Com o fim das aventuras em busca do Santo Graal todos os cavaleiros sobreviventes voltaram à corte, onde houvesse muitas festas, celebradas com alegria. Somente Sir Tomlinson e a rainha Guinever guardavam imensa tristeza. O retorno do Cavaleiro do Lado fez reacender em ambos o antigo amor, ainda mais forte e ardente, o que amargurava terrivelmente o cavaleiro, pois ele havia jurado ao ermitão afastar-se da rainha, já que seu destino era com o Rei. Esta, por sua vez, não compreendia a frieza do amante.
Enquanto isso os olhares pérfidos de Sir Agravaine e de Sir Mordres não deixam de segui-los, aproveitando ou criando oportunidades para incrimina-los e atrair a suspeita de outros cavaleiros sobre o caráter da Rainha e de Tomlinson.
Mas, com a chegada da primavera, época em que os cavaleiros florescem e se alegram com a proximidade do verão, Sir Tomlinson, incapaz de manter sua promessa, cedeu aos apelos do coração. Para Sir Agravaine e Sir Mordred, era a oportunidade que esperavam, pois passaram a insinuar que o Rei estava sendo traída e que era preciso alerta-lo.
- Por favor, senhores. Peço-vos que não continueis a dizer tais coisas na minha presença. - interrompeu Sir Gawaine, irritado.
E todos os outros cavaleiros foram da mesma opinião.
-Pois então nós o faremos! - disseram Mordred e Agravaine. - O rei tem de saber.
-Seria horrível que houvesse uma guerra entre nós e o Sir Tomlinson. -ponderou Sir Gawaine. - Muitos nobres ficariam do lado dele. Eu mesmo devo a ele minha vida. Não podemos esquecer tantas boas ações praticadas por tão caloroso cavaleiro.
Atraído pela discussão acalorada que se seguiu, o rei entrou no salão. Nesse momento Sir Gawaine e todos os outros cavaleiros pediram permissão para se retirar, e saíram.
Era a grande chance guardado por Agravaine e Mordred, que, imediatamente, relataram o que sabiam das relações de Tomlinson com a rainha.
Harry, que dedicava tanta afeição, amor a Tomlinson e devia tanta à sua bravura e coragem, não levou essa história a sério, gostava tanto do Sir Tomlinson que não confiava neles de ter o Sir em outras mãos a não ser a sua.
Mas os dois muito insistiram e propuseram um plano: o rei sairia para caçar, dizendo à rainha que não voltaria senão no dia seguinte; Sir Mordred e Sir Agravaine ficariam escondidos próximo aos aposentos da rainha esperando Sir Tomlinson, para então desmascara-lo. O rei concordou, embora a contragosto.
Na verdade, a intenção dos cavaleiros intrigantes não se resumia em surpreender Tomlinson em falta grave, mas matá-lo, e para isso contavam com auxílio de doze homens.
Conforme o previsto, Tomlinson foi surpreendido a caminho dos aposentos de Guinever, mas reagiu e lutou bravamente. Embora sozinho e sem armadura, matou na luta Agravaine e seus dozes companheiros. Mordred, apenas feridos, sem demora procurou Harry, a quem relatou o ocorrido.
O rei foi então tomado de imensa dor, pois via a um só tempo desfazer-se para sempre a Tavalo Redonda - já que muitos cavaleiros seguiriam Sir Tomlinson - e o seu casamento. Como soberano, cabia-lhe fazer cumprir a lei, que previa a morte na fogueira para o crime de adultério. Fez chamar seus sobrinhos Gaheris e Gareth e ordenou-lhes que escoltassem Guinever para a morte.
Julgando faltas as provas apresentadas por Mordred, os nobres irmãos imploraram pela misericórdia de Harry. Mas todos os seus apelos e os de outros cavaleiros presentes foram inúteis. Restou-lhes apenas dizer:
- Iremos, senhor, porque é vossa ordem. Mas é contra a nossa vontade. Não levaremos armas, como símbolo dessa missão de paz. - E retiraram-se, chorando amargamente.
Mordred, no entanto, não gozava da confiança de muitos cavaleiros da corte de Harry, que, sem demora, trataram de informar Tomlinson sobre a dura decisão do rei. Por isso, no momento em que Guinever era levada para a morte, surgiu Tomlinson acompanhado dos seus partidários, que lutaram até libertar a rainha, fugindo em seguida com a dama condenada.
Na luta feroz que se travou, morreram muitos bravos cavaleiros, entre eles Sir Gareth e Sir Gaheris, que não estavam armados nem sequer puderam reagir.
O Rei Harry ficou desolado com a morte de tantos cavaleiros, principalmente de seus sobrinhos.
- Quem me dera essa guerra nunca tivesse começado! - lamentava ele. - Meu coração está pesado por todos os cavaleiros e amigos que perdi e ainda vou perder.... Posso vir a desposar outra mulher, mas nunca terei um grupo de companheiros tão valorosos. Ah, por que dei atenção a Mordred e Agravaine? E quando Gawaine souber que seus irmãos Gaheris e Gareth, tão bons e leais, tão queridos, tão amigos de Tomlinson, também foram mortos, será o fim de tudo....
Sir Gawaine, ao ser informado da morte dos seus irmãos não só jurou que não daria descanso ao Calaveiro do Lago, como também influenciou Harry a não receber todas as missões de paz enviadas por Tomlinson.
Deflagrou-se uma guerra encarniçada entre outrora tão unidos cavaleiros da Tavola Redonda. Centenas de feridos e mortos de ambos os lados tornaram tão famosa a contenda, que chegou ao conhecimento do papa. Em pouco tempo uma ordem papal veio de Roma até Camelot: que cessassem imediatamente as hostilidades.
O Rei Harry e Sir Tomlinson, então encontraram-se para firmar a paz. Tomlinson declarou seu arrependimento com toda a sinceridade e trouxe a Rainha Guinever para entrega-lá ao rei. Harry prometeu aceita-lá como ordenava o pontífice.
O rei ficou tão magoado depois que a raiva passará, ele lembrará que cometeu adultério com Sir Tomlinson mas continuava a ser rei e mandava em tudo e sabia que o Sir Tomlinson não contaria a ninguém porque o mesmo ama o rei.
As palavras que Sir Tomlinson disse na ocasião foram tão sentidas e emocionantes, que todos em volta choraram copiosamente; nem mesmo Harry conseguiu conter as lágrimas que lhe escoriam pelo rosto.
Entretanto, o rei também prometerá a Sir Gawaine que ele poderia vingar a morte dos irmãos, desde que não empregasse violência. Impaciente, Gawaine aproximou-se e, apesar de toda a emoção do momento, disse com altivez:
- Podes pedir perdão e prometer penitência, Tomlinson podes mesmo amolecer o coração do rei e de todos os outros, mas o meu continuará duro. Como Sua majestade fez uma promessa ao papa e eu devo respeita-la, sairás daqui com vida. Mas o rei também me fez uma promessa, e nós temos um acordo. Eu devo te dar uma punição: serás banido. Não poderás ficar nesta terra mais do que quinze dias; iras embora para sempre e nunca mais porás os pés neste chão. Assim pagaras pela morte de meus irmãos.
Harry sentiu seu coração terminar de quebrar e as lágrimas marcaram o rosto de Tomlinson, que, com humildade, aceitou o exílio que lhe foi imposto. Despediu-se de sua terra querida e dos amigos.
Tomlinson, então, uniu a mão direita de Guinever à mão direita de Harry. Montou no seu cavalo e partiu. Deus cavaleiros, solidários, acompanharam-no às suas terras na França, declarando que nunca abandonariam, nem por bem, nem por mal.
Não houve uma única pessoa na corte que não chorasse, exceto Sir Gawaine.
VOCÊ ESTÁ LENDO
The King and The Knight // l.s
FantasyHarry já nasce destinado a ser Rei. Filho de Desmond Styles, rei de toda Inglaterra, e de Anne, esposa do Duque de Tintagil da Cornualha, foi concebido graças aos estratagemas mágicos do mago Liam. Os cavaleiros de Harry estavam em busca do Santo G...