E, PERTO DA MEIA-NOITE, PAULO E SILAS ORAVAM E CANTAVAM HINOS A DEUS, E OS OUTROS PRESOS OS ESCUTAVAM.
(ATOS 16:25)
ATOS 16:16 - 35
16 E ACONTECEU QUE, INDO NÓS À ORAÇÃO, NOS SAIU AO ENCONTRO UMA JOVEM, QUE TINHA ESPÍRITO DE ADIVINHAÇÃO, A QUAL, ADIVINHANDO, DAVA GRANDE LUCRO AOS SEUS SENHORES.
17 ESTA, SEGUINDO A PAULO E A NÓS, CLAMAVA, DIZENDO: ESTES HOMENS, QUE NOS ANUNCIAM O CAMINHO DA SALVAÇÃO, SÃO SERVOS DO DEUS ALTÍSSIMO.
18 E ISTO FEZ ELA POR MUITOS DIAS. MAS PAULO, PERTURBADO, VOLTOU-SE E DISSE AO ESPÍRITO: EM NOME DE JESUS CRISTO, TE MANDO QUE SAIAS DELA. E NA MESMA HORA SAIU.
PAULO E SILAS POSSUÍAM UMA VIDA DE ORAÇÃO A DEUS.
PARA VIVENCIARMOS O SOBRENATURAL DE DEUS É IMPOSSÍVEL SEGUIRMOS COM UMA VIDA MEDÍOCRE. SE EU ESTOU EXPOSTO AS MÁS INFLUÊNCIAS DA MÍDIA, SEJAM ELAS EM TV, RÁDIO, INTERNET, REVISTAS OU O QUE FOR, VIVENCIAREI A INFLUÊNCIA QUE AQUILO TRÁS PRA MIM.
SE EU FICAR EXPOSTO DEMAIS AO SOL O QUE ME ACONTECE? FICO BRONZEADO. SE EU ME EXPOR DEMAIS COMEÇA A ME PREJUDICAR. ASSIM, DA MESMA FORMA SE EU ME EXPOR DEMAIS A ESTAS COISAS DESTE MUNDO, FICAREI PREJUDICADO POR ESTAR MUITO TEMPO DIANTE DISTO.
A NOSSA ALMA ANSEIA POR ALIMENTO. E SE EU ME ALIMENTAR SOMENTE DE COISAS SUPÉRFLUAS, RESULTARÁ NA ESTRUTURA FÍSICA DE MINHA FÉ. ASSIM COMO NO CORPO FÍSICO, ASSIM TAMBÉM OCORRE NO NOSSO CORPO ESPIRITUAL.
EM COMPENSAÇÃO, SE EU ME EXPOR AS VERDADES BÍBLICAS E ME ALIMENTAR DA PALAVRA E DEUS, SÓ TENHO A GANHAR E MINHA ESTRUTURA ESPIRITUAL FORTALECERÁ A MINHA FÉ, CRENDO QUE COISAS APARENTEMENTE IMPOSSÍVEIS SÃO ROTINEIRAS DIANTE DO PODER DE DEUS.
SE VOCÊ CONHECE A DEUS E VIVE NUMA VIDA DE COMUNHÃO COM ELE, BÊNÇÃOS SÃO ROTINAS, FALAR EM LÍNGUAS É ROTINA, VENCER AS TENTAÇÕES É ROTINA, DERROTAR AS PROVAÇÕES É ROTINA E VER MILAGRES PASSA A SER ROTINA!
19 E, VENDO SEUS SENHORES QUE A ESPERANÇA DO SEU LUCRO ESTAVA PERDIDA, PRENDERAM PAULO E SILAS, E OS LEVARAM À PRAÇA, À PRESENÇA DOS MAGISTRADOS.
20 E, APRESENTANDO-OS AOS MAGISTRADOS, DISSERAM: ESTES HOMENS, SENDO JUDEUS, PERTURBARAM A NOSSA CIDADE,
21 E NOS EXPÕEM COSTUMES QUE NÃO NOS É LÍCITO RECEBER NEM PRATICAR, VISTO QUE SOMOS ROMANOS.
PAULO E SILAS PREGAVAM O EVANGELHO DA SALVAÇÃO.
PREGAR O EVANGELHO NÃO QUER DIZER USAR SEMPRE A SUA VOZ. É AINDA MAIS NECESSÁRIO QUE USEMOS NOSSA VIDA POR EXEMPLO. QUANDO USAMOS NOSSAS VIDAS POR EXEMPLO, ATÉ O INFERNO PASSA A PERCEBER QUE EXISTE ALGO DIFERENTE CONOSCO. TEMOS EXEMPLOS BÍBLICOS ASSIM. PESSOAS QUERENDO EXPULSAR DEMÔNIOS TAL QUAL OS DISCÍPULOS, TAL QUAL A PAULO, COMO SE FOSSE UMA RECEITA.
EXISTE UMA DIFERENÇA GRANDE ENTRE SABER COMO FAZER E TER DOM E TALENTO PARA FAZER. EU POSSO "APRENDER" A FAZER ALGUMAS COISAS POR MIM MESMO. MAS QUANDO RECEBO CAPACITAÇÃO DE DEUS PARA FAZER, NO CAMPO ESPIRITUAL É TOTALMENTE DIFERENTE.
DEUS NOS REQUER COMO MISSIONÁRIOS QUE DEIXARAM PARA TRÁS SUAS VIDAS E AGORA ESTÃO ALISTADOS PARA SER E FAZER A DIFERENÇA PARA ESTE MUNDO. ELE NÃO QUER QUE VOCÊ APRENDA A FAZER DE SI MESMO, MAS QUER TE ENCHER, TE CAPACITAR PARA QUE VOCÊ VÁ E DÊ FRUTOS PARA O SENHOR JESUS.
O EVANGELHO DA SALVAÇÃO É A PALAVRA DE DEUS QUE NOS PEDE RENÚNCIAS, PERDÃO, ABRIR MÃO MUITAS VEZES DO NOSSO EU, MAS É O ÚNICO CAMINHO QUE NOS DÁ UMA RECOMPENSA TÃO GRANDE, QUE NÃO CABE APENAS PARA ESTE MUNDO, CABE PARA TODA A ETERNIDADE. VALE A PENA SEGUIR A JESUS, DEIXAR AS COISAS VELHAS PARA TRÁS E SEGUIR O MESTRE, PEGAR A NOSSA CRUZ E SEGUI-LO. A GARANTIA? NÃO SERÁ FÁCIL, MAS ELE ESTARÁ CONOSCO TODOS OS DIAS DA NOSSA VIDA! E DEPOIS ESTAREMOS COM ELE POR TODA A ETERNIDADE. (APOCALIPSE 3:20)
22 E A MULTIDÃO SE LEVANTOU UNIDA CONTRA ELES, E OS MAGISTRADOS, RASGANDO-LHES AS VESTES, MANDARAM AÇOITÁ-LOS COM VARAS.
23 E, HAVENDO-LHES DADO MUITOS AÇOITES, OS LANÇARAM NA PRISÃO, MANDANDO AO CARCEREIRO QUE OS GUARDASSE COM SEGURANÇA.
24 O QUAL, TENDO RECEBIDO TAL ORDEM, OS LANÇOU NO CÁRCERE INTERIOR, E LHES SEGUROU OS PÉS NO TRONCO.
PAULO E SILAS FORAM HUMILHADOS EM PRAÇA PÚBLICA.
SER AÇOITADO E TER AS SUAS VESTES RASGADAS AQUI REPRESENTA OS RISCO QUE PODEMOS CORRER POR SEGUIR A JESUS VERDADEIRAMENTE. SATANÁS SEMPRE VAI TENTAR NOS PARAR. VAI CRIAR ESTRATÉGIAS PARA ROUBAR NOSSAS FORÇAS, NOSSA ENERGIA.
OS AÇOITES TINHAM ESSA INTENÇÃO. DAR UMA SURRA PARA ROUBAR AS FORÇAS AS ENERGIAS, DEIXAR O CORPO MALTRATADO, A CARNE EM FRANGALHOS, TREMENDO.
RASGAR SUAS VESTES. A BÍBLIA NOS LEVA A MUITAS PASSAGENS BÍBLICAS SOBRE O USO DAS VESTES. EM EXÔDO, DEUS PEDE A MOISES PARA QUE O POVO SE PREPARE E LIMPEM SUAS VESTES PARA SE ENCONTRAR COM ELE; EM EXÔDO 28:2 DEUS PEDE VESTES SAGRADAS PARA ARÃO QUE SERIA PARA ORNAMENTO E GLÓRIA; EM ISAIAS 61:3 DEUS NOS PROMETE VESTES DE LOUVOR EM VEZ DE ESPÍRITO ANGUSTIADO. APOCALIPSE 3:5 FALA DE VESTES BRANCAS QUE DEUS NOS DARIA. ENFIM, AS VESTES SIGNIFICAM MUITO PARA DEUS. ELA É A VESTIMENTA COM A QUAL NOS APRESENTAREMOS DIANTE DE DEUS. O QUE TENTARAM FAZER COM PAULO E SILAS ALI FOI PARAR ELES DE SEGUIR O MINISTÉRIO DELES.
AS VESTES DE PAULO E SILAS AQUI REPRESENTAM HONRA. OS REIS QUANDO QUERIAM O FAVOR DE DEUS PARA ALGO, MOSTRANDO ARREPENDIMENTO, A PRIMEIRA COISA QUE ELES FAZIAM ERAM RASGAR AS VESTES, SE VESTIR DE PANO DE SACO, ASSIM ESTAVAM RECONHECENDO SUA FRAQUEZA E MOSTRANDO A DEUS, DE QUE VALE MINHA HONRA AQUI SEM O TEU FAVOR, PRECISO DO TEU FAVOR. RASGAR AS VESTES DE PAULO E SILAS ALI FOI UMA ESTRATÉGIA DE TIRAR A HONRA DELES.
ENTÃO, SATANÁS VAI TENTAR FAZER DE TUDO PRA TE PARAR. ELE VAI TENTAR SUJAR AS SUAS VESTES. SE ELE NÃO CONSEGUIR, O ÚNICO JEITO VAI SER RASGANDO SUAS VESTES. PORÉM ELE PODE ATÉ RASGAR AS SUAS VESTES, MAS NUNCA AI CONSEGUIR FERIR A SUA SANTIDADE DIANTE DE DEUS. ELE TOCA NAS VESTES PORQUE ELE NÃO PODE TOCAR NA VIDA. PODE TENTAR TOCAR NO CORPO, MAS NA SUA ALMA ELE NÃO PÕE A MÃO. VOCÊ PODE PASSAR POR UMA VERGONHA MOMENTÂNEA. POR UMA HUMILHAÇÃO PASSAGEIRA. MAS ESTAR COM JESUS É TER HONRA E FORÇA SUFICIENTE PARA LOUVÁ-LO EM MEIO A DOR. ESTAR COM JESUS NOS MOSTRA SER SUPERIOR A DOR, AO MEDO, SUPERIOR A AFLIÇÃO. SATANÁS TENTA TE ROUBAR A FORÇA, TENTA TE ROUBAR A HONRA POR QUE ELE SABE QUE VOCÊ VAI SE LEVANTAR E DIZER A FORÇA, A HONRA, A GLÓRIA AO SENHOR JESUS!
25 E, PERTO DA MEIA-NOITE, PAULO E SILAS ORAVAM E CANTAVAM HINOS A DEUS, E OS OUTROS PRESOS OS ESCUTAVAM.
26 E DE REPENTE SOBREVEIO UM TÃO GRANDE TERREMOTO, QUE OS ALICERCES DO CÁRCERE SE MOVERAM, E LOGO SE ABRIRAM TODAS AS PORTAS, E FORAM SOLTAS AS PRISÕES DE TODOS.
PAULO E SILAS LOUVAVAM AO DEUS SOBRENATURAL.
27 E, ACORDANDO O CARCEREIRO, E VENDO ABERTAS AS PORTAS DA PRISÃO, TIROU A ESPADA, E QUIS MATAR-SE, CUIDANDO QUE OS PRESOS JÁ TINHAM FUGIDO.
28 MAS PAULO CLAMOU COM GRANDE VOZ, DIZENDO: NÃO TE FAÇAS NENHUM MAL, QUE TODOS AQUI ESTAMOS.
PAULO E SILAS ESTAVAM SEMPRE ATENTOS NO COMBATE
29 E, PEDINDO LUZ, SALTOU DENTRO E, TODO TRÊMULO, SE PROSTROU ANTE PAULO E SILAS.
30 E, TIRANDO-OS PARA FORA, DISSE: SENHORES, QUE É NECESSÁRIO QUE EU FAÇA PARA ME SALVAR?
31 E ELES DISSERAM: CRÊ NO SENHOR JESUS CRISTO E SERÁS SALVO, TU E A TUA CASA.
32 E LHE PREGAVAM A PALAVRA DO SENHOR, E A TODOS OS QUE ESTAVAM EM SUA CASA.
33 E, TOMANDO-OS ELE CONSIGO NAQUELA MESMA HORA DA NOITE, LAVOU-LHES OS VERGÕES; E LOGO FOI BATIZADO, ELE E TODOS OS SEUS.
34 E, LEVANDO-OS À SUA CASA, LHES PÔS A MESA; E, NA SUA CRENÇA EM DEUS, ALEGROU-SE COM TODA A SUA CASA.
35 E, SENDO JÁ DIA, OS MAGISTRADOS MANDARAM QUADRILHEIROS, DIZENDO: SOLTAI AQUELES HOMENS.
PAULO E SILAS VOLTARAM PARA O CAMPO DE BATALHA PROVANDO SIM DAS DORES, MAS RECEBENDO DE VOLTA A HONRA PREVISTA NO SALMO 23.
VOCÊ ESTÁ LENDO
Aumentando o Nível da Fé
Duchowe"DE SORTE QUE A FÉ É PELO OUVIR, E O OUVIR PELA PALAVRA DE DEUS." (ROMANOS 10 : 17) ESTE TEXTO DIZ BEM O QUE QUEREMOS CONVERSAR NESTAS PRÓXIMAS PÁGINAS DESTE LIVRO. ATRAVÉS DE ALGUMAS DE MINHAS MINISTRAÇÕES, ESBOÇOS E MOMENTOS DE INTIMIDADE COM DEUS...