O Cavaleiro das Duas Espadas

305 29 0
                                    

Passado algum tempo, estava o Rei Harry no castelo de Camelot em assembleia com seus nobres, quando chegou uma jovem que parecia muito aflita. Vítima de um encantamento, a donzela tinha, presa à cintura, uma espada maravilhosa que não se separava do seu corpo. Apenas um cavaleiro excepcional por suas virtudes, dissera ela, teria poderes para desembainhar a espada. Dentre os cavaleiros da Távola Redonda certamente haveria um dotado das qualidades que desfariam o encantamento. 

Ouvindo o relato da donzela, o rei adiantou-se para tentar separar a espada da bainha e, não conseguindo, foi seguido por todos os seus cavaleiros, que também não obtiveram sucesso. 

Havia na corte de Harry um cavaleiro muito estimado pelo rei, embora menosprezado por todos os outros, chamado Balin. Sem distinção de nascimento e sem nenhuma riqueza herdada ou adquirida, Balin fora sagrado cavaleiro pelas suas qualidades de caráter e por sua fidelidade a Harry. Quando a donzela já se despedira de Harry, Balin, longe de todos, ofereceu-se para tentar livrá-la do encantamento. 

- Senhor - disse-lhe a donzela, examinando os seus trajes pobres - não acredito que possais alcançar o que outros cavaleiros não alcançaram.

-Senhora, muito vos enganais. Honra e valentia não estão nos trajes, mas na alma do homem - respondeu Balin. 

E, tirando com facilidade a espada fixada junto ao corpo da donzela, maravilhou-se com a perfeição daquela peça. Era sem dúvida a melhor espada em que já pusera as mãos. 

-Este é o mais valoroso cavaleiro de todo o reino! - exclamou a donzela. - Agora, senhor, dai-me a espada. 

-Não! - respondeu Balin, com os olhos fixados na espada encantadora. - Não a devolverei. Uma donzela tem menos necessidade de uma arma como essa do que eu. 

-Não vejo sabedoria em tal atitudo, pois essa espada será a vossa destruição. Com ela matareis vosso melhor amigo, o homem que mais amais neste mundo. 

E com o semblante cheio de tristeza, a donzela partiu. 

Feliz com a posse de uma espada que um cavaleiro pobre jamais obteria, Balin considerou que era chegada a hora de correr o mundo em busca das aventuras que o tonariam famoso e respeitado. Sua decisão desgostou o rei Harry, que o estimava, mas agradou a maior parte dos cavaleiros da Távola Redonda. 

Nesse meio-tempo veio à corte a Senhora do Lago e foi logo recebida pelo rei. Disse-lhe então que era chegada a hora de ter o presente que lhe prometera em troca da espada. 

-É verdade - disse Harry. - Honrarei minha palavra. Mas.... esqueci-me do nome da espada que me destes. 

- Excalibur - respondeu a Senhora do Lago - que significa "corta aço". 

-Dizeis bem. Pedi o que quiserdes e, se estiver ao meu alcance, sereis atendida. 

- Quero a cabeça de Balin, o cavaleiro que me apossou da escada encantada, ou então a cabeça da donzela que a trazia consigo, pois ele matou meu irmão e aquela dama foi a causadora da morte de meu pai. 

-Lamento, não posso atender tal pedido - Disse Harry - Pedi qualquer outra coisa e realizarei o vosso desejo. 

-Não pedirei outra coisa - disse a dama, resoluta. Balin pronto para partir, chegou nesse momento, para despedir-se do rei. Ao ser informado dos desejos da Senhora do Lago, avançou em sua direção, gritando: 

-Quereis a minha cabeça? Pois perdereis a vossa!E, diante de todos, degolou a Senhora do Lago, com sua espada maravilhosa. 

-Vergonha! - gritou Harry, estarrecido. - Isso envergonha a mim e a minha corte! Retira-te daqui para sempre! 

Dessa forma Balin, o Cavaleiro das Duas Espadas como se tornou conhecido - partiu em busca das suas aventuras, deixando em luto toda a corte do Rei Harry.

Tempos depois, ao socorrer uma dama em perigo, Balin matou um cavaleiro que supunha ser o malfeitor. Ao retirar-lhe o elmo, reconheceu o resto de seu irmão. Desesperado, Balin cravou a bela espada no próprio coração.

The King and The Knight // l.sOnde histórias criam vida. Descubra agora