decepção. Depois de atingir vários picos de audiência, o programa caminhava para encerrar sem entregar ao público o que passou a noite inteira prometendo.
Ele precisava pensar rápido, ainda tinha meia hora de programa. Escreveu um bilhete enquanto a câmera fechava no oficial. Chamou uma assistente e mandou-a levá-lo para os bastidores. Nenhuma das câmeras a registrou também.
- Ciro, tornou o tenente coronel, lá no ministério nós tinhamos muitas dessas fotografias, rolos de gravações, e nenhum deles resistem ao exame de especialistas militares. Até documentos com assinaturas falsas nós recebemos.
- Mas isso é muito grave Tenente Coronel Spitzen! O que está sendo feito sobre isso?
- Perfeitamente Ciro! Mas como isso não é necessariamente uma ação subversiva, nós temos deixado esse assunto para o Comitê Científico do Interesse Nacional, que aponta quando o material é fraudulento,  quando se trata de ilusão de ótica ou defeito nas fotografias. Sabe, como dupla exposição, reflexo do sol. Enfim, não chegam a ser um caso de segurança nacional. A maioria não vai nem para análise.
- E evidentemente são descartados. Completou Ciro. Por acaso já foi encontrado algum material que não se enquadrava como fraude, ilusão de ótica ou que fosse um defeito de imagem?
- Posso atestar que nunca foi encontrado nada que não se enquadrasse nessas categorias!
O homem ficou claramente alterado com essa última colocação. Pareceu desconfortável puxando a gola da farda.
- Geovani, na escuta? Você me ouve aí?Perguntou Ciro olhando o Tenente Coronel Spitzen bem nos olhos.
Uma voz no alto falante do auditório ecoou.
- Na escuta Ciro, tudo certo aqui!
- Geovani é nosso assistente de produção. Disse o apresentador se dirigindo ao oficial, você poderia rodar aquele arquivo para nós?
- Claro que sim Ciro!
- Então coloca na tela para o público ver!
Primeiro Ciro não falou nada, apenas deixou passar as imagens na tela. O que se viu foram imagens muito nítidas de objetos estranhos sobre cidades conhecidas, sobre campos e sobre os mares. Fotos de seres, que pareciam gente, mas não eram gente. Coisas diferentes. Alguns vivos interagindo com militares, com homens de jalecos brancos, homens em ternos pretos. Em algumas fotos esses seres pareciam estar mortos. A maior parte da população da época não estava acostumada a ver nada parecido se não em filmes e o que estava ali era bem diferente dos filmes. As pessoas ficaram chocadas. Pessoas teriam problemas para dormir durante dias, crianças chorarariam de medo. Mas os indicadores diziam que ninguém desligou a tv.
O Tenente Coronel Spitzen estava de rosto vermelho e pescoço inchado, os olhos faiscavam de raiva.
- Tudo isso é falso e eu posso provar! Disse o militar.
- O espaço aqui é democrático Tenente Coronel Spitzen! O senhor tem o microfone. Disse Ciro.
Ele apostava que apesar dos tempos que o país vivia, ninguém tiraria do o programa mais popular da maior emissora do país. Além disso seus patrões tinham boas relações com os generais. Era uma aposta muito alta.
- Vocês não deviam estar passando isso! Disse o oficial. É um caso de segurança nacional e eu vou acionar as autoridades competentes.
- Achei que esses casos não fossem de segurança nacional, que nem merecessem atenção do governo. Mas se o senhor não tem interesse em comentar eu vou chamar o senhor Valente para nos ajudar!
- Olha, o senhor não se atreva, porque eu vou chamar...
- Ciro, nós temos uma ligação urgente! Disse Geovani da produção no alto falante.
- E o que poderia ser tão urgente Geovani? O clima aqui embaixo está pegando fogo.
- Só posso dizer que foi autorizado a entrar no ar. A ordem veio lá de cima! Estão dizendo que é prioridade.
O Tenente Coronel abriu um sorriso para Ciro. Tinha certeza que do outro lado da linha era alguém com 4 ou 5 estrelas, com uma divisão sob seu comando. Teria autorização para acabar com aquele circo e dar o devido destino a cada um naquele programa. Principalmente seu apresentador.

Você leu todos os capítulos publicados.

⏰ Última atualização: Aug 28 ⏰

Adicione esta história à sua Biblioteca e seja notificado quando novos capítulos chegarem!

A Noite que olhamos para o céu Onde histórias criam vida. Descubra agora