Este conto foi escrito por livv_cas.
Em uma pequena cidade cercada por montanhas e florestas densas, vivia Lucas, um jovem corajoso e determinado. Lucas nasceu com uma deficiência física que limitava os movimentos de suas pernas, obrigando-o a usar muletas para se locomover. Apesar disso, ele nunca deixou que sua condição o impedisse de sonhar e de se aventurar.
Desde pequeno, Lucas adorava explorar as florestas ao redor de sua casa. Ele tinha uma conexão especial com a natureza e sonhava em descobrir um tesouro perdido nas montanhas. Porém, sua vida na escola não era fácil. Frequentemente, era alvo de bullying e preconceito por parte de alguns colegas que não compreendiam sua determinação.
Certo dia, ao vasculhar os pertences antigos de seu avô, Lucas encontrou um mapa misterioso e antigo. O mapa indicava a localização de um tesouro perdido, enterrado nas profundezas da floresta. Determinado a provar a todos, e principalmente a si mesmo, que era capaz, Lucas decidiu embarcar nessa grande aventura.
A primeira dificuldade foi convencer seus pais a deixá-lo partir. Sentado à mesa da cozinha, Lucas mostrou o mapa com um brilho nos olhos.
— Eu preciso fazer isso, mãe. É mais do que uma aventura; é sobre provar que posso superar qualquer coisa.
— Lucas, isso é perigoso — respondeu sua mãe, preocupada. — E se algo acontecer? E se você se machucar?
— Eu entendo a preocupação, mãe — disse Lucas com firmeza. — Mas preciso fazer isso. Por favor, confie em mim.
Após muita insistência, seus pais finalmente concordaram, com a condição de que ele levasse um rádio para se comunicar e mantivesse contato constante.
Com uma mochila cheia de suprimentos e suas inseparáveis muletas, Lucas partiu ao amanhecer. A floresta era densa e cheia de desafios, especialmente para alguém com sua limitação física. Em vários momentos, ele precisou usar toda a sua força e engenhosidade para superar obstáculos como riachos profundos e encostas íngremes.
Ao atravessar um rio, Lucas teve que construir uma ponte improvisada com troncos caídos. Ele murmurou para si mesmo enquanto amarrava os troncos com cipós fortes:
— Você consegue, Lucas. Apenas um passo de cada vez.
Mais adiante, encontrou um desfiladeiro estreito. Com muito cuidado, ele conseguiu cruzar com sucesso, sentindo cada músculo de seus braços e ombros trabalhando para mantê-lo equilibrado.
O maior desafio surgiu quando Lucas se deparou com uma caverna escura e profunda. O mapa indicava que o tesouro estava no fundo daquela caverna. Ele entrou cautelosamente, usando uma lanterna para iluminar o caminho. A caverna estava cheia de estalactites e estalagmites, e o chão era irregular e traiçoeiro, tornando cada passo um desafio.
De repente, o chão cedeu sob seus pés, e Lucas caiu em um buraco profundo. Ele sentiu uma dor aguda na perna ao aterrissar e percebeu que uma de suas muletas havia se quebrado na queda. Preso no fundo do buraco, com uma perna ferida e uma muleta quebrada, Lucas murmurou, desesperado:
— Não, não agora. Não posso parar aqui.
Mas ele sabia que não podia desistir. Usando a muleta restante, ele começou a escavar ao redor do buraco, procurando uma maneira de sair. Depois de horas de trabalho árduo, ele conseguiu criar uma rampa improvisada com pedras soltas.
— Quase lá — ele murmurou, cada movimento doloroso, mas ele se recusava a parar.
Finalmente, Lucas conseguiu sair do buraco. Determinado a continuar, mesmo com a perna machucada, ele amarrou um pedaço de pano ao redor da muleta quebrada para usá-la como apoio provisório. Seguindo o mapa, ele finalmente chegou a uma câmara iluminada pela luz que entrava por uma fenda no teto da caverna. Lá, encontrou um baú antigo, coberto de poeira e teias de aranha.
Ao se aproximar do baú, Lucas foi surpreendido por uma luz brilhante e figuras místicas surgiram diante dele. Eram guardiões do tesouro, com formas etéreas e olhos brilhantes.
— Quem ousa perturbar nosso santuário? — perguntou um dos guardiões com uma voz ressoante.
Lucas, sem se intimidar, respondeu:
— Meu nome é Lucas. Eu não vim aqui por ganância. Vim provar a mim mesmo e aos outros que, independentemente das limitações físicas, podemos superar qualquer obstáculo com coragem e determinação.
Os guardiões se entreolharam, ponderando suas palavras. Um deles, mais velho e sábio, se aproximou.
— Por que devemos acreditar em você, jovem humano?
— Passei por muitos desafios para chegar até aqui — disse Lucas com firmeza. — Construí pontes, cruzei desfiladeiros e escalei um buraco profundo, tudo com uma perna ferida e uma muleta quebrada. Não estou aqui apenas pelo tesouro material, mas para encontrar força e inspiração.
Os guardiões ouviram suas palavras e viram a sinceridade em seus olhos. Após um momento de silêncio, o guardião mais velho falou:
— Sua coragem e determinação são claras, Lucas. Você demonstrou que a verdadeira força vem do coração e da mente. Você merece o tesouro que procurou.
Ao abrir o baú, Lucas encontrou não só ouro e joias, mas também um diário de um antigo explorador. As páginas do diário contavam a história de um homem que também superou grandes desafios e encontrou seu próprio tesouro, não apenas em riquezas, mas em coragem e persistência.
Ao retornar à cidade, Lucas foi recebido como um herói. Seus pais o abraçaram emocionados.
— Estamos tão orgulhosos de você, Lucas — sua mãe disse, com lágrimas nos olhos.
A notícia de sua aventura se espalhou rapidamente, e todos ficaram impressionados com sua determinação e coragem. Seus antigos agressores se aproximaram e disseram:
— Nunca imaginamos o que você realmente era capaz de fazer. Pedimos desculpas por tudo.
Lucas, com um sorriso, respondeu:
— Obrigado. Só queria mostrar a todos que, independentemente das limitações, podemos superar qualquer obstáculo com coragem e determinação.
Ele provou a todos que, independentemente das limitações físicas, é possível superar qualquer obstáculo com coragem e determinação. Sua história de superação se tornou um exemplo para toda a comunidade, inspirando outras pessoas a perseguirem seus sonhos, independentemente das dificuldades que possam enfrentar.
Deixe seu voto.
VOCÊ ESTÁ LENDO
Projeto Inclusão - Concurso de Escrita.
Short StoryJá pensou no quão pouco de protagonismo os deficientes recebem nos filmes, livros e séries? Então, vamos mudar isso! Dessa vez, nossa autora Lua Santos tomou a iniciativa de criar um evento que conseguisse incluir e protagonizar o romance ou a avent...