O barulho metálico do ônibus ecoava no final de um dia cinzento. Maya Santos suspirou, sua expressão refletindo a frustração de mais uma entrevista de emprego que terminara em decepção. As portas do ônibus rangiam ao se fecharem, marcando o início de sua viagem de volta para casa.
A cidade lá fora parecia esmaecida, uma mistura de luzes de néon e sombras desenhando contornos irregulares. Maya olhava pela janela, perdida em pensamentos sobre as inúmeras chances de entrevista perdida e falou pra si mesma:
- O que foi que fiz de errado? - resmungou a menina - Ja é quinta vez que não passo em uma entrevista.
A luz do luar iluminava o caminho quando Maya desembarcou do ônibus, carregando consigo a bagagem de sonhos não realizado,chegando em casa,viu sua irmã mais nova com os olhos vidrados na TV,a criança deu um pulo ao ouvir o barulho da porta abrir.
Maya forçou um sorriso ao ver Malu, tentando esconder a frustração acumulada. Malu correu até ela, os olhos brilhando de entusiasmo.
- Maya! - exclamou a menina, abraçando-a com força. - O que você trouxe para mim hoje?
Maya soltou um suspiro de alívio e tentou se recompor, ajeitando a mochila.
- Nada de especial, Malu. Só uma noite cansativa, como sempre. - respondeu ela, tentando disfarçar a decepção.
Enquanto Malu se afastava para mostrar um desenho que havia feito, Maya lançou um olhar triste para o sofá onde sua irmã de fato deveria estar. Sua mente estava consumida pela constante sensação de inadequação e pela pressão de ser a principal provedora da casa.
- Como foi seu dia? - Maya perguntou, mudando de assunto para manter a conversa leve.
Malu, toda animada, começou a contar sobre um desenho que ela estava fazendo na escola, sua animação era um contraste refrescante com o cansaço de Maya. A distração ajudava, mas Maya não conseguia afastar o peso de sua própria frustração.
Maya percebeu que já era sete da noite e sabia que era hora de preparar o jantar para ela e Malu. Ela se levantou do sofá, dando um beijo na testa de Malu.
- Vou preparar algo para a gente comer, ok? - disse Maya com um sorriso forçado. - Fique aqui e termine seu desenho, e depois vamos comer juntas.
Malu acenou entusiasmada e voltou a se concentrar no desenho que estava fazendo. Maya se dirigiu para a cozinha, onde começou a preparar um jantar simples. Enquanto cortava os vegetais e esquentava o arroz, seu pensamento ainda estava em sua frustração com as entrevistas de emprego. Ela tentava se concentrar em algo mais imediato, mas sua mente vagava para o que poderia ter sido e o que ainda poderia ser.
O aroma do jantar começava a preencher a casa, e Maya pensou em como estava difícil equilibrar tudo. Ela sentia o peso da responsabilidade em seus ombros, mas tentava manter o semblante para Malu.
Depois de servir o jantar, Maya chamou Malu para a mesa, e as duas comeram em um silêncio confortável. Malu falava animadamente sobre seu dia e os planos para o próximo, enquanto Maya ouvia, tentando não deixar sua própria inquietação transparecer.
Enquanto limpava a mesa depois da refeição, alguém bate a porta e Maya decide ir ver quem era. Era a síndica.
- Maya, O aluguel já está atrasado faz uma semana - disse a síndica.
- Sra. Ana, isso é tudo que tenho - disse Maya, entregando o resto do dinheiro que tinha.
A síndica, Sra. Ana, olhou para o dinheiro com uma expressão impassível.
- Não é suficiente, Maya. Você precisa pagar o restante até o final da semana ou teremos que tomar medidas. - afirmou ela, cruzando os braços com uma expressão de preocupação e frustração.
VOCÊ ESTÁ LENDO
Entre as sombras do progresso
Mystery / ThrillerNa tranquila cidade de Campinas, o prestigiado "Colégio Progresso" é visto como um símbolo de excelência. Mas por trás de suas paredes, algo sinistro se esconde. Quando Maya Santos, uma jovem e determinada guarda noturna, assume o posto após o miste...