OS DESAFIOS DE UMA MÃE NA GUERRA

2 0 0
                                    

Depoimento de Jeniffer, esposa do pastor Francisco Baiadori

Durante o tempo que passamos na Polônia, enfrentei algumas situações desafiadoras com meu filho, Israel. Se para os adultos não estava sendo uma experiência fácil, imaginem para uma criança de apenas 7 anos! A rotina dele mudou bastante, e com o passar dos dias, ele começou a ficar agitado. Comportamentos que não eram comuns nele começaram a surgir, e, em alguns momentos, até me deixou envergonhada diante das outras pessoas. Foi preciso ter muita paciência nesse período, mas sempre procurei entender o que ele estava sentindo e conversava bastante com ele. Graças a Deus, minhas amigas foram compreensivas e me ajudaram muito.

Uma das maiores dificuldades que enfrentei foi em relação à comida, que era completamente diferente da que ele estava acostumado. Infelizmente, essa mudança na alimentação resultou em uma reação alérgica que afetou sua pele e também seus pulmões, levando a uma crise de bronquite asmática que exigiu uma visita ao hospital para tratamento.

Em um dia especialmente difícil, enquanto conversava com Deus pedindo orientação sobre como ajudar meu filho a lidar com aquela fase complicada, tive a ideia de levá-lo à estação de trem para conhecer algumas crianças que estavam lá. Comprei alguns doces e fomos juntos.

Ao chegarmos, expliquei a Israel que aquelas crianças estavam tristes porque não tinham um lar, comida ou brinquedos. Nesse momento, ensinei-o sobre a importância da gratidão pelo que temos, mesmo quando as coisas não estão como gostaríamos. Essa experiência foi incrivelmente valiosa; Israel começou a entender o sofrimento das crianças e entregava os doces com entusiasmo. Ao ver os sorrisos delas ao receber aquele pequeno gesto, ele também se alegrava.

Ser mãe é um verdadeiro desafio; nem sempre sabemos como agir e, muitas vezes, nos sentimos impotentes. No entanto, quando colocamos nossas preocupações e ansiedades nas mãos de Deus e buscamos Sua direção, Ele ilumina nosso caminho e nos dá a força necessária para superar qualquer situação difícil com nossos filhos.

Assim, os dias passaram rapidamente e chegou o momento de voltar à Ucrânia. Para a nossa família, voltar para um país em guerra parecia insano, especialmente com uma criança pequena. No entanto, a certeza de que essa era a vontade de Deus nos ajudava a superar os medos e as incertezas que nos cercavam.

A travessia da Polônia para a Ucrânia foi tranquila. Ao chegarmos, ainda encontramos filas de pessoas tentando sair da Ucrânia, mas o fluxo já era menos intenso do que nos primeiros meses do conflito.

Em um determinado momento da viagem, nos deparamos com uma cena devastadora: carros abandonados e caminhões tombados ao longo da estrada. Tudo estava destruído, e o ambiente refletia um sofrimento profundo e triste.

Foi a primeira vez que vi Israel com um olhar cheio de medo. Sem entender, ele me perguntou:

— Mãe, o que aconteceu? Por que está tudo tão destruído?

Com calma, comecei a explicar a situação para ele, pois agora precisávamos enfrentar uma nova realidade. Eu sabia que precisava prepará-lo para viver em meio a um cenário de guerra. Somente Deus poderia me ajudar nesse novo desafio, pois não sabíamos o que ainda viria pela frente.

Apesar da apreensão que sentia, havia dentro de mim a certeza de que Deus estava no controle das nossas vidas e que só Ele poderia nos proteger. A nossa proteção como pais é limitada; compreender isso foi essencial para seguirmos adiante.

Pensava em tantas mães que, assim como eu, tinham seus próprios medos em relação aos filhos diante da guerra... Mas eu contava com o auxílio do Espírito Santo, enquanto muitas delas não tinham essa esperança. Eu queria transmitir essa mensagem para essas mulheres:

— Mãe, o Senhor Jesus deseja cuidar de você e dos seus filhos. Ele quer te ajudar a suportar a dor e o sofrimento e te oferecer paz e alegria, mesmo quando tudo ao seu redor parece desmoronar!

NUMA MISSÃO Onde histórias criam vida. Descubra agora