Lobisomens podem já terem nascidos naturalmente assim assim ou podem ser seres humanos que receberam a mordida de um Alpha
Lobisomens se organizam em bandos, com os membros conhecidos como Betas, e são conduzidos pelos Alphas. Lobisomens formam bandos, não só por causa da força nos números, mas porque a sua força individual aumenta, tornam-se mais poderoso, mais maduro como lobisomens. Um bando básico requer um lobisomem Alfa e um mínimo de três Betas, como no caso do bando de Derek. Um bando também pode ser composto de apenas Alphas, com um dominante líder e todos os outros que preenchem os papéis de Betas, como exemplificado por o bando de Alphas visto na 3a temporada.Lobisomens que não têm nenhuma posição em um bando e que não têm Alpha, são chamados Omegas, o que deixa-os mais fracos e vulneráveis.
*Transformação
A transformação do lobisomem, ou deslocamento, pode vir em qualquer combinação - a cor dos olhos, presas, garras. Turnos de um lobisomem na morfologia pode ser involuntariamente desencadeada por emoções fortes, como raiva, medo ou uma frequência cardíaca rápida. Com a prática, lobisomens pode aprender a controlar seus turnos, mesmo na lua cheia, bem como a ordem em que as mudanças acontecem, quer ser apenas olhos, garras ou presas. Mais preferido, assim como mais prático, é uma forma humana perto que inclui a cor dos olhos, dentes e as garras, e diferenças faciais que consistem de uma testa elevada, uma alteração de pêlos faciais, incluindo as patilhas nas suas faces, um alongamento do nariz, e a capacidade de ficar de quatro com as duas mãos e pés.
*Formas
HOMINÍDEA - (100% Humano)A forma humana, possuí todas as características de um humano. Geralmente nessa forma o lobisomem não possui quase nenhuma habilidade de sua forma lupina, Mais em muitos outros casos, nos lobisomens mais experientes, esta forma consegue utilizar de habilidades humanas melhoradas como o olfato, velocidade, e força. Esta é a forma mais comum e inicial de todos os lobisomens, pois antes de ser um lobisomem ele era humano, sua forma inicial e também a mais fraca.
GLABRO - (75% Humano, 25% Lobo)
Uma forma semelhante a hominídea mas um pouco mais alto,forte e musculoso,um tanto peludo e dentes mais afiados. Nesta forma o lobisomem aumenta drasticamente suas habilidades, além de ganhar outras que na hominídea não existiam. Sua força aumenta drasticamente, ganha visão, olfato, e audição melhoradas, nesta forma os pelos são mais presentes além de caninos e garras. Esta é uma forma em que o lobisomem é totalmente são de seus pensamentos, muito raramente ele perde o controle desta forma, isso só acontece nos lobisomens menos experientes, na maioria os iniciantes. Nesta forma suas garras combinadas com sua força são capazes de dilacerar qualquer coisa, mais como a parte humana ainda é muito presente sua cede de matar não é tão grande.
CRINOS - (50% Humano, 50% Lobo)
O homem-lobo, a encarnação da fúria. Peludo, cara de lobo, (em muitos casos é apresentado a presença de uma cauda) presas e garras. Na forma Crinos, o Garou tem um aumento de 200% de massa corporal, uma incrível capacidade regenerativa, além de causar a temida reação conhecida como "Delírio".
"Delírio - Há muito tempo, os Garous iniciaram uma caçada aos humanos, chamada Impergium. Esse período ocorreu 1000 anos antes do aparecimento das primeiras civilizações e se caracterizou pelo abatimento de humanos considerados fracos ou inúteis pelos lobisomens. As consequências desse ato foram um medo irracional dos humanos pelos Garou. Agora, os humanos continuam temendo o Impergium, inconscientemente, e, ao verem um Garou na forma Crinos,a lembrança do Impergium volta para eles, e os humanos entram em um estado de terror. A reação do Delírio depende da quantidade de lembranças ancestrais do Impergium que o humano recebeu. Por exemplo, um humano com mais lembranças do Impergium vai ficar completamente aterrorizado com a visão do Crinos, caindo no chão e não se mexendo até que o Garou passe, mas um humano com pouca herança do Impergium vai ter uma reação de curiosidade ou fúria. Essa herança é representada pelo seu nível de Força de Vontade."
Nesta forma o lobisomem está no seu ápice de poder, todas suas habilidades aumentam monstruosamente, sua fome e sede de sangue é muito maior nesta forma, esta é sua melhor forma e a mais poderosa, nunca queira encontrar um lobisomem nesta forma, pois a morte anda ao seu lado.
HISPO - (75% Lobo, 25% Humano)
Um Crinos nas quatro patas seria uma maneira vulgar de descrevê-lo. O Hispo é a forma lobo monstro, um lobo pré-histórico poderoso, não tão forte quanto o Crinos, mas bem mais ágil. Esta forma pode ser tratada como uma forma tão perigosa ao mesmo nível de um Crino, pos nesta forma o lobo domina, depois que se volta a ser humano, o lobisomem não se lembra de nada, no máximos suas memórias são borrões. Esta é a forma monstruosa do lobisomem, a forma em que o lobo interior vê o mundo, a forma que ele domina, mais que ainda se tem um pouco do espírito humano. Talvez seja a forma em que o humano sente mais dor ao passar de Hominídeo para Hispo.
LUPUS - (100% Lobo)
Na forma lupina, o Garou possuí todas as características de um lobo comum. Esta é a forma mais pacifica do lobisomem, mais também não deixa de ser perigosa também. O lobisomem nesta forma apresenta uma grande inteligência e agilidade, é a forma que mais se aproxima no plano espiritual, fazendo parte do meio místico.
*A mordida
The Bite, quando usado como substantivo próprio, refere-se a uma mordida de um Alpha, que pode transformar um ser humano em um novo lobisomem Beta.
A mordida transformou muitas pessoas em Teen Wolf: Scott McCall foi mordido por Peter Hale. Isaac, Erica e Boyd todos receberam a mordida de Derek Hale e Liam foi mordido por Scott.
A mordida não requer nenhum ato de vontade pelo Alpha tenha efeito. Quando Gerard Argent teve seu braço fincado nas presas de Derek, Derek não estava disposto mas Gerard foi contado como sendo mordido, embora por causa da tramazeira em seu sistema, Gerard não se transformou, rejeitando a mordida.
Se, no entanto, a mordida não transforma, ela irá eventualmente matar o receptor humano. A namorada de Derek, Paige, simplesmente não conseguiu se transformar porque a mordida foi fatal para ela.
A mordida, no entanto, poderia transformar o destinatário em algum outro tipo de Metamorfo em vez de um Beta, porque "A forma que você toma, reflete a pessoa que você é". Quando Jackson foi mordido por Derek, em vez disso ele se tornou um Kanima, por causa de seus problemas mentais e comportamento exterior. Um Metamorfo vai se transformar em um Kanima devido ao sentimento inerente que eles não têm uma identidade pessoal. Como resultado, o Kanima não sabe o que ou quem é. Jackson tinha problemas mentais e comportamento exterior, seu desejo de fazer os outros orgulhosos dele, sua natureza agressiva e competitiva e seus sentimentos em relação a sua adoção e ser órfão resultou em ele uma falta de identidade. E assim, quando ele foi mordido , em vez de um lobisomem Beta, a forma do Kanima se manifestou. O Kanima não pode se tornar o metamorfo que está destinado a ser até que ele resolva essa complicação mental, re-ganhar a identidade. Em seguida, ele tem de ser morto. Posteriormente, o Metamorfo vai ressuscitar como a espécie adequada. Jackson foi curado de ser um Kanima, finalmente transformando-se em um lobisomem, ganhando uma identidade muito tempo ausente quando Lydia lhe disse que ela ainda o amava.
A mordida também pode ser usado como uma arma contra Kitsune. Porque a mordida muda o corpo do receptor, que pode exorcizar o anfitrião de um Nogitsune ou destruir um clone "Void" do hospedeiro. Em Divine Move, Scott morde Void Stiles, a encarnação de seu melhor amigo como Nogitsune, que esgotam sua energia e o vence.