Wendigo (também conhecido como Windigo, Weendigo, Windago, Windiga, Witiko, Wihtikow, e numerosas outras variantes, incluindo Manaha) é uma criatura metade-besta que aparece nas lendas dos povos Algonquian ao longo da Costa Atlântica e Região dos Grandes Lagos de Estados Unidos e Canadá. A criatura ou o espírito poderia ou possuir características de um ser humano ou um monstro que tinha fisicamente transformado a partir de uma pessoa. É particularmente associada com o canibalismo. O Algonquian acreditava aqueles que se entregam a comer carne humana estavam particularmente em risco; a lenda parece ter reforçado o tabu da prática de canibalismo. Ele é frequentemente descrito na mitologia Algonquian como um equilíbrio da natureza.
A lenda empresta seu nome ao termo médico moderno disputada "Wendigo psicose". Isto é suposto ser um distúrbio ligado à cultura que apresenta sintomas como um desejo intenso por carne humana e um medo o sofredor é um canibal. Esta condição foi alegadamente ocorreu entre as culturas nativas de Algonquian, mas permanece disputada.
Embora descrições variam um pouco, o comum a todas estas culturas foi a concepção de Wendigos como malévolos, canibais, seres sobrenaturais (Manitous) de grande poder espiritual. Eles estavam fortemente associados com o inverno, ao norte, e frieza, bem como com fome e inanição.
Ao mesmo tempo, Wendigos eram formas de realização da gula, ganância e excesso: nunca satisfeito depois de matar e consumir uma pessoa, eles estavam constantemente à procura de novas vítimas. Em algumas tradições, os seres humanos que se tornou dominado pela ganância poderia se transformar em Wendigos; o mito Wendigo, assim, serviu como um método de incentivar a cooperação e moderação.
Entre os Ojibwe, Eastern Cree, Westmain Swampy Cree, Naskapi, e Innu, Wendigos estavam a ser dito gigantes, muitas vezes maiores do que os seres humanos (uma característica ausente do mito Wendigo em outras culturas Algonquian). Sempre que um Wendigo comia uma outra pessoa, ele iria crescer em proporção à refeição que acabara de comer, de modo que nunca poderia ser completa. Portanto, Wendigos foram retratados como, simultaneamente, guloso e emagrecido pela fome.
*Wendigos humanos
Todas as culturas em que o mito Wendigo apareceu compartilhavam a crença de que os seres humanos poderiam se transformar em Wendigos se eles nunca recorreram ao canibalismo, ou, em alternativa, tornar-se possuído pelo espírito demoníaco de um Wendigo, muitas vezes em um sonho. Uma vez transformado, uma pessoa iria se tornar violento e obcecado com a comer carne humana. A causa mais freqüente de transformação em um Wendigo era se a pessoa recorreu ao canibalismo, consumindo o corpo de outro ser humano, a fim de não morrer de fome até a morte durante um momento de extrema dificuldade, por exemplo, em invernos rigorosos, ou a fome.
Em Teen Wolf, wendigos são metamorfos canibais. Eles se alimentam de carne humana e sangue para sobreviver.
*Aparência
Wendigos tem duas fileiras de dentes, sua voz se torna extremamente alta, eles fazem um rosnado/som sibilante, e seus olhos brilham um fogo brando, branco opaco.
Um Wendigo tem força sobrenatural como um lobisomem, mas não o mesmo fator de cura.