O CUIDADO DE DEUS

3 1 0
                                    

Depoimento de Anastasiia, esposa do pastor Darlan Oliveira

Sou ucraniana e, desde a infância, sempre estive rodeada por histórias de guerra. Meus bisavós paternos lutaram na Segunda Guerra Mundial e seus destinos se cruzaram em um hospital, onde, após se ferirem em combate, um amor tão profundo nasceu que eles decidiram se casar ali mesmo.

Na escola, aprendíamos sobre as duras consequências dos conflitos. Lembro-me de ouvir relatos sobre tempos em que o sal valia mais do que ouro, tamanha era a fome que assolava as pessoas. Muitas vezes, elas precisavam comer batatas com casca para não desperdiçar nada. Assim, cresci com um medo profundo da guerra. Enquanto muitos ao redor do mundo assistiam a filmes sobre esse tema com entusiasmo, eu não conseguia encarar essas histórias sem sentir um frio na barriga; isso só me trazia pesadelos.

Quando os ataques começaram no dia 24 de fevereiro de 2022, parecia que as histórias que ouvi durante toda a minha vida estavam prestes a se tornar realidade. Ao deixar Kiev, vivi um conflito interno. Uma parte de mim sabia que minha missão continuaria em outro lugar, pois muitas pessoas precisavam de ajuda. Mas outra parte sentia que estava traindo aqueles que ficavam para trás. Por isso, eu orava e chorava por eles.

Recordo-me das ligações para aqueles que permaneceram na capital durante o ataque; ouvia atentamente como Deus os protegia e também aos seus familiares. As lágrimas escorriam pelo meu rosto enquanto agradecia a Deus com todas as minhas forças. Aprendi que Ele é quem realmente protege. Embora eu estivesse longe de Kiev, Deus estava lá com eles, e isso era mais do que suficiente.

Ouvi relatos de mísseis caindo em diversos lugares. Um deles atingiu a escola onde meu sobrinho estudava e devastou tudo. Outro caiu perto da janela da casa de um membro da igreja, a menos de 100 metros da minha casa, mas surpreendentemente não explodiu.

Minha avó contou que o vilarejo onde ela mora havia sido ocupado, mas felizmente meus familiares conseguiram sair sãos e salvos. Infelizmente, em outros vilarejos, centenas de pessoas não tiveram a mesma sorte. Em cada situação difícil, eu via a mão protetora de Deus sobre minha família e os membros da igreja.

NUMA MISSÃO Onde histórias criam vida. Descubra agora