INTRODUÇÃO

3 1 0
                                    

Sabemos que ao longo da história, muitas mulheres desempenharam papéis fundamentais no desenvolvimento da Igreja do Senhor Jesus. Nos dias de hoje, essa realidade se mantém. A Obra de Deus conta com mulheres que são verdadeiros tesouros, mais valiosas que os mais finos rubis. Elas vêm de diferentes idades e lugares, servindo a Deus em regiões distantes. A fé, a coragem e o amor que demonstram salvam vidas e deixam um legado precioso por onde passam. Como mulheres, temos um prazer especial em compartilhar experiências umas com as outras. Essa prática se torna ainda mais relevante quando conhecemos a Deus e percebemos que viver o Evangelho é um constante ato de nos doar aos que estão ao nosso redor. Assim, este livro surge do desejo de dividir com você os desafios diários enfrentados por esposas de pastores que servem a Deus no contexto da guerra na Ucrânia. Realizar a Obra em circunstâncias normais — em um país relativamente seguro, com leis que garantem a pregação bíblica e um trabalho estruturado — já é uma tarefa desafiadora. Agora, imagine fazer isso em um país onde alarmes soam várias vezes ao dia, forçando as pessoas a se refugiarem em bunkers por horas, enquanto mísseis cruzam o céu, podendo atingir suas casas ou igrejas a qualquer momento! Essa é a realidade enfrentada por essas mulheres. E mesmo assim, elas escolhem permanecer.

Permanecer por vontade própria, mesmo sob risco de vida, em um lugar onde faltam luz e aquecimento durante os rigorosos invernos do leste europeu pode parecer inimaginável para muitos. Contudo, para essas mulheres — que frequentemente lidam com a escassez de bens considerados comuns em outras partes do mundo e com a falta de uma rede hospitalar adequada — esses desafios representam uma grande prova de amor pelas almas. Essas pérolas precisam ser não apenas registradas, mas também compartilhadas com os outros. Afinal, amar é servir as pessoas. E não há presente maior para oferecer àqueles que amamos do que a preciosa Palavra de Deus. Lembremos que evangelizar é um privilégio exclusivo deste mundo; no Céu, não teremos essa oportunidade. Neste contexto, não pretendo discutir teologia ou conceitos complexos de missiologia, nem especular sobre o que pode ocorrer com aqueles que se aventuram a pregar pelo mundo. Ao invés disso, quero abordar os desafios concretos que uma mulher enfrenta ao se casar com um homem que, antes de ser seu parceiro, é dedicado a Deus e ao seu chamado. Se já é difícil ser companheira de alguém com uma ocupação comum, imagina o desafio de apoiar um homem cuja vocação é de fé e que lida com o destino eterno das pessoas! Ao acompanhar essas histórias, você descobrirá o que acontece por trás das cortinas, quando é preciso ter mais coragem para permanecer do que medo de sofrer. Desde o impacto do primeiro míssil até as diversas experiências cotidianas, essas esposas de pastores compartilham suas emoções e vivências em meio a um conflito prolongado e arriscado. Elas compreendem que no campo missionário, especialmente em zonas de guerra, tudo o que foi aprendido sobre fé e serviço espiritual deve ser colocado em prática instantaneamente. Mas como isso é viável? Como encontrar forças para superar fragilidades, dores, medos e incertezas? Qual é a consequência da destruição nas famílias e na alma humana? E como essas mulheres, mesmo enfrentando tantos sentimentos conflitantes, conseguem ajudar outros em situações igualmente desafiadoras? O que acontece com o “eis-me aqui” quando a vida está em risco? Que amor é esse que se dispõe a sacrificar-se, se necessário, em tempos tão egoístas?

Esses e outros temas são abordados aqui para aqueles que desejam servir a Deus e oram para serem incluídos em Seus planos. Afinal, servir ao Senhor é uma jornada coletiva e profunda; não se trata de um esforço superficial ou baseado apenas nas nossas forças. Precisamos da presença do Espírito Santo para enfrentar qualquer missão. Com Ele ao nosso lado, conseguimos enxergar além do que nossos olhos físicos percebem e vivemos com a expectativa da eternidade; pois quando ela está diante de nós, tudo ganha significado. Assim, por meio da revelação pessoal, entendemos que nossas vidas são valiosas para Deus e devem cumprir o propósito para o qual fomos criados. Nossas ações sinceras, frutos de nossa fé, são bem-vindas aos Seus olhos. Portanto, nenhuma tarefa ou local onde somos enviados é um mero acaso ou coincidência. É essencial reconhecer que ser útil a Deus na missão que Ele nos confiou implica viver sem buscar reconhecimento neste mundo. Aqueles que realmente servem sonham com o sorriso do Senhor Jesus ao dizer:

“Vinde benditos de Meu Pai, possuí por herança o reino que vos está preparado desde a fundação do mundo…” (Mateus 25:34).

NUMA MISSÃO Onde histórias criam vida. Descubra agora