Capítulo 05 - As regras do jogo

184 23 35
                                    


POV Simone

Quando o sol começou a aparecer para dar início na segunda-feira, eu já estava sentada na minha mesa dentro da delegacia. Trouxe de casa as anotações que tinha feito no final de semana, juntei com as outras fotos e anotações que eu já tinha montado no quadro daqui, e agora as pistas estavam muito melhor de visualizar.

No início da minha carreira, eu fiz uma espécie de "intercâmbio" nos Estados Unidos com o FBI, e uma dica que eu aprendi lá e usei para todos os casos posteriores, era num primeiro momento identificar a vitimologia, o modus operandi e a assinatura do assassino.

E era isso que eu estava revisitando nesse momento, organizando todas as informações que eu tinha para poder entender o caminho que eu deveria seguir para avançar no caso.

Para começar, precisamos realizar uma análise maior da vítima principal, Rebeca Andrade. Analisar o passado dela, pessoas envolvidas nesse passado e também no presente. O assassino claramente tem motivações pessoais, então ele se conecta com alguma parte da vida dela.

O segundo passo, seria voltar para as outras vítimas, analisar a vitimologia novamente para entender melhor o perfil desse suspeito. A vitimologia é o estudo das vítimas de crimes, focando em entender o papel das vítimas e os fatores que as tornam alvo de determinadas infrações. Em outras palavras, é investigar não apenas as violações, mas também as vítimas como pessoas, suas características, comportamentos, e as situações que as envolveram no crime. Em uma investigação criminal, a vitimologia é uma abordagem que pode ajudar a compreender melhor os fatores que levam uma pessoa a ser escolhida como vítima e, assim, fornecer pistas para identificar padrões, compreender a dinâmica do crime e até melhorar a prevenção de futuros crimes. As vítimas não são escolhidas aleatoriamente, elas representam alguém que possui um significado para o suspeito (Rebeca). Elas são como "representantes" do alvo principal para ele.

Uma parte que estava em aberto até então, e que precisávamos entender era o modus operandi do assassino.O modus operandi é o método ou conjunto de comportamentos que ele utiliza para cometer seus crimes. Ele reflete as escolhas, os padrões e as estratégias que os assassinos adotam para executar a ação criminosa. Ao contrário da assinatura (que é algo mais psicológico e pessoal, uma espécie de "marca" deixada pelo assassino), o modus operandi é mais técnico e está relacionado diretamente à execução do crime. Como ele se aproxima das vítimas? Como ele escolhe? Ele utiliza algum tipo de engano, como disfarces ou persuasão, ou as vítimas são capturadas à força? As vítimas desse caso não possuem marcas de defesa, então elas são surpreendidas de uma forma que não conseguem se defender, ou o suspeito é alguém que "passa confiança" e elas deixam se aproximar. Elas não possuem sinais de tortura, todas foram mortas a tiro, um só, direto para matar, sem sofrimento excessivo. O que descarta a ideia dele ser um sádico. E elas também não possuem nenhum sinal de abuso, o que elimina motivações sexuais. Todos os corpos são descartados de qualquer jeito, sem cuidado nenhum, e em "becos", o que pode significar um desprezo por elas, ele as larga em locais. Quando um assassino abandona corpos de forma indiferente ou desleixada, pode indicar que ele vê suas vítimas como meros objetos, sem valor humano ou emocional. Esse tipo de comportamento é muitas vezes associado a uma falta de empatia, que é comum em crimes com características psicopáticas ou sociopáticas. A escolha dos locais de "descarte", também evidenciam essa ideia, becos são locais isolados, locais desprezados pela sociedade. Tudo isso fortalece ainda mais a ideia da Rebeca ser o que tem significado, e elas serem realmente apenas representantes. Mas porque matar elas? Quantas vítimas ele pretende fazer antes de chegar no seu alvo?

E por fim, a assinatura do crime. Na criminologia e na investigação criminal, uma assinatura é um comportamento ou elemento presente nas cenas dos crimes que não é necessário para a execução do crime em si, mas que é deixado de forma intencional para satisfazer um desejo psicológico ou emocional. A assinatura pode fornecer pistas importantes sobre a motivação e o perfil do assassino. E aqui entram os bilhetes e os dados deixados ao lado de cada corpo, é uma forma dele se comunicar com a polícia, e também com seu alvo principal. Para ele é tudo parte de um jogo, e a Rebeca é parte imprescindível desse jogo, ele precisa que ela jogue junto com ele. De alguma maneira esse jogo tem o objetivo de levar a Rebeca até ele, mas quando ele quiser que isso aconteça. Os bilhetes refletem um desejo de controle, vingança ou uma obsessão. O fato dele dar um prazo para Rebeca descobrir quem ele é, prova essa necessidade de controle, como se ele estivesse no poder da investigação.

Conexões PerigosasOnde histórias criam vida. Descubra agora