Capítulo 1

103 15 6
                                    

Um Dia de Aromas e Clientes

Beatriz Alencar

Trabalhar numa perfumaria chique é tipo uma montanha-russa de emoções, sério mesmo.

Acordo cedo pra caramba, porque a loja abre às 9h e eu preciso estar toda arrumada. Meu cabelo decide ter vida própria hoje, tá um ninho de passarinho. Depois de uma luta ferrenha com a chapinha, consigo domar a juba. Maquiagem básica, mas chique - afinal, trabalho numa loja de luxo, né? Não dá pra aparecer com a cara lavada.

Chego na loja faltando 15 minutos pra abrir. Nossa gerente, a Cris, já tá lá, toda serelepe:

- Bom dia, Bia! Preparada pra mais um dia de vendas?

Forço um sorriso. A Cris é gente boa, mas às vezes ela exagera no otimismo logo cedo.

- Claro, Cris! Nasci pronta! - respondo, tentando soar animada.

Mal entro e já sinto o cheiro característico da loja. É uma mistura de todos os perfumes caros que a gente vende. No começo, achava enjoativo, mas agora já me acostumei. É como se fosse o cheiro do dinheiro, sabe?

A loja é toda chique, com prateleiras de vidro, luzes indiretas e uns sofás de couro branco que parecem nunca ter sido usados. Tudo muito clean e sofisticado. Dou uma ajeitada nos frascos, verifico se tá tudo nos lugares certos. A gente tem que ser mega cuidadosa, porque tem perfume aqui que custa mais que meu salário do mês.

As portas se abrem e começa a loucura. Logo de cara, entra uma senhora toda produzida, cheirando a dinheiro. Ela olha em volta como se estivesse perdida numa floresta de frascos.

- Bom dia, senhora! Posso ajudar? - pergunto, me aproximando com meu melhor sorriso de vendedora.

- Ah, sim, querida. Estou procurando um presente para minha nora. Algo... elegante.

Tradução: ela quer algo caro pra impressionar. Conheço o tipo.

- Claro! Temos ótimas opções. A senhora tem alguma preferência de fragrância?

- Nada muito doce. Ela é advogada, sabe? Precisa de algo... sério.

Levo a senhora pra seção de perfumes mais caros e sofisticados. Mostro algumas opções, falando sobre notas de cabeça, coração e fundo como se eu fosse uma expert em perfumaria (o que, convenhamos, eu meio que sou depois de tanto tempo aqui).

- Este aqui é perfeito para uma mulher moderna e sofisticada - digo, mostrando um frasco que parece uma joia. - Tem notas de bergamota, jasmim e um toque de âmbar. Ideal para o dia a dia no escritório.

A senhora faz cara de quem tá impressionada. Bingo!

- Vou levar este. Embrulhe para presente, por favor.

Faço o embrulho caprichado, com papel de seda e uma fita chique. A cliente sai feliz e eu anoto mentalmente mais uma venda. A Cris vai ficar toda animada.

O resto da manhã é uma loucura. Entra e sai gente, todo mundo querendo cheirar tudo. Tem aqueles que ficam horas decidindo e saem sem comprar nada (odeio esses), e tem os que chegam sabendo exatamente o que querem.

Na hora do almoço, dou um pulinho no café aqui do lado. Preciso de um café bem forte pra aguentar o resto do dia. Enquanto tô lá, checando as mensagens no celular, vejo uma notificação do Instagram. É o crush que eu tô stalkeando há semanas. Meu coração dá um salto. Será que ele curtiu alguma foto minha? Abro na hora, mas é só propaganda. Que vacilo!

Volto pra loja meio desanimada, mas não dá tempo de ficar na bad. Mal entro e já tem cliente esperando. É um cara todo nervoso, suando em bicas.

- Oi, moça. Preciso de um perfume pra minha namorada. É aniversário dela hoje e eu esqueci!

Chamada do Acaso - Richard RíosOnde histórias criam vida. Descubra agora